quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sábado será o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica no RN


O próximo sábado, dia 01º de Dezembro, será o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica que está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM).  O Dia “D” é o único sábado da campanha em que é disponibilizado diversos postos fixos para vacinar os animais. Esse ano será realizado no dia 01 de dezembro, em todos os 167 municípios das 8h às 17h. A escolha dos locais dos postos, normalmente, dar acesso a um grande número de pessoas, como praças, escolas e unidades de saúde.

A campanha que foi iniciada no dia 19 de novembro e segue até 10 de janeiro de 2013 tem como objetivo interromper a circulação viral, para isso, é necessário vacinar o maior número de animais em menor tempo possível. Alcançando assim, a meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% dos animais. No Rio Grande do Norte, a população a ser vacinada corresponde a 685.490 animais, sendo 467.072 cães e 218.418 gatos. Para alcançar a meta de vacinação de 80 %, deverão ser vacinados 373.658 cães e 174.734 gatos.

A vacinação antirrábica animal é ponto chave para a prevenção da raiva. Esse ano, do total de cinco casos de raiva humana, registrados no país, dois tiveram como animal transmissor o cão. No Rio Grande do Norte tem sido diagnosticada uma grande quantidade de morcegos não hematófagos com raiva, o que aumenta a preocupação em relação à vacinação dos felinos domésticos, pois esses animais são excelentes predadores.

Desde 2010 vêm sendo diagnosticados anualmente casos de raiva em cães no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências foram registradas em Caicó, Mossoró, Serra de São Bento e mais recentemente, em julho de 2012, no município de Acari. Em relação aos casos de raiva em felinos no RN, o último caso, diagnosticado laboratorialmente, ocorreu em 2008 em Lagoa Salgada. No entanto, esse ano, foi diagnosticado clinicamente um gato em Mossoró.

Raiva - A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e que se manifesta por sintomas neurológicos. É transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente principalmente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os animais apresentam uma mudança de comportamento, como agitação, anorexia (falta de apetite) e, posteriormente, agressividade. Na fase final, convulsões e paralisia.

Tudo pronto para a 1ª Feira Literária de Água Nova

 De acordo com as coordenadoras do evento, as professoras Keutre Gláudia da C. Soares Bezerra e  Sédima Ferreira França, os preparativos para a realização da Feira estão prontos,   as presenças dos escritores(as) e poetas estão confirmadas. O grupo "Voluntarios pela Leitura" está se empenhando na realização das tarefas finais.


Confira Programação da 1ª Feira Literária

1º dia
8:00h - Abertura do evento
8:10h - - Recital – Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Manoel Raimundo
8:30h - palestra:  Motivação - Um desafio diante da realidade e lançamento do livro com o escritor Roberto Mazzini
9:30h Peça menina bonita do laço de fita (O contágio pela leitura)
10:30h - Exposição da feira literária
12:00h Almoço
14:00h - Contação de histórias: Rosaflor e a Moura Torta. Autor: Pedro Bandeira (o contágio pela leitura)
14:20h - Momento musical
15:00h - Lançamento do livro Walquíria do escritor pauferrense Fernando Filgueira Barbosa Júnior
16:00 h exposição nos estandes
18:00 h cessão de cinema
Filme: Coração de tinta baseado no livro de Cornelia Funke


2º dia

8:00h Contação de histórias – Chapeuzinho Amarelo. Autor: Chico Buarque. Professora Maria Eridan da Silva Santos.
8:30h Palestra: Cultura popular e leitura: somando saberes na formação do leitor. E lançamento de livro Profetas do tempo, com a escritora Maria Carlos de Oliveira.
9:30h Apresentação do projeto  BALE
10:30h Exposição nos estandes
12:00 almoço
14:00h Apresentação de teatro de fantoche com o grupo do Pro Jovem.
14:30h Palestra: a leitura que marcou minha vida com a escritora Salizete Freire Soares.
15:30h Momento musical.
16:00h Exposição nos estandes
18:30h Encerramento - II sarau literário com o poeta Antonio Francisco – Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Manoel Raimundo.
Fonte: Jornal a tromba
VENDE-SE E ALUGA-SE



CIDADE DE PAU DOS FERROS - RN


PRAÇA DE EVENTOS - PAU DOS FERROS

- LOTES MEDINDO 12m X 30m
- COM ÁREA TOTAL DE 360 m²
- PRÓXIMO A UNIVERSIDADE ESTADUAL - UERN
- PRÓXIMO AO HOSPITAL REGIONAL
- COM FRENTE A BARRAGEM DE PAU DOS FERROS


CIDADE DE MARTINS - RN.

