sábado, 23 de março de 2013


Alexandria/RN: Trabalhador Rural é assassinado a tiros em emboscada

O agricultor José Rubens de Oliveira, 37 anos, foi vítima um homicídio em uma emboscada quando retornava para a sua residência conduzindo uma motocicleta e um amigo como garupa(não teve o nome revelado), fato ocorrido por volta das 11:00 desta sexta-feira(22), no Sítio Tapera, zona rural do município de Alexandria/RN, por pessoa(s) ainda não identificada(s). 

De acordo com as poucas informações colhidas no local. Gloria de Antônio Melquíades como era conhecido a vitima, se encontrava em uma roça juntamente com outra pessoa pegando passarinho desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira (22) e quando retornava conduzindo sua moto em marcha moderada subindo um pequeno aclive foi surpreendido por disparo de arma de fogo vindo de trás de uma moita, o carona saiu em desabalada carreira antes de avistar alguém, em seguida ouviram vários tiros, tendo a vitima morrido no local. 

Uma equipe do Itep/RN compareceu ao local e removeu o corpo para sede do órgão em Mossoró-RN. 

A Policia acredita que após os dois primeiros tiros tenha sido de espingarda calibre 12, que atingiu o rosto e região lateral do tórax da vitima, após ter caído o algoz tenha pegado a própria arma da vitima, que costumava portar em sua cintura e efetuado vários disparos nas costas e nádegas, no local foram encontrados duas capsulas de calibre 12 e cerca de cinco de calibre 38. 

Após um irmão ter assassinado nas mesmas circunstancias em 25 de agosto de 2010,  Gloria e seus familiares teriam abandonado suas terras e estavam morando no município de Pilões/RN e ha poucos dias teria retornado para o Sítio Tapera, onde foi morto.

FONTE: Nosso Paraná

Delegado não vai a Audiência Pública e diz que o evento tem propósito de “promover personagens já conhecidas”

É certo que a Câmara Municipal de Pau dos Ferros realizará uma audiência pública para discutir segurança pública. O evento acontece na tarde de hoje (veja matéria abaixo)...
Porém, mais certo ainda é a ausência do Delegado Regional da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Inácio Rodrigues de Lima Neto.


Em texto encaminhado para o blog, o bacharel afirmou que a audiência pública é inoportuna e que o texto encaminhado pela assessoria de imprensa da Câmara para a imprensa é agressivo e leviano.

Doutor Inácio aponta ainda a prisão de pelo menos três quadrilhas que estavam cometendo roubos seguidos na cidade de Pau dos Ferros. Segundo o delegado, há cerca de 40 dias nenhum roubo foi registrado na cidade, graças ao trabalho da polícia.

O bacharel finaliza o texto afirmando que a audiência pública está sendo realizada com o propósito de promover personagens conhecidas e que não é necessário o referido evento para se constatar que o problema das polícias é a falta de efetivo e estrutura.

Abaixo, o blog publica o texto encaminhado pelo delegado Inácio Rodrigues, na íntegra:
 
"Caro Jean Carlos,

Aproveitando o grande número de leitores do seu Blog, peço que publique os seguintes esclarecimentos: Não vou comparecer a essa audiência pública, que considero inoportuna, já que há quase quarenta dias não ocorrem assalto na cidade, que está longe de viver crise na segurança pública. Também considero agressiva e leviana a afirmação constante no texto da assessoria, que informa que " população está preocupada/aflita e sem nenhuma resposta satisfatória dos responsáveis pela segurança". Como assim? Os assaltos pararam por conta da identificação e prisão de três quadrilhas, responsáveis por todos os assaltos havidos. Isso mostra que a audiência pública servirá apenas para que personagens conhecidos se promovam. Todos sabem que o problema das polícias é a falta de efetivo e estrutura. Não é preciso audiência pública para constatar isso. Vou gastar as duas ou três horas que perderia nessa audiência para tocar as inúmeras investigações que estamos fazendo, essas sim, eficazes contra a violência.

Agradeço.

