sábado, 20 de agosto de 2011

RN ganha campus e novos IFRNS


O Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do ensino superior e tecnológico lançado dia 16 (terça-feira) pela presidente Dilma Rousseff. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi contemplada com um campus em Pau dos Ferros, que será concluído até o próximo ano. Também foram anunciadas três novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção, com o município de São Gonçalo. Já as novas unidades de educação profissional vão estar prontas entre 2013-2014, conforme previsão do Ministério da Educação

Professores da UERN entregaram contraproposta à governadora

“E a UERN, governadora?”, bradavam os professores em meio ao discurso da administradora do Estado, Rosalba Ciarlini, durante a solenidade de abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), na noite de ontem (18). Com as manifestações da categoria docente e do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), a governadora decidiu se dirigir à comunidade acadêmica presente no Expocenter e falou sobre a Universidade.

Em sua fala, Rosalba Ciarlini destacou a importância da UERN ao mesmo tempo em que afirmou que o Estado “gasta” (não investe) meio milhão de reais, por dia, com a Universidade. Ela ainda aproveitou para usar o discurso da “herança maldita” e lamentou o estado das finanças do RN. Logo após as entrevistas para a imprensa local, Rosalba Ciarlini conversou com os professores Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, e Neto Vale, vice-presidente do Sindicato, sobre a paralisação dos servidores. Na ocasião, os dois entregaram à chefe do executivo estadual a contraproposta da categoria.

Segundo o documento, os professores aceitam os prazos e índices de reajustes indicados pelo governo (10,65% em abril de 2012; 7,43% em abril de 2013; e 7,43% em abril de 2014), desde que aos percentuais sugeridos seja acrescida a variação da inflação acumulada no período. “Em termos de prazo estabelecido, aceitamos o princípio da proposta do governo. Entretanto, é preciso que os índices sugeridos sejam reajustados. Entendemos que a administração estadual tem plenas condições de atender a nova proposta da ADUERN”, explica o professor Flaubert Torquato.

Comando de greve

O comando de greve esteve hoje (19) reunido na sede da ADUERN e deliberou sobre a programação da greve para a próxima semana. Na segunda-feira (22), será realizado um twittaço, às 9h, em defesa da UERN. Na terça-feira (23), haverá encontro da categoria em Assembleia Geral Extraordinária, às 9h, na sede do sindicato. Na quarta-feira (24), será realizada panfletagem. Já na quinta-feira (25), acontecerá um debate sobre a pauta interna de reivindicações dos professores, às 9h, na ADUERN. Na ocasião, serão convidados dirigentes da UERN para se posicionarem acerca dessas questões.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA!!




O blog Nossa Rafael Fernandes deseja um feliz aniversário, muita saúde e prosperidade a nossa a colega Sandra Mara.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONTINUA A GREVE DA UERN!!!


Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).
Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (18), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram dar continuidade ao movimento paredista iniciado no dia 31 de maio. A categoria não aceitou a proposta do Governo do Estado nos termos em que ela foi apresentada.

“Reconhecemos que as negociações avançaram, já que, pela primeira vez, a administração estadual apresentou um documento com valores e prazos claros. Essa proposta possui elementos que devidamente corrigidos podem ser aceitos pela categoria”, explica o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).


Na assembleia, os professores ainda aprovaram uma contraproposta para ser entregue à Governadora Rosalba Ciarlini na noite de hoje, ocasião em que ela participa da abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), no Expocenter.
A categoria ainda aproveita a oportunidade para realizar uma mobilização no evento. A concentração dos docentes se dará na Sociedade Cultural e Recreativa dos Engenheiros Agrônomos de Mossoró (SCREAM), às 19h.

FETAM-RN envia 30 mulheres para Marcha das Margaridas



A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte enviou uma delegação composta de 30 mulheres para participar da Marcha das Margaridas, que aconteceu nesta terça e quarta-feira (16 e 17 de agosto), em Brasília. São trabalhadoras municipais das cidades de Mossoró, Natal, São Francisco do Oeste, Assu, Caraúbas, Carnaubais, Angicos, Caicó, Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado, Alto do Rodrigues, São Rafael, Macaíba, Porto do Mangue, Pendências e Upanema.