VISTA DO LOTE SITUADO NA SERRA DE MARTINS

- LOTES MEDINDO 10 m² X 30 m²
- COM ÁREA DE 300 m² 
- LOCALIZADO NA ENTRADA DA CIDADE
- COM VISTA PARA BARRAGEM DE SANTA CRUZ
- CLIMA FRIO


CIDADE DE MOSSORÓ - RN

CASA SITUADA NA CIDADE DE MOSSORÓ
- CASA COM ÁREA CONSTRUÍDA DE  99,18 m²
- SITUADO NA RUA MIGUEL SOARES DE ANDRADE - BAIRRO SANTO ANTONIO
- COM 2 (DOIS) QUARTOS, 1 (UMA) COZINHA, 1 (UM) BANHEIRO SOCIAL


ALUGA-SE

PARNAMIRIM - RN


CASA EM PARNAMIRIM
- CASA COM 2 (DOIS) QUARTOS, SALA PARA 2 (DOIS) AMBIENTES, COZINHA, BANHEIRO;
- PRÓXIMO AO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN;
- PRÓXIMO A UPA DE PARNAMIRIM;
- POSTO POLICIAL;
- CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ESPAÇO CULTURAL, QUADRA POLIESPORTIVA;   
- PLAYGROUND, ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE;

FALAR COM:
CLEONCIO OTAVIANO
Tel: (84) 3351-3374
CEL. (84) 9904-9548
E-MAIL: dong_234@hotmail.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Apresentações culturais movimentam hoje a Assembleia Legislativa

     
 
Os amantes da música potiguar têm um encontro marcado hoje (28), às 18h, no Salão de Eventos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A 80ª edição da Assembleia Cultural terá as apresentações dos artistas Denice Maria e Kiko Chagas, além de exposições de artistas plásticos, com entrada gratuita.

Os artistas
Para o produtor, arranjador e instrumentista, Kiko Chagas, a música remete a uma tradição familiar. O avô, tios e tias, o pai Chico Elion e a mãe Déa Ferreira também deixaram seus nomes na história musical do Rio Grande do Norte. Dando seguimento a tradição familiar, Kiko Chagas ostenta um currículo admirável. Desde o início da carreira, ainda na década de 70, na Escola de Música da UFRN, Kiko Chagas já tocou com Tim Maia, Jimmy Cliff em turnês nacionais e internacionais, dirigiu a cantora Elza Soares por vários países e trabalhou em musicais na Herbert Richards, Delart, produziu CDs com participação de Hermeto Paschoal, Xangai, Raimundo Sodré e Luiz Caldas.
Kiko Chagas tem três Cds gravados e, como diretor musical na Bahia, ganhou do Troféu Caymmi, também participou do Montreux Jazz Festival na Suíça, representando o Rio Grande do Norte.
A outra atração da 80ª edição da Assembleia Cultural se divide entre os estilos MPB e Pop Rock. Porém, suas influências e gostos musicais abrangem diversos estilos e categorias. Além de cantar e tocar violão,
Denice Maria também possui composições próprias e está em processo de divulgação do seu primeiro álbum – CD Baú, trabalho autoral, independente e composto por 12 faixas.
A jovem de 24 anos é natural de São Rafael, no Alto Oeste Potiguar. Denice Maria é licenciada em Música pela UFRN, onde cursa pós-graduação. Ela é um exemplo de determinação e persistência na busca por um espaço para exercer a disposição artística identificada desde adolescência.

Prefeita eleita é cassada e Taboleiro Grande pode ter nova eleição



O município de Taboleiro Grande, a 372km de Natal, poderá ter nova eleição. O juiz eleitoral Cornélio Alves de Azevedo Neto cassou ontem (27) o mandato da prefeita eleita Klébia Ferreira de Bessa Filgueira e do vice, José Lenário da Silva, por compra de votos. Como a prefeita eleita obteve mais de 50% dos votos válidos, poderá haver eleição suplementar no município caso a decisão seja mantida.

