sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pesquisa Consult: Getúlio Rêgo lidera disputa para AL e Fátima Bezerra lidera disputa pela Câmara Federal

A Pesquisa Consult/Band divulgada nesta tarde também procurou saber a preferência do eleitorado potiguar para os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal. Com relação a disputa pela vaga na Assembleia Legislativa do estado o mais citado foi o Deputado Getúlio Rego, seguido por Walter Alves, Tomba, Mineiro e Ricardo Motta.


Segundo os dados 1.336 (78,59%) pessoas ainda não sabem em quem votarão para Deputado Estadual no pleito de 2014. Os dados indicam ainda que 153 (9%) pessoas entrevistadas afirmaram que não votarão em nenhum. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas em 68 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 14 e 18 de Agosto (Veja quadro abaixo).

Deputado Federal – Em relação a disputa por uma das oito vagas na Câmara Federal, os números da Consult mostram que Fátima Bezerra (PT) é a favorita, seguida por Henrique Alves, Felipe Maia, Fabio Faria e João Maia. Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem em que irão votar e 8,71% declaram que não votarão em nenhum. (Veja números completos no quadro abaixo). 

Pesquisa Band/Consult mostra liderança de Wilma de Faria para o Governo do Estado; Dilma e Fátima Bezerra lideram para Presidência e Senado, respectivamente

A rede de televisão Band Natal e o instituto de pesquisa Consult divulgaram nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com o jornalista Diógenes Dantas os mais recentes números da disputa eleitoral de 2014. Essa é a primeira pesquisa divulgada pela Band Natal de uma série encomendada ao instituto Consult para ser divulgada no programa RN Acontece com Diógenes Dantas. No total foram ouvidas 1.700 pessoas nos dias 14 à 18 de Agosto em todas as regiões do estado do Rio Grande no Norte. A margem de erro é de 2,3 pontos para mais ou para menos.

Governo do Estado - A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) venceria as eleições em todos os cenários em que ela aparece na pesquisa Band Natal e Consult. A pesquisa colocou quatro cenários diferentes para os entrevistados optarem e nos três cenários em que aparece, Wilma desponta com mais de 30% dos votos. No primeiro cenário para o Governo, Wilma de Faria (PSB) tem 30,41% dos votos, seguida de Carlos Eduardo (PDT) com 11,59%, Henrique Alves (PMDB) 9,41%, Robinson Faria (PSD) com 7,06%, Fernando Mineiro (PT) com 6,24% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 5,06%.
A avaliação do segundo cenário da pesquisa Band Natal/ Consult aponta que a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) venceria o ex-governador e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB) com uma diferença de 10 pontos percentuais. Como no primeiro cenário, Wilma venceria com 33,41%, seguida de Garibaldi Alves (PMDB) com 23,47%, Fernando Mineiro (PT) com 7,29% e Robinson Faria (PSD) com 7,12%. Nesse cenário, 15,47% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e 13,24% ainda não sabem em quem votar.

O terceiro cenário da pesquisa mostra o atual prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) liderando a pesquisa com 24,82% das intenções de voto. Nesse cenário, a Consult retirou o nome da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB). De acordo com o terceiro cenário, Carlos Eduardo (PDT) tem 24,82% da intenção de votos, seguido de Robinson Faria (PSD) com 13,59%, Fernando Mineiro (PT) com 9,47% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 7,12%. 21,35% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 23,65% não sabem em quem vão votar.

O quarto cenário da corrida eleitoral para o Governo do Estado mostra a liderança de Wilma de Faria (PSB) com 39,65% dos votos, seguida de Robinson Faria (PSD) com 10,71% e Walter Alves (PMDB) com 9,76%. No quarto cenário, 22,06% dos entrevistados não responderam e 17,82% não sabem em quem vão votar nas eleições 2014.

Aprovação de Rosalba - As crises enfrentadas pelo Governo do Estado na atual gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem refletido no índice de desaprovação da gestora que alcança 83,35%. De acordo com a pesquisa divulgada apenas 11,53% da população aprova a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no Governo do Estado e 5,12% não tem “opinião formada” sobre a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).