Inácio Rodrigues Lima Neto
Delegado de Polícia Civil"

quinta-feira, 21 de março de 2013


Pedro Fernandes e Aldo Gondim vencem a eleição da UERN

Sucessão
A apuração das urnas do processo sucessório de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi concluída à 0h57 pela Comissão Eleitoral. Com 51% dos votos válidos, Pedro Fernandes foi eleito Reitor da UERN, Gilton Sampaio obteve 33% dos votos e Ana Dantas 16%; na disputa para o cargo de Vice-Reitor, Aldo Gondim obteve 45% dos votos válidos, Lúcio Ney ficou com 29,5%, Gláucia Russo com 20,02% e Carlos Nascimento com 5,3%.
A eleição contabilizou 6.693 votantes de um total de 12.881 aptos a votar, o que equivale a 51,96% dos votos válidos. O índice de abstenção foi de 48,04%. Por volta da meia-noite, com a apuração da Urna 1 – que tinha o maior peso eleitoral, totalizando os votos de 470 docentes do Campus Central – o presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Armando Lúcio Ribeiro confirmou que o resultado já era irreversível.
O Reitor Milton Marques de Medeiros votou ao meio-dia e analisou a eleição de forma positiva: “Destaco o clima de democracia, todos se comportando de maneira elegante e condizente com a academia. É um pleito sadio, que traz os resultados definidos pela comunidade. Vamos, com isso, cada vez mais, acreditar e pensar positivo para o futuro da Instituição", afirmou.
O candidato Pedro Fernandes acompanhou o final da apuração no Auditório da FAFIC, onde a Comissão Eleitoral foi instalada. Já eleito, Pedro Fernandes agradeceu a confiança da comunidade acadêmica: “Quero agradecer a todos os professores, técnicos e alunos; ao Reitor Milton Marques de Medeiros, pela confiança no meu nome e aos candidatos pela experiência e qualificação. Nós todos mostramos como se faz uma campanha acadêmica”. O professor Aldo Gondim comemorou a vitória e afirmou: “Precisamos agradecer a cada um dos apoiadores e de forma especial aos nove diretores de unidades acadêmicas que nos apoiaram. Também quero agradecer os postulantes ao cargo pela integridade e respaldo que deram ao processo eleitoral”.
De acordo com o Calendário Eleitoral, a Comissão Eleitoral apresentará o resultado da eleição ao CONSUNI no dia 05/04/2013. A Lista Tríplice será entregue a governadora Rosalba Ciarlini no dia 17/04/2013. A posse ocorrerá em setembro, durante a tradicional Assembleia Universitária. (Clique AQUI e veja o ultimo gráfico da apuração dos votos).

PEC 300: MILITARES COBRAM APROVAÇÃO EM SEGUNDO TURNO


Bombeiros, policiais civis e militares fizeram manifestação hoje na Câmara para pressionar pela aprovação do segundo turno da chamada PEC 300. O evento, no auditório Nereu Ramos, contou com a presença dos principais líderes do movimento em favor da proposta, que cria o piso nacional das três categorias. A PEC 300/08 foi aprovada em primeiro turno em 2010 e, desde então, aguarda a conclusão da análise dos deputados. No encontro, lideranças das categorias reclamaram que na época da campanha eleitoral os candidatos prometeram a aprovação da proposta, até mesmo o vice-presidente e a própria presidente.

A criação de uma polícia estadual única e de um plano nacional para as categorias estão entre as principais reivindicações da PEC. Além disso, os policiais pedem um fundo nacional de segurança pública, com financiamento de municípios, estados e do governo federal. O principal entrave para a aprovação da proposta é a obrigação que caberá à União de contribuir com os salários dos policiais. O deputado Mendonça Prado (DEM-SE) acredita que é possível aprovar a PEC 300 ainda neste ano, por conta do compromisso firmado pela presidência da Câmara. Confiante, o parlamentar lembrou a aprovação no Senado de proposta semelhante, de autoria de Renan Calheiros. "O presidente do Senado é autor da proposta 446. Na Câmara dos Deputados, o presidente Henrique Eduardo Alves, quando era líder, assinou o requerimento para incluir na pauta. Ele defendeu a PEC 300 e eu tenho certeza que ele será o principal cabo eleitoral da PEC 300, sob pena de ficar em uma situação ruim em termos de imagem, de homem público e de palavra".