A prefeita foi denunciada pela coligação adversária (Vitória do Povo) por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder político e econômico. Nos autos do processo estão como prova principal um vídeo entre a prefeita eleita Klébia e uma liderança, onde ele recebe a promessa de dinheiro em troca de voto e apoio político.

Na ação judicial, são citados pagamentos e promessas de pagamentos em troca de votos, assim como promessa de empregos. No vídeo que serviu como prova, o magistrado disse que não caberiam os argumentos de que a prova não seria válida. Porém, o juiz não só considerou a gravação válida como utilizou como principal prova para condenar a prefeita.

Para o juiz, a gravação da transação ilícita, realizada pelo próprio eleitor (interlocutor), revela que a candidata, direta e indiretamente, solicitou a adesão daquele em troca de vantagem econômica. "A transcrição literal de alguns trechos do diálogo dispensa maiores debates nesse sentido", disse o magistrado, relatando os diálogos.

"Trata-se da constatação de que, no Brasil, em decorrência de suas dimensões continentais e das gritantes desigualdades sociais, a vontade popular vem sido historicamente viciada pela utilização de expedientes diabólicos que minam a livre manifestação do sufrágio. É insofismável que, enquanto o povo faminto e miserável, desprovido de senso crítico, que só se adquire com educação de qualidade, se vender por tão pouco, mas que para eles significa tanto, existirá no outro lado da relação, aqueles que desejam profundamente captar ilicitamente a débil vontade desses eleitores", analisou o magistrado.

Klébia Ferreira e José Lenário foram condenado à perda do registro de candidatura e, com isso, não assumirão o cargo a menos que consigam reverter a decisão judicial. A prefeita foi condenada também a multa de R$ 26.602,50. Os votos da candidata passam a ser considerados nulos.

Como Klébia Ferreira foi eleita com mais de 50% dos votos válidos, haverá nova eleição no município caso não ocorra mudança da decisão. Cabe recurso ao TRE e TSE.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

terça-feira, 27 de novembro de 2012

VENDE-SE LOTES NAS CIDADES DE PAU DOS FERROS E NA SERRA DE MARTINS.





CIDADE DE PAU DOS FERROS:


- LOTES COM ÁREA DE 360 M²

- SITUADO AO LADO IFRN


CIDADE DE MARTINS:

- LOTES COM ÁREA DE 300 M²

- COM VISTA PARA BARRAGEM DE SANTA CRUZ



CASA NA CIDADE MOSSORÓ:


- COM ÁREA DE 99,18 M²

- 2 QUATOS, SALA ÚNICA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL,

- SITUADA A RUA MIGUEL SOARES DE ANDRADE, S/N - BAIRRO SANTO ANTONIO.


Falar com Cleoncio Otaviano

Telefone para contato: (84) 9904-9548

E-mail: dong_234@hotmail.com

Rosalba faz pirotecnia com obra do Governo Federal em Pau dos Ferros, mas "esquece" de pagar aluguel da 15ª Dired.


As contradições administrativas da Governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), beiram o ridículo e só refletem a ineficiência de uma gestão que ainda não mostrou a "sua cara" ao povo do Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (26), a Chefe do Executivo estadual veio a Pau dos Ferros assinar uma Ordem de Serviço para a retomada das obras de uma importante rodovia do RN, com a construção da BR-226, trecho RN-177/Divisa com o Ceará. 

Antes da solenidade administrativa, bem no "estilo DEM de governar"... Rosalba Ciarlini foi recebida com pompas pelo Prefeito, Leonardo Rego, que persuadiu amigos e correligionários a se deslocaram até o Campo de Pouso para proporcionarem uma recepção calorosa à Governadora.

Entretanto, coube ao Diretor geral do DNIT, José Élcio Monteze, dá um verdadeiro simancol nos democratas e deixar claro que a obra orçada em R$ 50 milhões faz parte do PAC 2 (Programa do Governo Federal) e que já vinha tendo muitas cobranças da presidenta Dilma Rousseff em relação à falta de conclusão da estrada. "Essa obra estava carimbada 'no vermelho', pois estava paralisada desde setembro de 2009. Ela começou a ser feita em 1984", disse.

