sábado, 3 de setembro de 2011

Campanha pelo desarmamento é lançada no Rio Grande do Norte

Com o tema "Devolva, Não use. Não tenha", Rosalba Ciarlini fez o lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento no Rio Grande do Norte. Além da governadora, participaram da solenidade o coordenador nacional da campanha Desarme Brasil, Antônio Rangel, e o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto. Esta é a terceira campanha lançada nacionalmente a favor do desarmamento.


Rosalba Ciarlini fez o lançamento ao lado de autoridades locais e nacionais Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press
A ideia não é somente a entrega de armas de fogo, mas a redução no número de homicídios, especialmente nos 19 estados que já aderiram à campanha. Em anos anteriores (2005 e 2008) foram arrecadadas 500 mil armas em cada ano. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, não existe a meta por parte da organização da campanha de superar a quantidade de armas doadas nas outras campanhas. "O que queremos realmente é reduzir o número de homicídios porque arma não é instrumento de defesa, mas de ataque", destaca.

Desde o dia 22 de julho desteano quando o RN aderiu à campanha, foram devolvidas 176 armas nos 29 pontos de coleta distribuídos pelo estado como delegacias e centrais do cidadão. Em todo o país já foram entregues mais de 20 mil armas até agora. "Com a campanha de 2005 tivemos uma redução média no país de 11% no número de homicídios por arma de fogo", afirmou Luiz Paulo Teles.

Sobre a participação efetiva do RN na Campanha Nacional do Desarmamento, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o objetivo principal é a redução da violência. "É importante que toda a sociedade potiguar participe dessa campanha que vai ajudar a reduzir o índice de criminalidade e, consequentemente, o número de homicídios", afirmou a governadora.

O secretário de estado da segurança pública do RN, Aldair da Rocha, enfatizou que diferente de outras, essa é uma campanha preventiva. "A segurança pública é dever do estado e um direito de todos, por isso é importante que a população se engaje e ajude a conscientizar colegas e amigos que ainda tenham armas de fogo em casa", comentou o secretário.

A campanha foi lançada no RN em Mossoró, Região Oeste, na última quinta-feira, onde foi criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão de segurança deliberativo e do qual participará autoridades quie trabalham a segurança pública no município. O GGIM vai reunir entidades municipais, estaduais e federais para que tomem decisões relativas aos problemas que envolvem o setor na segunda maior cidade do estado. A campanha ainda será lançada este mês nos municípios de Caicó, Região Seridó, e Pau dos Ferros, no Alto Oeste.

Fonte: Diário de Natal


Audiência discute retirada de PMs do interior

Para discutir melhor a retirada dos cerca de 80 policiais militares que estavam atuando em desvio de função em delegacias do interior do Rio Grande do Norte, o Ministério Público vai promover uma audiência pública na próxima segunda-feira. A reunião foi convocada pelo promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra, do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial. A audiência acontece às 9h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal, e é aberta a toda a população interessada.

Segundo a assessoria de comunicação do MP, o objetivo da audiência é achar uma alternativa para retirada dos PMs das várias unidades de Polícia Civil no estado, determinada desde o dia 15 do mês passado. A medida foi tomada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), como cumprimento de um acordo feito com o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) para o fim da greve. O argumento da categoria foi o de que tais policiais estavam atuando em desvio de função, pois executavam atividades que cabiam à Polícia Civil, como o de investigação de crimes.

Tal medida foi questionada pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), pois atrapalharia o andamento de investigações. Segundo a presidente da Adepol, a delegada Ana Claudia Saraiva Gomes, esses PMs realizavam a guarda dos prédios das delegacias e auxiliavam no serviço de rua, dirigindo viaturas ou entregando intimações, por exemplo. A saída desses policiais também acarretou na suspensão de atendimento à população em algumas delegacias do interior por falta de efetivo. (Paulo de Sousa)
 
Fonte: Diário de Natal

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mineiro participou de reunião sobre Segurança Pública



O deputado Fernando Mineiro (PT) participou nesta quarta-feira (31), às 10h, de reunião sobre a questão da Segurança Pública na região do Médio Oeste. Na ocasião estavam presentes representantes de cinco cidades da região e também a cúpula da Segurança Pública do RN.

A reunião foi articulada pelo deputado do PT juntamente com Leonardo Nogueira (DEM) a partir de demandas feitas pelos vereadores de Janduís.

Uma das maiores deficiências reinvidicadas pelos prefeitos e vereadores destas cidades é a falta de policiais nas ruas.

“É importante que os programas do Governo saiam do papel e das propagandas de TVs e sejam executados; assim a população poderá usufruir destes benefícios”, enfatizou Mineiro.

Para o deputado além de convocar os concursados da PM e PC o Gov.Rosa.Dem precisa garantir condições de trabalho."Faltam recursos até para diárias operacionais", completou o parlamentar.

Fonte: www.mineiropt.com.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA!!


