sexta-feira, 3 de maio de 2013


O Policial Militar Lino Leite do 4º DPRE é condecorado com a Medalha do Mérito Profissional na Capital do Estado do Rio Grande do Norte.
































 

Parabéns aos Policiais do 4º DPRE pelo trabalho desenvolvido diariamente, em especial ao Policial Lino Leite Dias.

Juiz do CNJ diz que presídios do RN não têm condições de receber novos presos


Após inspecionarem 22 unidades prisionais situadas em várias regiões do Rio Grande do Norte, os juízes auxiliares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que coordenaram as ações do Mutirão Carcerário 2013 nos polos de Natal e Mossoró, ratificaram a realidade de completo abandono deste sistema no Estado. Reunidos com a imprensa, em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (3), os magistrados Esmar Custódio Filho e Renato Magalhães, fizeram questão de afirmar que não se pode considerar delegacias de polícia como locais de vagas no sistema carcerário.

Frisaram ainda que alguns diretores de unidades não sabem qual a capacidade de seus estabelecimentos para receberem presos e que a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) precisa aprimorar a estrutura de informações para que se saiba com exatidão quantos são os presos provisórios e condenados, por exemplo.

“A situação é de abandono e caos. Fisicamente, as unidades estão em péssimo estado”, ressaltou o juiz Esmar Custódio. “Onde está a força do poder do Estado para resolver esta situação?”, indaga o representante do CNJ. A constatação é de que entre 90% e 95% das unidades prisionais do Estado não têm condições para recebimento de presos.

O balanço foi apresentado aos jornalistas, com a presença do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Fábio Filgueira, que destaca o apoio do TJ potiguar ao Mutirão com pessoal, equipamentos e infraestrutura física. “O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte vem cumprindo seu papel na área de Execuções Penais, e o concurso para a contratação de 40 juízes está em andamento”, observa Filgueira.

Ao todo, a equipe analisou 6.478 processos de presos condenados e provisórios no Rio Grande do Norte. Foram concedidos 640 benefícios a esta população carcerária, entre eles livramento condicional, progressão de regime, relaxamento de flagrante, liberdade provisória, indultos e revisão de prisões preventivas.


Nova convocação de professores é publicada no Diário Oficial do Estado 


Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (03), a convocação e nomeação de 600 professores e especialistas que participaram do último concurso da Educação, para atuar na rede estadual de ensino. Em 60 dias, outros 600 serão convocados para suprir as necessidades das escolas de todas as regiões. De acordo com  governadora Rosalba Ciarlini, a decisão de dividir a quarta convocação em duas etapas se deu para garantir  maior agilidade na contratação dos educadores.

Os professores e especialistas nomeados nesta sexta-feira serão distribuídos prioritariamente para os polos 1 e 4, que apresentam maior necessidade atualmente. De acordo com a secretária Betania Ramalho, os professores devem ficar atentos ao quadro publicado no DOE, que está bem detalhado. “É preciso atenção, porque eles deverão se apresentar diretamente à DIRED para a qual foram convocados.”

Os aprovados para a 1ª DIRED, que integra o Polo 1, serão encaminhados prioritariamente para as escolas da Zona Norte de Natal e para as cidades de Macaíba, São Gonçalo e Extremoz. Já os convocados para o Polo 4, serão direcionados para a 8ª DIRED. “Em relação ao Polo 4, o Diário Oficial mostra que 23 professores polivalentes estão sendo convocados para Mossoró. Os demais aprovados do polo deverão se apresentar exclusivamente à DIRED de Angicos, que apresenta um número maior de carga horária aberta”, ressaltou a secretária.

Quem também pede a atenção dos convocados é a coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra. “Desta vez, o local para apresentação dos convocados para as DIREDS de Natal e Parnamirim é a própria Coordenadoria de Administração de Pessoal e Recursos Humanos – COAPRH, que fica no prédio da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo. Daqui faremos o encaminhamento para as escolas. Os convocados para as outras regiões, devem se apresentar na sede das diretorias regionais, conforme consta no Diário Oficial.”

Os convocados tem até o dia 31 de maio para se apresentarem. O primeiro passo é solicitar à COAPRH ou às DIREDS, o encaminhamento para a junta médica, apresentar os exames necessários, para depois retornar à COAPRH ou às DIREDS com os documentos solicitados e tomar posse do cargo.
Veja a lista colpleta, clicando AQUI!!!

Psicólogos não podem praticar acupuntura, decide STJ 


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu esta semana proibir que psicólogos usem a acupuntura como técnica complementar de tratamento para seus pacientes, pois, segundo o tribunal, a prática não está prevista na lei que regulamenta a psicologia (Lei 4.119/62).