De acordo com Marilda Sousa, tesoureira da FETAM-RN, viabilizar a ida das mulheres à Marcha das Margaridas é uma forma de a federação fortalecer a luta das mulheres brasileiras, em especial das mulheres rurais.

"Historicamente, as mulheres tiveram seus direitos suprimidos. Até educação hálhes foi negado. Então, a Marcha das Margaridas tem sido um dos mecanismos de luta pelos direitos das mulheres, e nós da FETAM-RN estamos fortalecendo essa luta", destaca Marilda Sousa.

A marcha é coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), por 27 Federações – Fetags e mais de 4000 sindicatos.

Fonte: FETAM-RN

IMAGEM DO DIA!


Funcionários da Companhia Energértica do Rio Grande do Norte- COSERN em cima dos postes de energia do nosso município, fazendo o quê?

terça-feira, 16 de agosto de 2011

UERN abre pré-inscri​ções para Cursos por meio do PARFOR em Pau dos Ferros‏


CAMEAM-UERN abre pré-inscrições para Cursos de Biologia, Química, Matemática, Geografia e Letras-Espanhol, por meio do PARFOR.
Informamos que estão abertas novas inscrições para novos Cursos Superiores, no Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN, em cinco diferentes áreas:

1. Ciências Biológicas;
2. Química;
3. Matemática;
4. Geografia;
5. Letras-Espanhol.
.
Esses cinco cursos serão ofertados pelo CAMEAM, na forma PRESENCIAL e GRATUITA, por meio do PARFOR (PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES), programa do governo federal conduzido pela CAPES/MEC, e que se destina a formar PROFESSORES DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO, para ampliação da formação inicial dos Professores da Educação Básica.
Podem inscrever-se professores do RN e dos demais estados e municípios da federação, notadamente da Paraíba e da Ceará, que constituem a região da abrangência do Campus da UERN em Pau dos Ferros.

As pré-inscrições tiveram início no dia 03 de agosto e seguirão até o dia 10 de setembro, devendo ser feitas obrigatoriamente pela internet, no endereço eletrônico
http://freire.mec.gov.br/index-static/

Mais informações no calendário abaixo (as datas não terão prorrogação):

De 03/08/2011 a 10/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire;
De 11/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais;
De 09/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos pelas IES;
De 13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula pelas IES e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Esses cinco cursos ofertados pelo CAMEAM/UERN se dividem em 1ª e 2ª Licenciatura, conforme explicitado abaixo:

1ª Licenciatura: Ciências Biológicas
2ª Licenciatura: Matemática, Química, Geografia e Letras/Espanhol
Lembramos que os cursos do PARFOR, ofertados na modalidade presencial, para a formação inicial são os seguintes:
I. Cursos de 1ª Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
II. Cursos de 2ª Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, que atuam há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial;
Reforçamos as informações de que as pré-inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio da Plataforma Freire, no endereço eletrônico
http://freire.mec.gov.br.
Para outras informações e, também, para tirar dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail
pferros@uern.br ou pelo tel. 3351-2560/2275/3909 e procurar falar com a técnica Gerlania Medeiros, Secretária do Gabinete da Direção do CAMEAM.

Equipe de Coordenação do PARFOR no CAMEAM/UERN.

ANIVERSARIANTE DO DIA!!

Herisson Vaz, estudante de medicina na UNP está apagando velinhas hoje. Parabéns e muito sucesso!!

EX-PRESIDENTE LANÇA INSTITUTO LULA.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (15) o Instituto Lula, que sucede o Instituto Cidadania, em São Paulo. A criação da entidade foi formalizada durante assembleia que reuniu o ex-presidente, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e 38 pessoas que referendaram o estatuto da organização.
A atuação do instituto se dará principalmente na cooperação do Brasil com países da África e América Latina. O ex-presidente vem atuando nesta área desde que deixou a Presidência da República, no final de 2010.
O próprio Lula será o presidente de honra da entidade. A diretoria será composta pela ex-deputada federal por São Paulo Clara Ant, pelo ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Luiz Dulci, pelo tesoureiro da campanha de Dilma à Presidência, José de Filippi Júnior, e pelo ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos Paulo Vannuchi.
Fonte: rnpolíticaemdia2012

