sexta-feira, 15 de junho de 2012

Câmara de Vereadores aprova contas do Prefeito José de Nicodemo Ferreira Júnior -PMDB

Após a apreciação do relatório pré aprovado, e com ressalvas emitido pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE/RN, vereadores do município rafaelense votaram pela aprovação das contas do Executivo Municipal, referente ao exercício de 2010. 

Com a casa Legislativa lotada, o Sr. José Neri Fernandes de Oliveira, assessor jurídico, junto com o assessor contábil, manifestaram parecer favorável a aprovação das contas do Prefeito José de Nicodemos Ferreira Júnior - PMDB. 

Com o término do parecer, o presidente da Câmara José de Arimatéa - PR, colocou em votação, e com um resultado de 5 votos a favor, e 4 votos contra, as contas do Prefeito foi aprovada. 

Os vereadores que votaram pela aprovação das contas são: José de Arimatéa - PR, Lívia Sonalle - PT, Zuleide Moura - PMDB, José de Anchieta - PMDB e Jório César - PMDB.

Os vereadores que votaram contra: Charles - PSD, Luizinho - PSD, Geverton - PSB e Dr. Airton - PTB.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aniversariante do dia!


O Blog Nossa Rafael Fernandes deseja a Luís Chagas, os votos de um feliz aniversário repleto de muita saúde e sucesso!

Museu de Cultura Sertaneja do CAMEAM/UERN será inaugurado na próxima sexta-feira


A Direção do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a Coordenação do Museu de Cultura Sertaneja (MCS) convidam a comunidade acadêmica, profissionais da educação, artistas, alunos, autoridades e toda sociedade para participar da inauguração e da primeira exposição do MCS, que ocorrerá no dia 15 de junho de 2012, às 8h30min, no CAMEAM/UERN, em Pau dos Ferros/RN. Como parte da Solenidade de Inauguração do MCS, ocorrerão exposições, conferência e outras atividades.

Em função de agenda prévia de seus patrocinadores (BNB, BNDES e Governo Federal), que cumprem editais e prazos nacionais, a UERN fará a inauguração na data previamente agendada, mesmo estando em período de GREVE de seus servidores docentes e técnicos. No entanto, parte das exposições e as atividades pedagógicas não vinculadas ao BNB serão realizadas somente após o término da GREVE, assumindo, ainda, um caráter permanente.

O MCS do CAMEAM/UERN é uma realização da UERN em parceria com o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e com o Governo Federal, que patrocinaram a sua montagem. A criação do espaço é uma iniciativa de valorização e preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural do sertão nordestino, por meio de ações que viabilizem o conhecimento e a divulgação dos bens materiais e imateriais característicos deste patrimônio.

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Rafael Fernandes: Mário Oliveira está na lista dos ‘Fichas Sujas’


 
Na cidade de Rafael Fernandes o ex-prefeito e           pré-candidato pelo DEM, Mário Oliveira também está com o nome estampado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que foi divulgada na tarde de hoje e encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Além de Mário, os ex-prefeitos José de Nicodemo Ferreira (pai do atual prefeito), Luzimar Carvalho de Oliveira e Geraldo de Assunção Pereira também estão com os nomes constando na tal lista dos Fichas Sujas.

Dessa forma a candidatura de Mário se torna inviável, devendo procurar meios jurídicos para concorrer ao pleito. De outro modo terá que abdicar do lançamento do seu nome e apoiar um outro integrante do grupo oposicionista.

Fonte: Jean Carlos




terça-feira, 12 de junho de 2012


Fim do Mistério!



Foi divulgada agora à pouco pelo TCE, a lista dos gestores que tiveram suas contas reprovadas e assim correndo o risco de nestas eleições de 2012, ficarem inelegíveis  perante a Lei da Ficha Limpa. Do nosso município figuram na lista os ex  Prefeitos: Luzimar Carvalho de Oliveira, José de Nicodemo Ferreira e Mário Costa de Oliveira e os ex Presidentes da Câmara: Francisco Anastácio de Assis (Chico de Odilon), Maurício Chaves, José Izidrio da Costa (Cotó), Jacinta Maria da Conceição e José Airton Lopes. Destes nomes, ainda estão ativos na vida política, José de Nicodemo Ferreira,  Mário Costa de Oliveira e José Airton Lopes.