Presidência da República - A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa para a Presidência do Brasil no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa da Band/Consult, Dilma tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece José Serra com 18,12%, seguido de Marina Silva com 10,12%, Joaquim Barbosa 6,53%, Aécio Neves com 2,29% e Eduardo Campos com 1,53%. A pesquisa coloca ainda como possíveis candidatos com menos de 1% dos votos: Randolge Rodrigues com 0,24%, Fernando Gabeira com 0,12% e Pastor Everaldo Pereira com 0%. O somatório de “nenhum” ficou em 8,24% e não sabe opiniar ficou em 12,12%.
Aprovação de Dilma - Os norteriograndenses entrevistados pela pesquisa Band/Consult afirmaram que aprovam a gestão da petista Dilma Rousseff (PT) na Presidência do Brasil. Os números mostram que 55,76% dos norteriograndenses aprovam o Governo Federal enquanto 34,06% desaprovam. De acordo com a pesquisa da Consult, o percentual de 10,18% não têm opinião formada.

Senado Federal - A corrida eleitoral para ocupar uma vaga no Senado Federal também motivo de pergunta na pesquisa da Band/ Consult. De acordo com a pesquisa, a atual deputada federal Fátima Bezerra (PT) venceria os dois cenários da pesquisa com mais de 23%. No primeiro cenário, Fátima Bezerra (PT) aparece com 23,35%, seguida de Wilma de Faria (PSB) com 22,12%, Henrique Alves (PMDB) 12,76% e Robinson Faria (PSD) com 4,41%. Neste cenário, 14,06% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 15,94% ainda não sabem em que irão votar em 2014.
No segundo cenário para o Senado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aparece empatada tecnicamente com a atual líder da disputa, Fátima Bezerra (PT) que tem 25,94% das intenções de votos, seguida de Wilma com 25,76%. Em terceiro lugar aparece Henrique Alves (PMDB) com 16,88%. 13,24% afirmaram que não votariam em nenhum desses candidatos e 18,18% ainda não sabem responder.

*Informações do Portal Nominuto.com

Policial Militar é assaltado no centro de Pau dos Ferros

O soldado Castro da PM/RN, lotado no Fórum da cidade de Pau dos Ferros, foi rendido por dois homens armados na Rua Hipólito Cassiano. Os assaltantes levaram a sua moto de marca: Honda Titan 150; ano 2010; na cor: Cinza; Placa: NOH-0292, Pau dos Ferros/RN. Até o momento o destino da dupla é ignorado.



SHOW DA CANTORA DENICE MARIA

Praças da PM cobram andamento de projeto de promoções

Os cabos e soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizam manifestação, na manhã desta sexta-feira (23), para cobrar o andamento de um projeto de lei que trata sobre a promoção dos praças dentro da corporação. O protesto ocorre em frente à Governadoria, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. 
PMs querem andamento de projeto para promoções dos praças
A proposta, de acordo com os policiais, foi encaminhada em fevereiro deste ano, mas a tramitação foi suspensa. Com o andamento, os praças teriam a possibilidade de buscar promoções dentro da corporação, o que não estaria sendo possível há anos.

Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM do RN (ACS), Roberto Campos, a PM potiguar é a única do país que não tem nenhum praça como "terceiro sargento". Segundo ele, isso ocorre porque a última seleção interna na corporação para o cargo foi há 16 anos, enquanto não há seleção para novos cabos há 12 anos.
Manifestação teve início na sede da ACS e destino é Governadoria
Os policiais militares querem uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini para apresentarem um documento solicitando o andamento do projeto. Não há, no entanto, a confirmação se a chefe do Executivo vai receber os manifestantes.
PMs querem andamento de projeto que trata sobre as promoções dentro da corporação
O presidente da ACS, Roberto Campos, sugeriu aos policiais que não desfilem no dia 7 de setembro caso a governadora não marque audiência até o dia 5 de setembro com a categoria para discutir sobre o projeto para as promoções.