Segundo o policial militar Edgar Menezes, que representa a Associação dos Militares do Estado de Sergipe, a aprovação em segundo turno demora porque a proposta envolve muitos interesses. "Os governadores dos estados são contra a PEC 300 porque acham que vão arcar com a conta desse possível reajuste, desse possível piso salarial, mas não é bem assim. Existe um projeto para que a União complemente os salários. São três anos, provavelmente vamos levar 2013 todinho nessa mesma luta", completou. Na agenda dos manifestantes, além da PEC 300, foram discutidos temas como a votação em trânsito, já que os policiais são deslocados para outros municípios; e da reserva nas corporações, quando o policial militar é obrigado a se aposentar para assumir mandato político. Outra reivindicação é a anistia aos policiais militares que perderam os cargos, como os bombeiros demitidos ano passado por articularem movimento grevista no Rio de Janeiro.
AGÊNCIA CÂMARA

MINAS GERAIS: TENENTE CORONEL DISCUTE COM O DEPUTADO ESTADUAL CABO JÚLIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A Audiência Pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG, nesta quarta-feira (20/03,) que tratou da suposta violação e tentativa de invasão de domicilio de um oficial da 1ª Companhia Independente de Cães da Polícia Militar, na residência do CABO Robson Nazareno Souza Onofre, terminou em tentativa de intimidação da Corregedoria aos Parlamentares. No final dos trabalhos, o Deputado CABO JÚLIO solicitou que fosse remarcada uma nova oitiva, em que ele, como Advogado, pudesse acompanhar Valdineia Lúcia de Miranda, esposa do militar afastado por problemas de saúde, para que ela não sofresse nenhum tipo de coação. Valdineia já havia sido convidada para dar novos esclarecimentos. Como resposta, envolto em um manto de prepotência e arrogância, o Tenente Coronel Peterson, da Corregedoria ,afirmou que "iria avaliar".

O corregedor foi informado pelo CABO JÚLIO que não se tratava de um Inquérito Policial Militar (IPM), ou seja, que a denunciante não estava intimada à comparecer em hora e local determinado, e sim, convidada a prestar depoimento, para ratificar a denúncia.

O Ten Cel em total afronta ao parlamentar estadual e a Comissão de Direitos Humanos da Casa insurgiu ao questionamento do Deputado, talvez acreditando que ele estivesse nos porões da ditadura onde "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Neste momento ocorreu um bate-boca denegrindo a imagem da Corregedoria da PMMG junto ao parlamento.
"O papel da Corregedoria em audiências públicas como esta é um papel magistral de acompanhar e propor soluções mediadas dos conflitos e não tentar intimidar e afrontar os parlamentares. Se com os Deputados este Tenente Coronel teve esta postura, a nós que não estamos subordinados a ele e somos um poder independente, imagina qual o seu comportamento perante seus subordinados", frisou CABO JÚLIO.
De acordo com o Deputado, nas próximas audiências públicas em que se discutirá a violação dos direitos humanos, este oficial virá na condição de CONVOCADO e não mais de CONVIDADO e representante da Corregedoria.

  

ENTENDA O CASO
No dia sete de março de 2013, Valdineia Lúcia de Miranda, esposa do militar afastado por problemas de saúde, CABO Robson Nazareno Souza Onofre, impediu que três militares, acompanhados do 2º Ten. PM Paulo da Silva Moreira Filho, da Cia Independente de Policiamento com Cães, entrassem em sua residência à meia noite para averiguar se o militar estava realmente em casa. O oficial tentou entrar na residência, sem mandado. Eles alegaram ordem do comando, por meio de um memorando, para a "visita de cortesia". A esposa denunciou o fato à corregedoria e a Comissão de Direitos Humanos da ALMG. Requerida pelo Deputado CABO JÚLIO, a audiência pública contou com a presença do Capitão da unidade Cássio Antônio dos Santos que justificou a ordem como "Visita Tranquilizadora". Pela ausência do Oficial que tentou invadir a casa do militar, CABO JÚLIO solicitou nova audiência pública para ouvir o Ten Cel Paulo da Silva Moreira Filho, mas não como convidado e sim como convocado.
BLOG DO CABO JÚLIO

terça-feira, 19 de março de 2013

PARA A ALEGRIA NORDESTINA

Chuvas que caíram na noite de ontem anima a vida de todos os nordestino do alto oeste potiguar. As Previsões pluviométricas das chuvas que caíram na noite de ontem, foram de:



FRANCISCO DANTAS (SÍTIO CACHOEIRINHA DOS ALMEIDAS)- 55MM; FONTE; GARCIAS NETO


PAU DOS FERROS - 20MM;

PORTALEGRE - 45mm;


São Miguel - 13 mm;


Luís Gomes - 44 mm;


Paraná - 39  mm;


Doutor Severiano - 20 mm;


Riacho de Santana - 38 mm;


Rafael Fernandes - 60 mm;


Patu - 84 mm; 


Umarizal - 50 mm;


Almino Afonso - 27 mm;


Lucrécia - 20 mm;


Olho D'água dos Borges - 33 mm;


Antônio Martins - 105 mm 


Frutuoso Gomes - 65 mm;


Rafael Godeiro - 22 mm e 

João Dias - 75 mm.
Fonte:  7º BPM/NPRN.

segunda-feira, 18 de março de 2013


Em seu primeiro Ângelus, papa prega a misericórdia

O papa Francisco rezou o Ângelus na manhã deste domingo (17), o primeiro de seu pontificado, da janela do apartamento papal, que tem vista para a praça de São Pedro. Na bênção, acompanhada por dezenas de milhares de pessoas, ele falou sobre a importância da misericórdia. "Temos que aprender a ser misericordiosos com todos."
"Vocês já pensaram na paciência de Deus? É sua misericórdia. Ele não se cansa de nos perdoar, se soubermos voltar para ele com o coração arrependido. É grande a misericórdia de Deus", disse, vestindo a batina branca e uma cruz de ferro no pescoço.
Ao final da oração, ele ainda completou: "A misericórdia torna o mundo menos frio". "Somos nós que nos cansamos de perdoar."
No fim do discurso sobre a misericórdia, ele rezou o Ângelus, pediu que os fiéis rezem por ele e falou: "Bom almoço!".
A multidão da praça São Pedro, então, aplaudiu e gritou: Viva o papa!
A bênção foi marcada por momentos de descontração do pontífice. Ao falar sobre um livro que havia lido sobre a misericórdia, escrito por um cardeal, ele brincou: "E não, não estou fazendo publicidade."


Assassinato na zona rural de São Miguel

No fim da tarde de ontem a polícia Militar foi acionada para se deslocar ao Sítio Pau Branco do Jacó, Zona Rural do município de São Miguel, pois um popular havia informado que no estabelecimento comercial de nome Ribas Bar teriam ocorrido diversos disparos de arma de fogo. A informação é do blog São Miguel News.

Na localidade foi encontrado o proprietário do estabelecimento, acompanhado de um rapaz que reside na comunidade, bem como o comerciante identificado como Francisco Clébio Alves, conhecido como “Bebinho”, de 49 anos de idade, residente a Rua Dep. Hesiquio Fernandes, s/n, Centro de São Miguel, o qual havia sofrido vários disparos de arma de fogo, provavelmente de revólver calibre 32.

A vítima mesmo estando com vários ferimentos de bala ainda apresentava sinais vitais (pulsação), fato este que fez com a guarnição conduzisse o mesmo até o hospital local, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Constatado o óbito, a vítima foi encaminhada para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP-RN) da cidade de Mossoró.

Após prestar socorro à vítima, a PM retornou a Zona Rural do município e com apoio dos policiais militares de Cel. João Pessoa, passou a diligenciar no intuito de localizar e prender os autores do crime que foram identificados como sendo os irmãos Alcides do Rêgo Carvalho de 33 anos de idade e Gaudêncio do Rêgo Carvalho de 34 anos de idade, ambos residentes na comunidade do Sítio Pau Branco, Zona Rural do município.

Segundo informações das testemunhas que se encontravam no estabelecimento no momento do crime, os acusados chegaram ao local numa motocicleta tipo Honda/NX de cor vermelha e pediram uma dose de conhaque e logo em seguida a vítima também chegou ao local e pediu uma dose de bebida dizendo algumas palavras ofensivas em tom de brincadeira para os acusados, que momentos depois efetuaram os disparos de arma de fogo e fugiram com destino ignorado.

