quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Deputada solicita construção de mais seis IFRNs no estado

Em reunião com o novo Secretário de Ensino Profissional do Ministério da Educação, professor Marco Antônio, a presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), entregou uma cópia do requerimento apresentado na Câmara dos Deputados no qual faz indicação a inclusão de seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte.

As novas unidades seriam construídas em Parelhas, Lajes, Umarizal, Alexandria, Touros, Jucurutu e São Miguel. O estado possui 19 unidades de IFRN (das quais quatro estão em fase de construção) e é um dos mais contemplados, proporcionalmente, com o projeto de expansão profissional do Governo Federal.

A reunião foi realizada quarta-feira (15) em Brasília e contou com a participação do reitor do IFRN, Belchior Oliveira.

Fonte: Diário de Natal

Advogados do Cabo Jeoás pedirão intervenção da OAB

Por Tiago Medeiros, via Nominuto
A Defesa do cabo da Polícia Militar Jeoás Nascimento dos Santos, denunciou esta manhã (15) à equipe de reportagem do Nominuto, que a Justiça baiana lhe está negando o acesso e vistas aos autos do processo que acusa o policial militar por roubo, formação de quadrilha e atos de vandalismo, durante a greve da Polícia Militar da Bahia.
“Vou pedir a intervenção da OAB-RN e da OAB Nacional para garantir este direito aos advogados de defesa” desabafou o advogado Paulo César Ferreira.
Jeoás foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande/MT, nas primeiras horas de hoje, segundo Paulo Cesar, sem o conhecimento dos advogados de defesa. Ele estava preso desde essa segunda-feira (13) na sede do Bope, localizada na Zona Norte de Natal.

Cabo Jeoás é transferido para Presídio Militar da Bahia

Por Thyago Medeiros, via Portal BO
O cabo Jeoás Nascimento, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN, foi transferido para um presídio militar no estado da Bahia. O policial potiguar tinha mandado de prisão expedido pela Justiça baiana e se apresentou ao Comando do Quartel Geral da PM em Natal, na última terça-feira (14). A transferência dele foi feita no início da manhã desta quinta-feira (16).
A informação foi confirmada pelo coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da PM/RN. De acordo com o oficial, o cabo Jeoás Nascimento tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Bahia, em virtude da participação dele na greve dos policiais militares daquele estado.
“Além disso, nós também recebemos um novo mandado de prisão expedido pela Auditoria Militar da Bahia, que incluiu o cabo Jeoás nos artigos 149, 150 e 152 do Código Penal Militar. Por esse motivo, ele teve que ser transferido para o Presídio Militar do Batalhão de Operações Especiais da polícia baiana”, explicou coronel Araújo Silva.
De acordo com o Código Penal Militar, os crimes militares atribuídos ao policial potiguar são: agir contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la (artigo 149); reunir-se dois ou mais militares ou assemelhados, com armamento ou material bélico, de propriedade militar, praticando violência à pessoa ou à coisa pública ou particular em lugar sujeito ou não à administração militar (artigo 150); e crime de conspiração (artigo 152).
A punição para esses crimes pode variar três a cinco anos de prisão. No caso do artigo 149, a pena é de quatro a oito anos, com aumento de um terço para os líderes de movimentos. O advogado da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN, Paulo César Ferreira da Costa, informou que entrou com pedido de habeas corpus na segunda-feira (13) e o documento se encontra no Ministério Público da Bahia para ter um parecer e ser julgado pela Justiça.
Cabo Jeoás Nascimento foi levada para a Bahia por dois oficiais da PM baiana e três policiais que vieram exclusivamente buscá-lo. Ele deixou o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, por volta das 5h, partindo em um vôo comercial.

RIO DE JANEIRO: Policiais e bombeiros grevistas são transferidos para prisões militares

Por Paula Bianchi, via Folha.com



Os 11 bombeiros e dez policiais grevistas que estavam detidos no Presídio de Segurança Máxima Bangu 1, na zona oeste do Rio, foram transferidos por volta das 22h para unidades prisionais militares.
A informação foi confirmada por Cristiane da Silva, esposa do cabo Benevenuto Daciolo, primeiro grevista a ser preso.
A solicitação de transferência foi feita ontem pelo comando da PM e do Corpo de Bombeiros, que considera que não há mais ameaças à ordem pública no Rio de Janeiro.
Mais cedo um grupo de deputados da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro apresentou um pedido de habeas corpus para os grevistas.

Secretário de Segurança do RN tem carro apreendido


Por O Mossoroense



Uma determinação judicial, expedida pela juíza Tânia de Lima Villaça, da Comarca de São João do Sabugi, que tem jurisdição sobre a cidade de Ipueira, mandou apreender na última terça-feira o carro do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, por não ter sido realizado uma reforma no prédio da DP local.
Segundo informações sobre a decisão da magistrada, em março de 2011 o Ministério Público ingressou com ação pedindo para que o Governo do Estado fizesse reforma no prédio da Delegacia de Ipueira, o que não aconteceu. Recentemente a juíza realizou inspeção no local e constatou que realmente o prédio não oferecia condições de trabalho aos policiais, identificando vazamentos na caixa d’água, rachaduras na estrutura, madeiras podres e fios soltos e desencapados na instalação elétrica.
Baseada no quadro caótico da DP, Tânia de Lima decidiu que o secretário Aldair da Rocha teria os bens bloqueados após a inspeção. Como apenas o carro está no nome dele, foi o único bem apreendido. Além do bloqueio, a Justiça também estipulou multa diária no valor de R$ 500,00.
A medida judicial visa o cumprimento da decisão, já que a tutela antecipada foi reiteradamente descumprida pelo Estado. A Procuradoria-Geral do Estado já foi acionada para fazer a defesa do secretário.