Polícia Civil

Em greve, os policiais civis também apoiam o movimento e representantes do Sinpol estão juntos aos manifestantes. Sobre a pauta dos civis, haverá uma reunião na segunda-feira (26) com o secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, onde haverá a discussão sobre os pleitos da categoria. Entre os pontos principais está a garantia de melhorias nas condições de trabalho dos policiais e andamento do projeto que trata sobre o estatuto do Itep.

Fonte: Tribuna do Norte
=================================================================================
Ob.: Além da valorização desses e de todos os profissionais, deveria haver à desmilitarização da PM e dos Bombeiros militares.

EM AUDIÊNCIA PARA DEBATER CRISE, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA NÃO COMPARECE


Autoridades e representantes da segurança pública do Rio Grande do Norte participaram de audiência, na tarde desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa. A audiência teve como objetivo debater e propor soluções para a crise na segurança pública do estado. No entanto, mesmo tendo sido convidado, o secretário de segurança Aldair da Rocha não compareceu.
De acordo com a deputada e presidente da Comissão de Direitos Humanos da casa, Márcia Maia, o secretário foi convidado a comparecer para estabelecer junto aos principais interessados estratégias e soluções para a situação de crime da segurança, segundo ela, ele não compareceu, nem o governo se pronunciou sobre sua ausência.
Entre as principais razões para a convocação da audiência está o aumento do número de homicídios de janeiro a agosto, no estado, que já superou o do ano passado. Outro ponto debatido foi o reforço do diálogo entre o governo e as polícias do estado.
Participaram do debate representantes do Ministério Público, Judiciário, Conselho Estadual de Direitos Humanos, além de representantes das Polícias Civil, Militar, escrivães e técnicos do Itep-RN além de outras autoridades.
PORTAL NO AR

SEM ACORDO COM O GOVERNO, DELEGADOS DO RN ENTRAM EM GREVE


Após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Associação dos Delegados do Rio Grande do Norte (Adepol), a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com a assessoria de imprensa da associação, nessa quarta-feira (21) houve nova reunião com a comissão do governo formada para negociar com as categorias em greve, mas nada foi sinalizado.
Segundo a assessoria, a reunião não foi satisfatória, pois a comissão governamental não apresentou nenhuma proposta para as reivindicações da categoria.
Na pauta estão a nomeação dos concursados, melhores condições de trabalho e o cumprimento das decisões judiciais no que se refere à retirada de presos nas delegacias do interior e a desobrigação dos delegados em fazer a custódia, salvo prazo necessário para lavratura do flagrante delito. Hoje, na segunda paralisação da categoria estão funcionando apenas as delegacias de plantão da zona norte e da zona sul.
PORTAL NO AR

RN TEM APENAS 4% DOS HOMICÍDIOS ELUCIDADOS


Apenas 4% dos casos de homicídios ocorridos no Rio Grande do Norte são solucionados pela polícia. A informação é da delegada Karla Viviane, da Delegacia de Homicídios (Dehom), que aponta a fata de estrutura e de condições de trabalho da Polícia Civil como fatores responsáveis para percentual tão pouco expressivo.
No momento em que o RN vive uma verdadeira crise com greves e ameaças de greve por parte de várias esferas da segurança pública, a delegada alerta que esse número pode ir à zero. “Com várias categorias em greve cada vez mais casos serão acumulados”, declarou.
Segundo Karla Viviane, a má gestão governamental tem gerado grandes entraves, como a falta de efetivo policial e falta de estrutura para o simples funcionamento das delegacias. Para ela, tal descaso reflete diretamente no processo de investigação e elucidação dos crimes de homicídios.
Outro ponto relevante nesse processo foi o recente deslocamento dos homens da Força Nacional, responsável, aqui no estado, por casos de homicídios que aguardam investigação. A força tarefa foi relocada para o estado de Goiás a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que julgou haver mais urgência na ação da equipe naquele estado.
PORTAL NO AR

Prefeitura de Messias Targino realizará Semana do Bebê

Visando intensificar as informações, oportunidades e acesso aos serviços públicos para melhorias da qualidade de vida e desenvolvimento infantil, as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Ação Social, estiveram reunidos na quarta -feira (21) no auditório do Centro de Saúde Dr. Edino Jales onde discutiram a definiram  a realização da 1º Semana do Bebê que será  realizada nos dia  28 e 29 deste mês.
  
