sábado, 27 de agosto de 2011

ANIVERSARIANTES DO DIA!!

O blog Nossa rafaelfernandes parabeniza os amigos aniversariantes Alexvando Maia e Toinha Nascimento e deseja a cada um, muita saúde e sucesso!!


Alexvando Maia


Toinha Nascimento

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Assembleia da UERN decide pela continuidade da greve.

Os professores e técnicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram em Assembleia Geral da categoria nesta última quinta-feira (25), pela continuidade greve na instituição. Segundo o vice-presidente da Associação de docentes da UERN (Aduern), Neto Vale, a decisão contraria o clima geral da assembleia, mas está em acordo com a “irredutibilidade” do governo.

“Nós percebemos que as chances de que a greve fosse acabar hoje eram muito grandes, reais, mas a resposta negativa dada pelo secretário de planejamento provocou a reação inversa”, explicou o vice-presidente da associação, Neto Vale, comentando o resultado da reunião realizada nesta quarta-feira (24), entre o secretário estadual de administração, Anselmo Carvalho e o comando da greve.

Na reunião, os representantes do movimento tentaram articular um novo escalonamento para o reajuste salarial - pagamento em quatro parcelas (2011, 2012, 2013 e 2014) - já aceito pelos grevistas. O Governo do Estado propõe um escalonamento regular, enquanto os professores e técnicos esperam que haja uma correção dos valores a cada ano.

“O que escutamos do secretário foi que de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal essa correção, por se tratar de uma coisa futura, não pode ser feita. Eles alegam que não há como trabalhar com um dado que ainda não existe”, explica Neto Vale. Uma saída apontada pela associação seria o escalonamento com índices de correção baseados nos anos de 2010 e 2011.

Outro ponto que ainda está sendo discutido pelos grevistas diz respeito ao descontingenciamento da verba da UERN. “O secretário explicou que essa é uma matéria que só pode ser solucionada com o fim da greve, até porque não há sentido negociar com uma instituição que está praticamente parada”, afirmou Neto.

“Sabemos que a greve está longa e também queremos que o movimento chegue ao fim, mas apenas se houver uma negociação justa. O comando da greve continua disposto a negociar”, declarou o vice-presidente da Aduern.

A greve completa hoje 86 dias.

Fonte: Portal Nominuto.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

II EXPOTEC: Ariano Suassuna no IFRN/Pau dos Ferros.


A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC – é considerada o principal evento de divulgação científica, tecnológica e cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) durante o ano letivo. O evento ocorrerá pela segunda vez no Campus de Pau dos ferros e tem como temática "Ciência e Cultura: tecendo saberes para a diversidade".

Entre os vários atrativos da programação destaca-se a presença do escritor e dramaturgo paraibano ARIANO SUASSUNA que é um dos grandes defensores da cultura do Nordeste brasileiro e é autor de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Ariano Suassuna ocupa a Cadeira de nº 32, desde 1989, da Academia Brasileira de Letras, é Membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000).

O evento ocorrerá de 20 a 23 de setembro e é com muito prazer que convidamos a todos para participar e fazer deste evento um grande sucesso.
Fonte: IFRN-PAU DOS FERROS/RN

Assembleia da ADUERN irá avaliar greve da Uern

Nesta quinta-feira (25), a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) irá se reunir com a categoria para avaliar a greve, que já dura 85 dias, além de encaminhar atividades relativas ao movimento paredista. A Assembleia Geral Extraordinária será realizada às 9h, na sede do Sindicato.

Na tarde de ontem (23), o Governo do Estado respondeu à contraproposta entregue pela Aduern à Governadora Rosalba Ciarlini no último dia 18. Segundo o documento enviado pelo secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo de Carvalho, não há como a administração estadual atender à reivindicação salarial da categoria acrescentando a variação da inflação acumulada no período.

O Governo reafirmou a proposta anterior com o pagamento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. Essa proposta já foi rejeitada pela categoria em assembleia realizada no dia 18 de agosto.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a resposta do Governo do Estado demonstra que a administração estadual está fechando às portas para a continuidade das negociações. “Agora vamos submeter à assembleia para que ela possa definir os rumos da greve”, afirma o docente.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA!!

O blog parabeniza o nosso amigo Hugo Costa, que está em terras paraibanas, estudando na UFCG. Parabéns , saúde e paz!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22 de agosto: Dia do Folclore


Nesta segunda-feira, 22, comemora-se o Dia Nacional do Folclore. No Rio Grande do Norte, o principal estudioso desta área foi o historiador e folclorista Câmara Cascudo, que escreveu 31 livros sobre o tema, incluindo o Dicionário do Folclore Brasileiro.

Dia do Folclore

Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.

O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.

Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.

Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.

*Com informações da UOL Educação