O blog parabeniza Lenna Paiva, que está apagando as velinhas lá no Rio de Janeiro, mas que não esqueçe da sua terrinha. Saúde e muito sucesso pra ti!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um leitor Comenta:

“Dê uma força a esse comentário, é um desabafo. Não aguento mais essa greve...não aguento mais... Os professores do Rio Grande do Norte enfrentam a cada dia o desafio de educar, e os alunos, o de aprender, em meio à má remuneração e à desvalorização vindas do governo do estado. A imprensa noticia a greve dos profissionais da educação do Rio Grande do Norte, que já dura mais de 90 dias. Esses reivindicam melhorias, tanto pros alunos quanto para si. Desejo, como aluno da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que, nas próximas eleições, os eleitores procurem saber o que realmente está acontecendo com a educação. Que não sejam ENGANADOS pelos comerciais do governo, que mostram “a melhoria na educação do RN”. Que eles vejam que o Rio Grande do Norte possui uma educação defasada e sem compromisso por parte do governo, e que as instituições de ensino dependem da boa vontade dos governantes, que de boa vontade não existe nada. Não aguento mais essa greve que só nos massacra a cada dia. O povo uniu-se para vencer a ditadura militar, lutou com unhas e dentes para recuperar a democracia, o direito de votar, de escolher, de reivindicar. Agora que tem voz, não se importa em cobrar do governo o cumprimento de uma boa educação. Não aguento mais essa greve...não aguento mais... “ Por: André Alexandre

Greve na Uern completou 90 dias


A greve na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completou 90 dias. Os alunos do Campus Avançado de Natal chegaram a fazer o “Bolo da Rosa” para entregar à Governadora Rosalba Ciarlini em “comemoração” à data. Professores, técnicos administrativos e estudantes estão em greve por melhorias na Universidade desde o final de maio e aguardam o atendimento de suas pautas de reivindicação por parte da administração estadual.

Reunidos na manhã desta terça-feira (30), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram suspender a assembleia da categoria pelas próximas 48 horas, já que, até o momento, o Governo do Estado não se pronunciou sobre a última proposta apresentada pela Associação dos Docentes da Uern (ADUERN).

Dessa forma, a categoria docente irá aguardar uma resposta da administração estadual até a próxima quinta-feira (1º), quando será realizada nova assembleia para definir os rumos da greve. Nesse intervalo, os professores esperam que haja um avanço nas negociações para por fim ao impasse da greve.

“Como o Governo do Estado ainda não respondeu ao último documento enviado pela Aduern, a categoria decidiu prudentemente não se posicionar no dia de hoje. Vamos aguardar o pronunciamento da administração para podermos discutir os rumos da greve”, afirma o professor Flaubert Torquato, presidente do Sindicato.

Fonte: Notícias de São Miguel

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Presidente nacional do PT em Natal


Da esquerda para direita: Eraldo(Presidente Estadual do PT), Rui Falcão(Presidente nacional do PT) e a Deputada Federal e vice-presidente nacional do PT Fátima Bezerra

Em caravana por todas as capitais brasileiras para discutir a Campanha de Reforma Política do Partido dos Trabalhadores (PT), o fundador da legenda, Rui Falcão, desembarcou em Natal às 15h30min deste sábado (27). O jornalista foi quatro vezes deputado estadual, uma vez federal e secretário da prefeita Marta Suplicy em São Paulo. Atualmente, está sem mandato. Ele veio a Natal para discutir as diretrizes do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro para a Prefeitura de Natal em 2012. Mais detalhes acesse vereadoralivia.blogspot.com.

Fonte: www.mineiro.com.br

CÂMARA MUNICIPAL APROVA LDO


Na última sexta-feira( 26), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a LDO( Lei de Diretrizes Orçamentarias). A LDO é anual e tem o papel de definir diretrizes para o orçamento e não apresenta cifras, mas estabelece metas, programas e ações para execução de políticas públicas. Estiveram presentes na sessão os vereadores Anchieta( pela primeira vez este ano), Jório César, Dr. Airton, Geverton, Charles, Arimatéia e Lívia Sonalle, bem como os assessores contabéis: Paulinho e Verissímo e o assessor jurídico da Câmara: José Nerí Fernandes .

Municípios do Rn vão receber 2 mil bicicletas


485
Mais de 26 mil estudantes da rede pública de 70 municípios vão receber, nos próximos dias, as primeiras bicicletas escolares e capacetes do programa Caminho da Escola, do governo federal. A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país. A chegada às prefeituras vai depender da capacidade de entrega de cada empresa vencedora do pregão eletrônico e da distância das fábricas em relação a cada município beneficiado.
No Rio Grande do Norte, municípios como Marcelino Vieira, Ruy Barbosa, São Tomé, Umarizal, Vera Cruz e Viçosa vão receber duas mil bicicletas nos próximos dias. Criado em 2007, o programa implementou a aquisição de mais de 12 mil ônibus e entregou cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, incluiu a bicicleta como alternativa de transporte. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas. Para receber bicicletas e capacetes escolares ainda em 2011, os municípios com até 20 mil habitantes devem concluir o cadastro do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação e incluir o pedido como subação.

Fonte:mec/m.dantas/blog do Cardoso

domingo, 28 de agosto de 2011

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 63 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.314 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado, e o prêmio acumulou.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na quarta-feira (31), pode pagar R$ 63 milhões.

Os números sorteados em Paraguaçu (MG) foram: 38 - 42 - 44 - 52 - 58 - 60.

Ao todo, 122 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 27.514,75 cada um. Outras 7.797 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 615,03 cada uma.