Adequação - Agentes da capital vão ocupar vagas de PMs em DPs no interior


Agentes de Polícia Civil lotados em Natal serão remanejados para cidades da região Oeste do Estado para ocupar as funções que estavam sendo exercidas indevidamente por policiais militares. Uma determinação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) ordenou a saída ontem de 20 PMs que exerciam função de investigadores em delegacias do interior. Por causa disso, em Apodi, a 337 quilômetros de Natal, a unidade policial amanheceu fechada, sem atendimento à população. Ao todo, 78 militares deixarão as DPs em todo o Rio Grande do Norte, em cumprimento de um acordo feito com o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN) para o fim da greve da categoria, ocorrida no último 14 de julho.


Medida atende exigência feita pelo Sinpol para o fim da greve na Civil, diz Rocha Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
A equipe do Diário de Natal ligou para a Delegacia Regional de Apodi na manhã de ontem. Ao invés de um policial atender a chamada, foi o agente penitenciário Carlos Alberto, que trabalha no Centro de Detenção Provisória local, que recebeu a ligação. Segundo ele, a unidade não estava realizando atendimento ao público, pois nem mesmo o delegado responsável, Clayton Pinho, compareceu ao prédio ontem. A equipe ainda procurou falar com o delegado, mas ele não foi encontrado. A DP contava com cinco policiais militares exercendo função de investigador.

Já em Caraúbas, a 296 quilômetros de Natal, um PM trabalhava na delegacia. Porém, para o agente Civil José Lopes, que trabalha na unidade, mesmo a retirada de um só policial vai fazer falta. "Porque aqui temos apenas quatro agentes e um deles vai retirar licença prêmio. Já não temos delegado ou escrivão e ficamos nós somente para fazer o revezamento do serviço". A cidade em que haverá maior quantidade de remanejamento será Mossoró. No entanto, essa ainda não sofreu alteração no seu quadro de PMs nas delegacias.

O titular da Sesed, Aldair da Rocha, explica que a saída dos militares das delegacias foi uma das exigências do Sinpol para que acabasse com a greve. A princípio, apenas 20 deles serão retirados. "Priorizamos a região Oeste para fazer essa remoção, mas atingirá todo oestado". Um levantamento está sendo feito para saber quais as delegacias irão necessitar do envio de agentes de Natal. (PS)

Fonte: Diário de Natal

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acari: Vicentinho lança candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado em 2014


Em Acari, sua terra natal, deputado federal Vicentinho lançou...
... Candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado em 2014


Durante a comemoração dos 16 anos do PT de Acari, no último sábado(13), o deputado federal Vicentinho lançou a candidatura da colega de partido, deputada federal Fátima Bezerra, ao Senado em 2014.
“Está mais do que na hora da deputada federal Fátima Bezerra buscar uma vaga no Senado”, disse Vicentinho.
E acrescentou: “Suas lutas e conquistas em favor do povo potiguar e sua trajetória política credenciam Fátima a ser senadora e isso seria ótimo para o Rio Grande do Norte”.
Todos os presentes ao evento aplaudiram as palavras de Vicentinho.
A deputada federal do PT é um dos nomes para disputar o Senado em 2012. E é um nome forte. Fátima foi a deputada federal mais votada na eleição de 2010 no Estado.

Solenidade

A solenidade em comemoração aos 16 anos do PT de Acari foi bastante prestigiada.
Além de Fátima de Vicentinho, que foram homenageados, estiveram presentes ao evento os prefeitos Antônio Carlos(Acari); Francisco Medeiros(Parelhas), Iranilton Pereira(Santana do Seridó) e Dr. Bezerra Neto(São Vicente).
Também compareceram Isaías Cabral, pré-candidato a prefeito de Acari, Gilberto Costa, vice-prefeito de Caicó, além de lideranças políticas do PT de vários municípios do Seridó.
Fonte: Jornal a Tromba

domingo, 14 de agosto de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA!!



Parabéns a gatinha Ana Luíza que hoje está apangando velinhas. É isso aí, muito festa e felicidades!!

Parabéns aos Pais!!