A decisão do STJ ratificou o acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que anulou a Resolução 5 de 2002 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que ampliou o campo de atuação dos profissionais da área, possibilitando a utilização da acupuntura nos tratamentos.

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do STJ, reconhece que no país não existe uma legislação que proíba a prática da acupuntura por determinados profissionais ou que preveja especificamente quem pode atuar na área, porém, para ele isso não permite que, por meio de ato administrativo, os psicólogos atribuam a sua categoria esta prática.

O ministro explicou que o exercício da acupuntura dependeria de autorização legal expressa, por ser idêntico a procedimento médico invasivo, “ainda que minimamente”. "Não se pode, por ato administrativo, resolução do Conselho Federal de Psicologia, sanar o vácuo da lei”, disse Maia Filho em nota.

terça-feira, 30 de abril de 2013


MATÉRIA PUBLICADA EM 29 DE ABRIL DE 2013, NOS REFLETE A TRISTE REALIDADE DE VERDADEIROS POLICIAIS





Em entrevista ao Programa Patrulha Policial no dia 03 de abril de 2012, concedi entrevista sobre a situação da estrutura e condições de trabalho dos policiais militares.

Declarei que tinha a informação que policiais pagaram no serviço do dia 02 de abril, do próprio bolso, o conserto de uma viatura e que, em outros casos, empresários são responsáveis pela manutenção das viaturas, que deveriam ser custeadas pelo Estado.

Não lembro se disse, mas digo agora, que no interior do Estado a situação ainda é pior, e quem custeia a Segurança Pública são os prefeitos, vereadores e empresários, conforme relatório que está em minhas mãos e que ainda não foi publicado.

Digo e repito, que a situação continua a mesma de sucateamento e caos na Segurança Pública de nosso Estado.

Ao invés de distribuir punição, o Governo deveria ouvir nosso clamor e estruturar a Segurança Pública para uma melhor resposta a criminalidade que atualmente tem atingido até nós profissionais da Segurança Pública, responsáveis pelo combate direto com a criminalidade.

O argumento usado para justificar a punição foi que eu causei com a informação uma sensação de insegurança.

Cômico, pois a denuncia é justamente pela insegurança latente e crescente em nosso Estado!

Interessante, é que em 1 ano a burocracia administrativa foi ágil para punir e trazer mais uma contribuição para interferir negativamente na minha ficha funcional, interferindo diretamente numa promoção futura.

Contudo me ORGULHO pois as prisões, exclusão e punição que tenho recebido é pela LUTA por melhores condições de trabalho, reajuste salarial, segurança para minha profissão e democratização de nossa instituição para que sirva a sociedade e não as elites.

Enquanto isso a reivindicação do plano de carreira está desde março de 2011, tramitando no Governo e pra completar mudaram a proposta dificultando a promoção dos soldados com um curso de nivelamento, deixando de ser automático com 10 anos de serviço como estava na proposta inicial. Trocando assim 6 por meia dúzia. É preciso a categoria se mobilizar e passar a exigir respeito e valorização. Vamos a LUTA por uma carreira para os Praças com promoção automática por tempo de serviço/graduação como é a regra para a carreira dos oficiais.

Continuarei dizendo a verdade e se for preciso, sendo punido por isso, mas tenho a certeza que estou cumprindo meu papel social, profissional e constitucional já que a Segurança Pública é responsabilidade de todos e um dever do Estado. Eu estou apenas cobrando o DEVER do Estado.

Peço mais uma vez: APOIO.
CABO JEOÁS

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Polícia Militar de Major Sales apreende arma de fogo.


(Arma apreendida)
 
Major Sales – Na noite deste sábado (27), por volta das 21h30min, a Policia Militar de Major Sales, sob o comando do Sargento Andrade recebeu a informação de que havia um homem de posse de uma arma de fogo em Praça pública de Major Sales.

De acordo com a Policia, o acusado identificado comoFrancisco Paulo Ricardo de Sousa, 26 anos de idade, residente há cerca de dois meses em Major Sales/RN, ao presenciar a chegada da Policia se ausentou imediatamente do local juntamente com a pessoa Antônio Neudson da Silva, de 32 anos de idade, residente em Major Sales em uma moto de propriedade deste último e momentos depois teria efetuado um disparo em via pública, mais precisamente na Rua Francisco André de Morais. Sendo perseguidos pelos policias naquele momento, mas conseguindo rumo ignorado.

Os policiais dando continuidade às diligências na manhã deste domingo (28) localizaram e abordaram o acusado que após investigação ele confirmou que havia efetuado um disparo em via pública e que a arma estava enterrada no muro de sua casa. Ele estava de posse de uma arma de fogo tipo revolver calibre 38, marca taurus, carregada com cinco munições. A pessoa de Antônio Neudson foi conduzido a delegacia de policia após prestar depoimento foi liberado, já o outro foi preso em flagrante, juntamente com a arma e as munições.

De acordo com a Policia a pessoa de Francisco Paulo Ricardo de Sousa é acusado de crime de roubo na cidade de Mossoró/RN e o processo encontra-se em fase de instrução. Ele se encontra preso no Centro de Detenção Provisória da cidade de Pau dos ferros à disposição da Justiça.

Galeria de fotos da arma apreendida: 





Da Redação do Blog do Sargento Andrade

domingo, 28 de abril de 2013


Meteorologistas preveem chuvas até a próxima terça-feira


Os meteorologistas do Sistema de Monitoramento Hidrológico no Rio Grande do Norte, grupo formado por membros da Defesa Civil, Emparn e Semarh, fizeram previsão otimista para as chuvas durante o fim de semana no interior potiguar. A tendência, segundo os estudos, é que as chuvas continuem até terça-feira (30), pelo menos.

De acordo com a previsão, as condições atmosféricas estão propícias para a continuidade das chuvas de intensidade moderada a forte entre os dias 27 e 28 de abril, mas permanecendo até o dia 30 de abril. O motivo são as instabilidade provenientes do oceano Atlântico em direção à costa leste do Rio Grande do Norte, que provocam as pancadas de chuva durante o período.
Ainda de acordo com os meteorologistas, a nebulosidade também é decorrente da Zona de Convergência Intertropical com atuação em todo o estado, com atenção especial ao litoral entre segunda e terça-feira (30).


Apostador de Campo Grande acerta Mega-Sena e levará R$ 2,8 milhões


Um apostador de Campo Grande (MS) acertou os seis números da Mega-Sena e deve receber o prêmio de R$ 2,867 milhões. Os números foram sorteados pela CEF no sábado (27), mas, por causa de problemas no sistema de processamento de loterias, a apuração dos ganhadores foi divulgada neste domingo (28).

Segundo a CEF, o sorteio do concurso 1.489 foi realizado na cidade de Colina (SP). As dezenas sorteadas foram 01 - 15 - 24 - 26 - 28 – 48.

Conforme divulgação da Caixa Econômica Federal o prêmio principal é de R$ 2.867.241,35 para o apostador de Campo Grande. Outros 86 acertaram cinco números e 5.462 apostadores fizeram a quadra.

DETENTO DO REGIME ABERTO É ACUSADO DE TENTAR JOGAR DROGA E CELULAR PARA DENTRO DO PRESÍDIO REGIONAL DE PAU DOS FERROS/RN.

Depois de receber um denuncia que um homem poderia arremessar um pacote para dentro da unidade prisional, agentes penitenciários e Policias que fazem a guarda do Presidio montaram uma campana para tentar evitar que este pacote chegasse ao poder dos presidiários.

Por volta das 20:30 horas o apenado do regime aberto Civânio Pereira Andrade, conhecido como Padre, foi visto pelos agentes, rondando nas proximidades da unidade prisional observando a movimentação da guarda, já por volta das 22:00 horas, o qual foi visto passando  outra vez, desta feita, com uma sacola verde na mão, ao perceber  estava sendo observado pelos agentes e se desfez da sacola e se evadiu da área de segurança, sendo alcançado e abordado nas proximidades da Praça de Eventos, nada foi encontrada em seu poder.

Apos os agentes penitenciários retornarem, realizaram uma busca uma busca minuciosa pelo trajeto o qual Padre teria passado, onde encontraram a sacola escondida em meios a matérias de construções, devido ao conteúdo encontrado na sacola os agentes acionaram os Policiais da 4ª DRPC que foram até a residencia do acusado e conduziram o mesmo para ser autuado por tráfico de drogas, todo este material que está na foto acima estava embrulhado em fraldas descartáveis. 

Os agentes encontraram também uma linha de nylon de aproximadamente 7 metros que seria utilizada pelos detentos pra puxar o pacote para dentro da cela. 

Civânio Pereira Andrade, (Padre) é acusado de vários assaltos na região, o ultimo foi em um posto de combustível na cidade José da Penha/RN, o qual foi posto em liberdade  recentemente após as  vítimas não terem o reconhecido durante audiência na Justiça  , lamentavelmente, após terem afirmadas categoricamente  quando prestaram seus depoimentos na presença da Autoridade Policial  na 4ª DRPC.

#Dantense News