terça-feira, 29 de maio de 2012

ENEM 2012 inicia inscrições – Conheça alguns procedimentos importantes


                                             Abertas as inscrições para o Enem 2012 e o vestibular da Ufes
Começou  nesta segunda-feira 28/05 às 10h pela internet as inscrições para os que desejam se submeter ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
As informações podem ser obtidas através do site http://portal.inep.gov.br/enem sendo necessário preencher os dados exigidos e depois de efetivada a inscrição efetuar até o dia 20 de junho o pagamento da inscrição.
Qual o valor da inscrição?
O valor da matricula é de R$ 35,00 que deve ser pago através de uma guia de recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.
Estão isentos da taxa alunos de escolas públicas que neste ano estejam concluindo o ensino médio. Mas não se esqueça de que para isso ter validade à instituição escolar deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e informá-la no ato da inscrição.
Ficam desobrigados de efetuar o pagamento também os interessados que declararem carência socioeconômica (família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.
Como faço a minha inscrição e como acompanhar?
Para fazer a inscrição, o candidato precisa do CPF (Cadastro de Pessoa Física), cédula de identidade, endereço de e-mail ou um número de telefone celular válidos. Quanto às pessoas como deficientes físicos, lactantes, deficientes físicos, guardadores de sábado, também não podem esquecer-se de indicar a informação.
Após fazer a inscrição, o interessado deve guardar o número do protocolo de inscrição e a respectiva senha fornecida no ato pela internet para que o estudante possa acompanhar sua movimentação. Esses números também servem para que os candidatos possam individualmente consultar seus resultados realizar a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem.
E se esquecer a minha senha?
Não entre em pânico se isso acontecer. Sua senha pode ser perfeitamente recuperada no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, e será encaminhada para você por celular, e-mail ou SMS.
Certificado de Conclusão e recebimento do cartão
A instituição certificadora deve ser escolhida no ato da inscrição. Para isso, torna-se necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma do colégio através do exame.
O cartão confirmando sua inscrição será entregue pelo Correios e vem informando dados como: data; hora; local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso), podendo também ser encontrado através do endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.
Provas, data das provas e resultado do gabarito.
Constituirá o exame uma redação e quatro provas objetivas, cada uma 45 questões de múltipla escolha.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, com início a partir das 13h(Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
A divulgação do gabarito possui previsão para o dia 7 de novembro e o resultado final ficará disponível para os inscritos e interessados no dia 28 de dezembro.
Fonte: Site do Caramurú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.