DISTRITO FEDERAL: Policiais e Bombeiros Militares anunciam Operação Padrão.



Por Clica Brasília

Policiais militares e membros do Corpo de Bombeiros decretaram estado de greve em assembleia na noite desta quarta-feira (15), na Praça do Relógio, em Taguatinga. Cerca de 10 mil pessoas participaram do encontro. As corporações entram em operação padrão a partir das 00h desta quinta-feira (16).
As categorias decidiram que a agilidade de alguns serviços será diminuída. O contingente da Polícia Militar vai demorar mais para atender os chamados da população – atualmente uma ocorrência é atendida em pouco mais de cinco minutos.
Além disso, os policiais não irão atuar nas ocorrências de trânsito. Já os agentes do Corpo de Bombeiros decidiram demorar nas vistorias técnicas.
Uma das principais reivindicações dos militares é que seus vencimentos sejam igualados com os valores pagos aos agentes da Polícia Civil. A próxima assembleia será no dia 02 de março.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exclusivo: Polícia apresenta suposto assassino do Gordo do frigorífico

Um ano depois do assassinato de Fabiano Alves Bezerra, conhecido como GORDO DO FRIGORÍFICO, a Polícia Civil de Pau dos Ferros apresenta a primeira etapa da investigação que busca identificar os evolvidos na morte do comerciante, que foi alvejado por cinco disparos na porta de sua residência, localizada a Rua José Florêncio, bairro São Judas Tadeu, por volta das 20h do dia 11 de fevereiro do ano passado, e foi a óbito no local. A esposa do comerciante também foi atingida, mas conseguiu sobreviver.
As investigações apontam Raimundo Nonato Soares Mota, 45 anos (na foto), como o autor do homicídio. Raimundo foi preso no dia 07 de agosto no Bairro Riacho do Meio, armado com um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos, e conduzido a 4ª Delegacia Regional pela guarnição comandada pelo Cabo Resende.
Após a autuação em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma, o conduzido teria direito a prestar fiança e responder em liberdade, mais logo se constatou a existência de mandado de prisão contra ele, expedido na comarca de Rio Verde, no Estado de Goiás, pelo crime de assalto, razão pela qual ele permanece até hoje preso.
Segundo a Polícia Civil, as investigações já apontavam Raimundo como autor do crime, mesmo antes da prisão. Por Isso, quando ocorreu a apreensão da arma, imediatamente se cogitou dela ter sido usada na morte de Fabiano, pois segundo a perícia, os projéteis encontrados no local do crime e no corpo da vitima eram todos de calibre 38.
A arma foi encaminhada ao ITEP de Natal para a realização de micro comparação balística, enquanto outras investigações eram levadas a termo. Uma testemunha, cuja identidade está preservada, chegou a reconhecer as características físicas de Raimundo como muito semelhantes a do assassino, que estava em uma moto e de capacete.
O resultado do exame feito na arma, que ficou pronto apenas na semana passada, deu certeza a Polícia Civil que Raimundo fora o autor da morte de Fabiano. O perito constatou que os dois projéteis retirados do corpo da vítima foram expelidos pela arma apreendida com Raimundo, prova técnica inconteste.
Quanto à motivação do crime, a Polícia prefere permanecer em silêncio, visto que a investigação ainda está em andamento. Segundo o Delegado Inácio Rodrigues, outros homicídios de repercussão ocorridos na região estão com as investigações avançadas, e em breve a sociedade terá ciência dos resultados.

Fonte: Jean Carlos

Homem comete o suicídio em São Miguel/RN

Na noite deste domingo (12) por volta das 20h00min à pessoa de Washington Barbosa de 48 anos de idade que residia próximo a Delegacia de Policia de São Miguel cometeu o suicídio por enforcamento. Conforme informações o mesmo cometeu o suicídio usando um fio de telefone que fora amarrado em um caibro da área de serviço de sua residência.

Familiares da vítima conseguiram junto a um médico plantonista do Hospital Local a emissão do laudo cadavérico, não havendo assim a necessidade de condução do corpo do mesmo para a sede do ITEP. As causas que levaram Washington a cometer o suicídio ainda são desconhecidas.
Fonte: São Miguel News

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR



De acordo com a programação, nesta semana teremos aula de:


Terça -feira: Língua Portuguesa, com a graduada em Serviço Social; Meirinha

Quarta-feira: Biologia, com o graduando em Enfermagem; Iramar

Quinta-feira: Estamos aguardando resposta!

Sexta-feira: Geografia; alunos graduandos do curso de Geografia