Dia seguinte, passada a pirotecnia com a "pólvora alheia" surge a notícia: Sem receber o aluguel, empresário despeja a 15a Dired (Veja AQUI).
A notícia dá conta de um suposto negligenciamento por parte do Governo do Estado na hora de pagar o aluguel de um imóvel localizado no Bairro Nações Unidas onde funcionava a 15ª Dired. O proprietário Lindomar Aquino (Ligeirinho), teria cansado de esperar e determinou que o prédio fosse desocupado imediatamente.
Ainda segundo as informações, a 15ª Dired está funcionando temporariamente na Escola Estadual 4 de Setembro até que os representantes do Governo consigam alugar um imóvel em solo pau-ferrense.

Como se vê, a gestão da pediatra Rosalba Ciarlini está muito parecida com um ditado popular bastante conhecido entre os gaúchos: "Calça de veludo, bunda de fora!" Isso é, quando a pessoa "parece" bem vestida, coloca uma calça de veludo por baixo do sobretudo, mas o fundilho das calças está poído.
Estaria o Vice-governador, Robinson Faria, correto quando afirmou dias atrás que o "Governo Rosalba" não mudou, a não ser o discurso que passou a ser oportunista e caroneiro?
Fonte:  Blog Política Pauferrense

Vestibular da UERN abre inscrições nesta sexta-feira com 2.602 vagas.


Na próxima sexta-feira (30), começa o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento de 2.602 vagas de cursos de graduação da UERN. Uma das novidades deste ano é a abertura de 50 vagas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal (CaN).

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.

Comunidades quilombolas serão mapeadas para acelerar processo de regularização fundiária

Comunidades quilombolas serão mapeadas para acelerar processo de regularização fundiária Ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial 
 
(Seppir) - Foto: Agência Brasil

O governo federal quer acelerar o processo de regularização fundiária das comunidades quilombolas no país. Para isso, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) espera mapear, com ajuda dos estados, as comunidades localizadas em terras que não pertencem à União e levantar as dificuldades encontradas pelos órgãos estaduais responsáveis por conduzir o processo nesses casos.


Segundo a ministra da Seppir, Luiza Bairros, o assunto será discutido durante reunião, no início de dezembro, entre representantes da pasta, dos institutos de terra dos estados, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Cultural Palmares, responsável pela certificação das terras onde vivem populações remanescentes de quilombos.
“O Incra só tem jurisdição sobre terras da União e existem muitas comunidades quilombolas localizadas em terras devolutas dos estados. Para apressar esse processo queremos que os institutos de terra localizem imediatamente essas comunidades para que possamos fazer a regularização pela via do governo estadual”, disse hoje (27), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços. 

domingo, 25 de novembro de 2012


VENDE-SE LOTES NAS CIDADES DE PAU DOS FERROS E NA SERRA DE MARTINS.



CIDADE DE PAU DOS FERROS:


- LOTES COM ÁREA DE 360 M²

- SITUADO AO LADO IFRN


CIDADE DE MARTINS:

- LOTES COM ÁREA DE 300 M²

- COM VISTA PARA BARRAGEM DE SANTA CRUZ



CASA NA CIDADE MOSSORÓ:


- COM ÁREA DE 99,18 M²

- 2 QUATOS, SALA ÚNICA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL,

- SITUADA A RUA MIGUEL SOARES DE ANDRADE, S/N - BAIRRO SANTO ANTONIO.



Falar com Cleoncio Otaviano

Telefone para contato: (84) 9904-9548

E-mail: dong_234@hotmail.com

NÃO PERCAM !!

CANTORA RAFAELENSE FARÁ O LANÇAMENTO DO SEU PRIMEIRO CD.



O difícil na vida é encontrar palavras que a traduzam-na e a descrevam-na; é encontrar adjetivos que realmente se aproxime da real tradução que a vida é, e o que ela realmente significa; é saber que a sua  inspiração divinal é traduzida por sua voz, harmonizando, e percorrendo as mentes e os corações de quem ouve. (Cleoncio Otaviano, 25 de Novembro de 2012).