sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pesquisa Consult: Getúlio Rêgo lidera disputa para AL e Fátima Bezerra lidera disputa pela Câmara Federal

A Pesquisa Consult/Band divulgada nesta tarde também procurou saber a preferência do eleitorado potiguar para os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal. Com relação a disputa pela vaga na Assembleia Legislativa do estado o mais citado foi o Deputado Getúlio Rego, seguido por Walter Alves, Tomba, Mineiro e Ricardo Motta.


Segundo os dados 1.336 (78,59%) pessoas ainda não sabem em quem votarão para Deputado Estadual no pleito de 2014. Os dados indicam ainda que 153 (9%) pessoas entrevistadas afirmaram que não votarão em nenhum. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas em 68 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 14 e 18 de Agosto (Veja quadro abaixo).

Deputado Federal – Em relação a disputa por uma das oito vagas na Câmara Federal, os números da Consult mostram que Fátima Bezerra (PT) é a favorita, seguida por Henrique Alves, Felipe Maia, Fabio Faria e João Maia. Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem em que irão votar e 8,71% declaram que não votarão em nenhum. (Veja números completos no quadro abaixo). 

Pesquisa Band/Consult mostra liderança de Wilma de Faria para o Governo do Estado; Dilma e Fátima Bezerra lideram para Presidência e Senado, respectivamente

A rede de televisão Band Natal e o instituto de pesquisa Consult divulgaram nesta sexta-feira (23) no programa RN Acontece com o jornalista Diógenes Dantas os mais recentes números da disputa eleitoral de 2014. Essa é a primeira pesquisa divulgada pela Band Natal de uma série encomendada ao instituto Consult para ser divulgada no programa RN Acontece com Diógenes Dantas. No total foram ouvidas 1.700 pessoas nos dias 14 à 18 de Agosto em todas as regiões do estado do Rio Grande no Norte. A margem de erro é de 2,3 pontos para mais ou para menos.

Governo do Estado - A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) venceria as eleições em todos os cenários em que ela aparece na pesquisa Band Natal e Consult. A pesquisa colocou quatro cenários diferentes para os entrevistados optarem e nos três cenários em que aparece, Wilma desponta com mais de 30% dos votos. No primeiro cenário para o Governo, Wilma de Faria (PSB) tem 30,41% dos votos, seguida de Carlos Eduardo (PDT) com 11,59%, Henrique Alves (PMDB) 9,41%, Robinson Faria (PSD) com 7,06%, Fernando Mineiro (PT) com 6,24% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 5,06%.
A avaliação do segundo cenário da pesquisa Band Natal/ Consult aponta que a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) venceria o ex-governador e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB) com uma diferença de 10 pontos percentuais. Como no primeiro cenário, Wilma venceria com 33,41%, seguida de Garibaldi Alves (PMDB) com 23,47%, Fernando Mineiro (PT) com 7,29% e Robinson Faria (PSD) com 7,12%. Nesse cenário, 15,47% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e 13,24% ainda não sabem em quem votar.

O terceiro cenário da pesquisa mostra o atual prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) liderando a pesquisa com 24,82% das intenções de voto. Nesse cenário, a Consult retirou o nome da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB). De acordo com o terceiro cenário, Carlos Eduardo (PDT) tem 24,82% da intenção de votos, seguido de Robinson Faria (PSD) com 13,59%, Fernando Mineiro (PT) com 9,47% e Rosalba Ciarlini (DEM) com 7,12%. 21,35% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 23,65% não sabem em quem vão votar.

O quarto cenário da corrida eleitoral para o Governo do Estado mostra a liderança de Wilma de Faria (PSB) com 39,65% dos votos, seguida de Robinson Faria (PSD) com 10,71% e Walter Alves (PMDB) com 9,76%. No quarto cenário, 22,06% dos entrevistados não responderam e 17,82% não sabem em quem vão votar nas eleições 2014.

Aprovação de Rosalba - As crises enfrentadas pelo Governo do Estado na atual gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem refletido no índice de desaprovação da gestora que alcança 83,35%. De acordo com a pesquisa divulgada apenas 11,53% da população aprova a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM) no Governo do Estado e 5,12% não tem “opinião formada” sobre a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).

Presidência da República - A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa para a Presidência do Brasil no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa da Band/Consult, Dilma tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece José Serra com 18,12%, seguido de Marina Silva com 10,12%, Joaquim Barbosa 6,53%, Aécio Neves com 2,29% e Eduardo Campos com 1,53%. A pesquisa coloca ainda como possíveis candidatos com menos de 1% dos votos: Randolge Rodrigues com 0,24%, Fernando Gabeira com 0,12% e Pastor Everaldo Pereira com 0%. O somatório de “nenhum” ficou em 8,24% e não sabe opiniar ficou em 12,12%.
Aprovação de Dilma - Os norteriograndenses entrevistados pela pesquisa Band/Consult afirmaram que aprovam a gestão da petista Dilma Rousseff (PT) na Presidência do Brasil. Os números mostram que 55,76% dos norteriograndenses aprovam o Governo Federal enquanto 34,06% desaprovam. De acordo com a pesquisa da Consult, o percentual de 10,18% não têm opinião formada.

Senado Federal - A corrida eleitoral para ocupar uma vaga no Senado Federal também motivo de pergunta na pesquisa da Band/ Consult. De acordo com a pesquisa, a atual deputada federal Fátima Bezerra (PT) venceria os dois cenários da pesquisa com mais de 23%. No primeiro cenário, Fátima Bezerra (PT) aparece com 23,35%, seguida de Wilma de Faria (PSB) com 22,12%, Henrique Alves (PMDB) 12,76% e Robinson Faria (PSD) com 4,41%. Neste cenário, 14,06% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 15,94% ainda não sabem em que irão votar em 2014.
No segundo cenário para o Senado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aparece empatada tecnicamente com a atual líder da disputa, Fátima Bezerra (PT) que tem 25,94% das intenções de votos, seguida de Wilma com 25,76%. Em terceiro lugar aparece Henrique Alves (PMDB) com 16,88%. 13,24% afirmaram que não votariam em nenhum desses candidatos e 18,18% ainda não sabem responder.

*Informações do Portal Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.