12 de Junho – Dia dos Namorados


O dia dos namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. Trata-se de uma tradição geralmente marcada por troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam.
No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. Em outros países, esta data não coincide com a nossa. Como por exemplo, nos Estados Unidos, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data (14 de fevereiro) – Origem do Dia de São Valentim
Diz a grande maioria das pesquisas que esta comemoração tem sua origem dentro do Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
A data hoje comemorada (12/06) no Brasil foi escolhida por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
Fonte: suapesquisa.com.br

Divulgada lista dos "fichas sujas" do TCE.




Os conselheiros do TCE divulgaram hoje, após a sessão plenária da Corte, a lista dos políticos e gestores que tiveram prestação de contas reprovadas e, por isso, poderão ficar inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa. 

A lista dos "fichas sujas" com mais de 500 nomes poderá ser visualizada, clicando AQUI.

A presença do nome do gestor na lista não implica em inelegibilidade automática, afinal, o
 
 político para ficar inelegível tem que ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entretanto... 

O documento do Tribunal de Contas será uma referência com base na qual o registro de candidaturas poderão ser rejeitadas.

Fonte: politica pauferrense

 TCE envia ao TRE e à Procuradoria Eleitoral listagem dos gestores com contas irregulares

              Foto: Jorge Filho
Plenário do TCE aprova lista de gestores irregulares, que será enviada ao TRE e à PRE

O Plenário do Tribunal de Contas aprovou na manhã nesta terça-feira (12) a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado. São 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje. A medida obedece ao que preceitua o art. 71, II da Constituição Federal. A relação será entregue ainda hoje ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, pelo consultor jurídico do TCE, Cláudio Dantas Marinho.

Em ofícios encaminhados ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral, o presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, em quatro DVDs, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. O presidente também informou que anexas às referidas listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos os respectivos votos e acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas, manifestações do corpo técnico-instrutivo, entre outros elementos de informações”, disse o conselheiro.

Valério Mesquita fez questão de ressaltar que cabe ao TRE o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.

*TCE-RN

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pré-candidatos do PT no RN participaram de Curso de Formação em Natal


Cerca de 130 pré-candidatos petistas a prefeito, vice-prefeito e vereador do Rio Grande do Norte participaram no sábado (9) do primeiro dia do curso promovido pela Escola Nacional de Formação (ENF) do Partido dos Trabalhadores. O encontro terminou no domingo, no auditório do Hotel Praia Mar, em Natal.

 Os cursos de formação aconteceu  em todo Brasil, em colégios eleitorais com mais de 150 mil eleitores. O objetivo, além da capacitação em si, foi fazer com que os pré-candidatos conheçam exemplos do modo petista de governar e incorporem as responsabilidades éticas exigidas dos candidatos do PT.

O deputado Fernando Mineiro, pré-candidato a prefeito de Natal, participou da abertura do encontro e ressaltou a importância da formação para os petistas que irão se submeter ao teste das urnas em 2012.

“O diferencial do PT é a preocupação com o programa partidário e o cuidado em apresentar à população de cada município respostas reais às demandas da sociedade. É o que faremos em Natal e em todas as cidades que pretendemos administrar no Rio Grande do Norte”, comentou.

A deputada Fátima Bezerra também destacou a relevância do encontro, observou que o partido deverá ter cerca de 40 mil candidatos em todo o país nestas eleições e sublinhou a necessidade de prepará-los para a disputa eleitoral.

“A vida acontece nos municípios. Nós vamos fazer uma disputa sintonizada com o projeto do plano nacional, seguindo os eixos nacionais. O PT vive um bom momento e temos que apostar na qualificação e formação dos nossos quadros”, pontuou.

Nominuto e V&C artigos

Lista de inelegíveis do TCE sai amanhã

 
O Tribunal de Contas do Estado - TCE - promete divulgar amanhã a lista dos gestores que tiveram suas contas desaprovadas e poderão ficar inelegíveis nas eleições de outubro.
Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral irá analisar a representação impetrada por 18 partidos políticos com a finalidade de suspender a resolução do TSE que proíbe candidaturas de políticos com contas rejeitadas nos pleitos anteriores.
A lista será votada no plenário da Corte de Contas e, em seguida, encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Para o advogado Erick Pereira, a lista é a “notícia de inelegibilidade”, mas quem diz se o candidato está inelegível ou não é a Justiça Eleitoral.
Em recente levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral, cerca de 90 políticos do estado estão enquadrados na restrição do TSE, ou seja, com contas desaprovadas.