O projeto Semana do Bebê é pioneiro no município, e um dos objetivos do projeto é primar pela redução da desnutrição, ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), para assegurar o acesso ao pré-natal, incentivar o aleitamento materno, reduzir a gravidez na adolescência, discutir, sensibilizar e divulgar o papel dos profissionais da Educação Infantil no município.

Segundo Monica Ferreira  que representou  a Secretaria de Saúde na reunião , “é muito importante que o município desenvolvam  cada vez mais políticas públicas voltadas à primeira infância e mobilizem as famílias e a comunidade visando assegurar  uma vida melhor para as crianças.”

 A 1º Semana do Bebê  contará com a participação de gestores e profissionais da educação, comunicação, saúde e assistência social, que através de diferentes atividades como seminários, encontros, oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais estarão debatendo temas relacionados à família. “A participação do município na Semana do Bebê traduz a vontade política da atual gestão de colocar a criança como prioridade na sua agenda de governo”, destacou  Leidiane Fernandes representante da Educação Infantil”.

“ Esse evento será considerado como um ponto de partida para a equipe da Secretaria de Educação continuar articulando, junto com o Prefeito Arthur Targino, as demais políticas públicas locais para a Educação”!, completou  ela.
A abertura oficial da semana do bebê acontece na quarta-feira (28), na Praça Central João Jales Dantas.

Fonte: Prefeitura de Messias Targino

Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Meio Ambiente é realizada com sucesso.

Foi realizada na quinta-feira (22), a IV Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente promovida pela Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Escola Municipal Professor  Júlio Benedito, que debateu o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis".

A conferência  aconteceu  no Centro de Cultura  e Eventos  do município, onde reuniu mais de 150 participantes  que participaram  efetivamente do evento, entre alunos do 6º ao 9º ano e professores da rede municipal.

A abertura  foi feita pelo  Diretor da Escola Municipal Júlio Benedito, Benedito Wescly que deu boas vindas aos participantes e destacou a realização  do evento para a classe estudantil.

Em seguida, o vice-prefeito e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino  Pôla Pinto destacou a importância da conferência , por oportunizar a discussão das questões relacionadas ao meio ambiente. “ É um momento especial para vocês  que estão debatendo as questões relacionadas  ao Meio Ambiente”, disse ele   

Os  alunos do 7º ano “B” apresentaram um Cordel com o titulo “Meu Sonho” de autoria de Antonio Francisco, que foi  bastante emocionante e esclarecedor  .

Em seguida aconteceu  uma palestra com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escola Sustentável”, ministrada pelas jovens Lucia Helena, Maria Rita e Flora Rodrigues.

 Ao final da conferência, os participantes  elegeram  os delegados que vão participar da conferência estadual  que será  realizada em Umarizal, com  data ainda ser definida. Os delegados eleitos  foram, Moises Rian Diniz Dantas como titular e Lucia Helena como Sub delegada. E também foi escolhido o projeto que tem como tema, “Chega de poluição, o ar agradece a sua ação”.


Durante  todo período da conferência  foi discutido  a conscientização e preservação do Meio Ambiente, onde os estudantes  através da temática realizaram  um plano de ação, com  suas ideias e ações objetivando a contribuir  na construção de políticas públicas que fortaleçam espaços de debates nas escolas sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade. A qualificação e formação de jovens  que se empenhe em contribuir para a solução de problemas socioambientais foi outro objetivo  do evento.

Fonte: Prefeitura de Messias Targino

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

POLICIAIS INVADEM PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E COBRAM VOTAÇÃO DA PEC 300

Policiais militares, civis e bombeiros de vários estados que já tinham ocupado o Salão Verde da Câmara dos Deputados em manifestação pela votação da PEC 300, que cria um piso nacional para a categoria, invadiram o plenário da Casa no final da tarde desta terça-feira (20).
Assim que ocorreu a invasão, o deputado Simão Sessim (PP-RJ), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos. Parte dos manifestantes se sentou nas poltronas reservadas aos parlamantares.
Em seguida, o presidente Henrique Eduardo Alves assumiu o comando da mesa e fez um apelo para que os manifestantes deixassem o plenário. Ele propôs criar um grupo de trabalho para discutir até 16 de setembro a proposta de emenda constitucional. Ao final do trabalho desse grupo, a Câmara decidiria se leva a proposta à votação em segundo turno.
Alves se irritou com as manifestações em plenário e ameaçou retirar a proposta de criação do grupo de trabalho. Mesmo assim, os policiais permaneceram no plenário.
“Esse tipo de comportamento não é respeitoso, nem democrático”, disse Alves. “Estou falando a pessoas sérias e responsáveis. Faço apelo a deputados que se dizem representantes dessa classe, porque eu não vou pautar essa matéria [...]. Faço apelo pela retirada dos senhores de forma educada e respeitosa”, disse.
Depois, deputados com vínculo com a categoria passaram a pedir aos manifestantes que deixassem o plenário.
Estudantes de medicina e de outras profissões da área de saúde que protestavam contra e a favor dos vetos ao projeto do Ato Médico aproveitaram o tumulto para também entrar no plenário, mas se mantiveram ao fundo do recinto.
Cerca de 20 minutos depois de iniciado o tumulto, a maioria dos manifestantes já tinha deixado o plenário.
Henrique Alves disse ter ficado “surpreso” com a invasão do plenário. Ele disse que entende o “emocionalismo” dos policiais, mas afirmou que as dificuldades da categoria não justificam a medida. “Não é desse jeito que se convence o plenário a votar”, declarou.
“Eu me surpreendi com essa atitude que não engrandece, não ajuda o entendimento de nenhum voto dos parlamentares”, disse.


FALTAM RECURSOS PARA MAPEAR CASOS DE VIOLÊNCIA

Partindo da premissa de que é preciso conhecer um problema para então combatê-lo, a secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec) tem muito trabalho pela frente no que diz respeito ao combate à violência. A Seec não dispõe de nenhum mapeamento sobre os casos de agressão dentro das escolas do Rio Grande do Norte. De acordo com João Maria de Moura, projetos para implantar o estudo existem, mas faltam recursos. “Não temos pesquisas para identificar o perfil da violência em nossas escolas. Tem projeto, mas falta recurso”, disse.
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas afirma que é necessário convocar outros órgãos para discutir a questão. “É preciso ouvir o Ministério Público e Conselhos Tutelares para firmar pactos e tomar atitudes no combate à violência”, colocou João Maria durante reunião realizada ontem à tarde na Escola Estadual Belém Câmara.
Enquanto um estudo não é providenciado, ações como a Ronda Escolar, da Polícia Militar, registra bons números. Desde que foi implementada, em 2010, a Ronda atendeu 320 ocorrências, sendo 136 violentas. O programa foi criado com o intuito levar segurança para as proximidades das escolas, visando minimizar a ocorrência de crimes nesses locais.
O major Arthur Emílio confirmou que a média mensal de ocorrência, por ano, tem caído desde que a Ronda começou a atuar. De 7,14 em 2010 passou para 3,1 no ano passado. Nesse período houve redução de 56,5% na média mensal. “Na semana passada registramos essa mais grave na Cidade da Esperança, mas não é rotineiro”, confirmou.
O programa atende a 421 escolas, entre instituições federais, estaduais, municipais e particulares, nas quatro regiões de Natal. As estaduais são responsáveis pela maioria das ocorrências, atingindo a patamar de 45% do total, e é na zona Leste onde acontecem a maioria delas, 35% dos casos.
TRIBUNA DO NORTE

domingo, 18 de agosto de 2013

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 6 milhões na quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.522 da Mega-Sena realizado neste sábado (17) em Cícero Dantas, na Bahia, assim o prêmio acumulou e deve chegar a R$ 6 milhões no sorteio da próxima quarta-feira (21).


Veja as dezenas sorteadas: 05 – 08 – 23 – 32 – 33 – 56.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 93 apostadores acertaram a Quina e levaram R$ 16.446,20. Outras 6.765 pessoas acertaram a Quadra e irão receber prêmios de R$ 322,98.