Governo do RN prorroga estado de emergência em 144 municípios



A governadora Rosalba Ciarlini prorrogou o estado de emergência em 144 municípios potiguares. O novo período é de 180 dias.
Para medida, a chefe do Executivo estadual observou que “o relatório da SEMARH sobre a situação volumétrica dos principais mananciais do Estado, da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), através de sua Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos, já começa a alertar as autoridades devido à redução do volume de água de alguns reservatórios, ocasionados pela estiagem e que as poucas chuvas não serão suficientes para a recuperação da recarga dos principais mananciais que abastecem os municípios”.
CONFIRA QUAIS SÃO OS MUNICÍPIOS QUE TIVERAM O ESTADO DE EMERGÊNCIA PRORROGADO:
1) Acari, 2) Assu, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, 8) Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo , 23) Caraúbas, 24) Carnaúba dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Cerro-Corá, 27) Coronel Ezequiel, 28) Campo Grande, 29) Coronel João Pessoa, 30) Cruzeta, 31) Currais Novos, 32) Doutor Severiano, 33) Encanto, 34) Equador, 35) Felipe Guerra, 36) Fernando Pedroza, 37) Florânia, 38) Francisco Dantas, 39) Frutuoso Gomes, 40) Galinhos, 41) Governador Dix-Sept Rosado, 42) Grossos, 43) Guamaré, 44) Ielmo Marinho, 45) Ipanguaçu, 46) Ipueira, 47) Itajá, 48) Itaú, 49) Jaçanã, 50) Jandaíra, 51) Janduís, 52 ) Japi, 53) Jardim de Angicos, 54)Jardim de Piranhas, 55) Jardim do Seridó, 56) João Câmara, 57) João Dias, 58) José da Penha, 59) Jucurutu, 60) Lagoa Nova, 61) Lagoa Salgada, 62) Lagoa d’Anta, 63) Lagoa de Pedras, 64) Lagoa de Velhos, 65) Lajes Pintadas, 66) Lajes, 67) Lucrécia, 68) Luís Gomes, 69) Macaíba, 70) Major Sales, 71) Marcelino Vieira, 72) Martins, 73) Messias Targino, 74) Monte das Gameleiras, 75) 76) Monte Alegre, 77) Mossoró, 78) Nova Cruz, 79) Olho d’Água dos Borges, 80) Ouro Branco, 81) Passagem, 82) Paraná, 83) Paraú, 84) Parazinho, 85) Parelhas, 86) Passa e Fica, 87) Patu, 88) Pau dos Ferros, 89) Pedra Grande, 90) Pedra Preta, 91) Pedro Avelino, 92) Pendências, 93) Pilões, 94) Poço Branco, 95) Portalegre, 96) Porto do Mangue, 97) Serra Caiada, 98) Rafael Fernandes, 99) Rafael Godeiro, 100) Riacho da Cruz, 101) Riacho de Santana, 102) Riachuelo, 103) Rodolfo Fernandes, 104) Ruy Barbosa, 105) Santa Cruz, 106) Santa Maria, 107) Santana do Matos, 108) Santana do Seridó, 109) Santo Antônio, 110) São Bento do Norte, 111) São Bento do Trairi, 112) São Fernando, 113) São Francisco do Oeste, 114) São João do Sabugi, 115) São José do Campestre, 116) São José do Seridó, 117) São M. de Touros, 118) São Miguel, 119) São Paulo do Potengi, 120)São Pedro, 120) São Rafael, 121) São Tomé, 122) São Vicente, 123) Senador Elói de Souza, 124) Serra Negra do Norte, 125) Serra de São Bento, 126) Serra do Mel, 127) Serrinha dos Pintos, 128) Serrinha, 129) Severiano Melo, 130) Sítio Novo, 131) Taboleiro Grande, 132) Taipu, 133) Tangará, 134) Tenente Ananias, 135) Tenente Laurentino Cruz, 136) Tibau, 137) Timbaúba dos Batistas, 138) Touros, 139) Triunfo Potiguar, 140) Umarizal, 141) Upanema, 142) Venha-Ver, 143) Viçosa e 144) Vera Cruz.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE