sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paula Fernandes no aniversário de Pau dos Ferros


Durante o show que fez na noite desta quarta-feira (20), no Teatro Riachuelo, em Natal, a cantora Paula Fernandes já anunciou que no mês de setembro estará de volta ao Rio Grande do Norte.
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, filho do deputado estadual Getúlio Rêgo, ambos do DEM, já contratou a musa do Rei Roberto Carlos, para cantar em Praça Pública, no aniversário do município (04 de setembro).
“Quero mandar um abraço ao prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, que se encontra aqui. Estaremos cantando na festa de comemoração pelo aniversário da cidade”, disse a musa do Rei Roberto Carlos antes de encerrar o show.
Em Natal, Paula Fernandas voltou a usar o vestido que ganhou de Roberto Carlos

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAPACITAÇÃO DOS APICULTORES PROMOVIDA PELO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS NA COMUNIDADE DE MALHADA ALTA



Servidores do Estado recebem mês de abril nos dias 28 e 29

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte fará o pagamento dos servidores, referente ao mês de abril, nos dias 28 e 29 do mês corrente. Ou seja, na quinta e sexta-feira da próxima semana. Os servidores com matrículas terminadas entre 1 e 5 receberão no dia 28 de abril. Já aqueles de matrículas com final 6 a 0 receberão no dia 29 de abril.

Segundo o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Manoel Pereira, neste momento o Governo do RN vem buscando de todas as formas fazer o pagamento da folha dentro do mês. “Assim foi feito em janeiro, fevereiro, março e agora em abril”, disse.

Quanto ao Calendário Anual de Pagamento, o secretário disse que apesar do esforço para se pagar os servidores dentro do mês, ainda não há condição para o anúncio do calendário. ”Estamos fazendo ajustes financeiros e uma inspeção permanente na Folha de Pessoal para cumprir a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)”, disse Manoel Pereira.

FÉRIAS

O secretário Manoel Pereira disse que de janeiro para cá o pagamento das férias em atraso está sendo feito de forma gradual. Em janeiro, o Governo pagou aos docentes; em fevereiro receberam os técnicos administrativos da Educação; em março receberam todos os servidores que entraram de férias naquele mês e mais os servidores que deveriam ter recebido em outubro e novembro de 2010.

“Agora, em abril, vamos pagar os que entram de férias neste mês e mais os que entraram de férias e não receberam em dezembro. Em maio vamos pagar os servidores que entrarem de férias em maio e mais aqueles que entraram de férias em janeiro e fevereiro. A partir de junho o pagamento de férias estará totalmente regularizado”, disse o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Presidenta Dilma fará homenagem a Tiradentes

A presidente Dilma Rousseff, mineira de nascimento, prepara um gesto político de forte peso simbólico para este feriado nacional de 21 de abril. A petista desembarcará em Minas Gerais, Estado governado por adversários do PSDB, para render homenagem a Tiradentes e aos heróis da Inconfidência Mineira.
Em Ouro Preto, Dilma será a oradora oficial na cerimônia de transferência das ossadas de três inconfidentes, Domingos Vidal Barbosa Lage, José de Rezende Costa e João Dias da Mota, que serão integradas ao Panteão, no Museu Nacional da Inconfidência., na antiga Vila Rica.
O local passará a guardar os restos mortais de 14 integrantes do movimento que, liderado por poetas, intelectuais, padres, coronéis, em 1789, reagiu contra a cobrança de impostos sobre o ouro, a chamada “derrama”, por parte da Coroa portuguesa.
O discurso da presidente, o primeiro a ser proferido em Minas Gerais depois da posse de Dilma, reverenciará os heróis mineiros como os primeiros a reagirem contra a dominação e a arbitrariedade.
São políticos de Minas dois dos principais líderes da oposição, cuja tribuna hoje é o senado: Aécio Neves (PSDB), potencial adversário de Dilma em 2014, e Itamar Franco, ex-presidente da República e ex-governador do Estado.
Quase 70 anos após a inauguração do Panteão no Museu da Inconfidência, os restos mortais dos três inconfidentes mineiros serão finalmente depositados no salão do edifício histórico. Desde 1942, o recinto guarda as ossadas de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga e outros 11 revoltosos. Os restos mortais dos inconfidentes foram transferidos para Ouro Preto depois que o então presidente Getúlio Vargas determinou que fossem exumados na África e repatriados, na década de 1930.

21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES



“Hoje comemoramos a luta e a persistência, de uma pessoa que acreditava em um país melhor e longe dos abusos cometidos pelos governantes” Cabo Heronides
TIRADENTES - (Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes (tenente), comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.

Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi à independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.

Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos (feita por Portugal) era cada vez mais alta.

O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.

A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.

Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traíram-os, denunciando o movimento ao governador.

Tiradentes achava-se, nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

SENTENÇA

Veja parte da Sentença prolatada em 18 de abril de 1792:
“PORTANTO, condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas, a que, com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica onde, em o lugar mais público dela, será pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma e o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregados em postes, pelo caminho de Minas no sitio da Varginha e das Cebolas aonde o Réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique, e não sendo própria, será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados, e no mesmo chão se levantará um padrão, pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável Réu (...).”
IRONIA – PATRONO DA POLÍCIA MILITAR

Quis o destino ofertar a Tiradentes a homenagem de patrono da Polícia Militar porque durante sua vida foi um alferes, cargo que corresponderia hoje ao de segundo-tenente, e semeou ideais como o desejo de liberdade, que inspirou a luta pela independência do País.
“Enquanto o pouco tempo em que esteve vivo, a corporação não o reconheceu pelos seus trabalhos, pagava-o um baixo salário e não lhe deu uma ascensão na carreira, ocasionando o seu afastamento da instituição”, comenta o Cabo Heronides.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Com a proclamação da República no Brasil em 1889, os militares precisavam de um símbolo de luta e resistência pela independência do Brasil, foi ai que surgiu a figura de Tiradentes. Durante todo o período imperial, a figura de Tiradentes estava esquecida e abandonada.

Concorreram com ele, o Frei Caneca (Pernabuco) e Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul). Tiradentes ganhou pelo motivo de ser uma figura de Minas Gerais, estado bastante forte na representação política e militar no final do século XIX.

A VERDADE SOBRE TIRADENTES

O patrono da Polícia Militar chegou a se insurgir contra a corporação - na época Regimento de Cavalaria Paga, na qual serviu como alferes, o que equivaleria hoje ao posto de segundo-tenente -, reivindicando aumento de salário.

Pouco depois desse episódio, Tiradentes insatisfeito por não conseguir promoção na carreira e ainda inconformado com o baixo salário, abandonou a carreira militar para se dedicar a carreira de empreendedor de obras e dono de moinho.

Tiradentes não foi o principal líder da Inconfidência Mineira. Ele se tornou herói no processo judicial, na medida em que deu mais publicidade ao levante.

APARÊNCIA COM JESUS CRISTO

Os artistas inventaram para ele um rosto inspirado no de Jesus Cristo, como Cristo é protagonista de uma paixão e sua caminhada até a forca ecoa o trajeto do Calvário. Consta que nos três anos em que permaneceu preso, marcados pelas privações, interrogatórios, expectativa da morte e pela assistência dos padres, Tiradentes deixou-se tomar pela religiosidade. Ao subir ao cadafalso, beijou os pés do carrasco, depois rezou o credo: era como um Cristo entregando-se à sua morte.

A realidade é que a sua aparência é bastante diferente da qual foi criada.


“A história de Tiradentes relata que somente através da luta as mudanças acontecem, às vezes estamos vivos para vê-las e outras não. Mas o importante é que participemos desta mudança, e deixemos nossa contribuição”, declara o Cabo Heronides.
Tomamos para nós policiais militares de todo o Brasil a frase escrita na bandeira de Minas Gerais:
 
"LIBERDADE AINDA QUE TARDIA"


 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mega-sena pode pagar nesta quarta-feira o 6º maior prêmio da história

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (20), o maior prêmio de 2011, no valor de R$ 70 milhões, para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.276 acontece a partir das 20h (horário de Brasília).

Os volantes devem ser registrados até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica do país. O preço da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 2.

Se for sorteada, a bolada, de acordo com a Caixa Econômica Federal, será o sexto maior prêmio da história da Mega-Sena, que já pagou R$ 194,4 milhões na Mega da Virada de 2010. O prêmio de R$ 70 milhões pode render quase R$ 420 mil por mês, se for aplicado na poupança.

Loterias no feriado
Devido aos feriados desta semana, as loterias da Caixa terão algumas alterações. Não haverá sorteios na quinta-feira (21) e sexta-feira (22). A Lotofácil, que seria sorteada na quinta, terá seu sorteio antecipado para esta quarta-feira. Já Dupla-Sena, que seria sorteada na sexta, terá seu sorteio realizado no sábado (23). Os sorteios da Mega-Sena não sofrerão alterações.

Energia fica 9,86% mais cara no RN

Aneel autoriza reajuste de tarifas da Cosern a partir desta sexta. Aumento para consumidores residenciais será de 9,70%

A partir desta sexta-feira, 22 de abril, mais de um milhão de consumidores de energia elétrica no Rio Grande do Norte terão suas tarifas reajustadas em 9,86%. O aumento médio foi autorizado na tarde de ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência reguladora determinou um reajuste menor que o pleiteado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), cujo pedido era de 13,81%, com impacto médio para o consumidor de 11,60%. A medida atingirá 1,131 milhão de unidades consumidoras no estado, dos quais 291.355 estão em Natal.

A Aneel autorizou um reajuste de 9,70% da tarifa para energia de baixa tensão (abaixo de 2,3 kilowatts), que é aplicada para os consumidores residenciais, responsáveis por 32,50% do consumo de energia no estado e que representam 85,43% do mercado total. Já para o consumo de alta tensão (de 2,3 a 230 kV), como é o caso das indústrias e comércios de médio e grande porte, o aumento da tarifa será de 10,27%.

Para calcular os índices de reajuste, o cálculo da Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Segundo informações da Cosern, os encargos setoriais e tributos pesam nos custos da empresa, representando cerca de 33% da receita total da companhia, juntamente com a compra e transmissão de energia, que também representa aproximadamente 38%, e juntos são responsáveis por cerca de 71% da receita total. Com os 29% restantes, a concessionária de energia elétrica cobre os custos de operação e manutenção do sistema elétrico, atendimento aos consumidores, administração do serviço prestado e remuneração dos investimentos

Antes da aprovação pela Aneel, as concessionárias encaminham informações econômicas e um índice com o reajuste pleiteado. Os dados são usadoscomo referência para análise da área técnica, que sinaliza o índice a ser reajustado para a aprovação da diretoria em reunião pública. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas. A Aneel ressalta ainda que a aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o governo federal.

Consumo médio de energia elétrica no RN

O consumo médio das diversas classes de consumo em 2010 foi de 3.990 kWh/mês. Já o residencial, que representa 85,4% do total de consumidores da Cosern, em 2010, foi de 131 kWh. Apenas no ano passado, o consumo de energia no estado cresceu 8,9%.

Classes % Consumo % Consumidores

Residencial 32,50% 85,43%

Industrial 27,90% 0,46%

Comercial 18,80% 6,60%

Rural 7,10% 5,84%

Outros 13,70% 1,66%

terça-feira, 19 de abril de 2011

Já se passaram 60 dias que os Fornecedores de leite não recebem dinheiro.

O blog recebeu informações de que vários fornecedores de leite, que fazem entregas nas pasteurizadoras, que, por sua vez, vendem para o governo do estado, há vários dias não recebem um centavo pelo serviço.

Segundo a fonte, são dois meses sem receber um real pelo fornecimento, totalizando quatro quinzenas, já que os valores são repassados a cada quinze dias.

Não se sabe se o governo do estado está atrasando os repasses para as empresas de pasteurização ou são os empresários que não pagam...

O que se sabe realmente é que os pequenos produtores estão sendo prejudicados, vez que encontram dificuldades dia-a-dia, por falta do pagamento pelos serviços prestados.

Vereadores e Vereadoras do PT do Médio e Alto Oeste prestaram homenagem a educadora Eliane Bandeira pelo belo trabalho a frente do Projeto Mova Brasil



No mesmo encontro em que prestaram homenagem os vereadores Pôla Pinto, Lívia , Lucélia e Raimundo Canuto enfatizaram a importância do programa e agradeceram a coordenadora do Programa MOVA Brasil , Eliane Bandeira pela forma brilhante que conduziu o projeto no Estado do Rio Grande do Norte e em nossa região.

I Encontro de Vereadores e Vereadoras do PT do Médio e Alto Oeste

Vereadores/as: Ivanildo (Caraúbas), João Maria( Olho D´Água dos Borges), Pôla Pinto( Messias Targino)
Lucélia ( Patu), Raimundo Canuto( Janduís), Lívia ( R. Fernandes), Corrinha( Alexandria)
Eliete ( Umarizal) e Braga( Janduís)



Patu sediou no último sábado (16/04) o I Encontro de Vereadores e Vereadoras do PT do Médio e Alto Oeste do Estado. O encontro foi realizado no Santuário do Lima e foi promovido pelos mandatos dos vereadores, Raimundo Canuto de Brito (Janduís), Lucélia Ribeiro Dantas (Patu) e de Pôla Pinto (Messias Targino).

O encontro teve como principal objetivo promover o intercâmbio entre os mandatos dos vereadores através de relatos de experiências vivenciadas pelos edis em seus respectivos municípios e contou com a participação do Diretório Estadual do partido na pessoa do dirigente Olavo Ataíde e dos vereadores dos seguintes municípios: Ivanildo Fernandes (Caraúbas), João Maria (Olho D`água do Borges), Pôla Pinto (Messias Targino), Lucélia Ribeiro (Patu), Raimundo Canuto (Janduís), Lívia Sonale (Rafael Fernandes), Corrinha (Alexandria), Eliete (Umarizal), Luís Bento (Marcelino Vieira) e Braga (Janduís).

Durante o encontro cada vereador e vereadora fez um relato sobre as principais ações desenvolvidas pelo mandato em seus municípios, destacando as principais bandeiras de lutas.

Depois de uma ampla discussão os vereadores presentes, decidiram a continuação da articulação com reuniões trimestrais, no sentido de promover novas discussões sobre temas que visem o fortalecimento da atuação dos parlamentares petistas. O II encontro de vereadores e vereadoras do PT, acontecerá no mês de julho, em Rafael Fernandes ou Luís Gomes.



19 de Abril, dia do Índio!!


O poeta é uma caixa de surpresas ! Autor: Damião Metamorfose.

Plantas têm: caule, flor, folha e raiz
E os seus frutos precisam ter sementes.
Para serem fecundadas no solo,
Resistindo estiagens e enchentes.
Meu intento também é fecundar
Boa parte do mundo, com repentes.

*

As estrofes compostas são presentes
Cada verso é um membro do composto.
Cada estilo é um tiro no espaço
Na intenção de atender a qualquer gosto.
E o poeta que desrespeita as regras
Do Cordel, rema no sentido oposto!

*

Tento sempre em meus versos por bom-gosto,
Basta só acrescer um instrumento.
E o refrão pode se criar de um mote
Ou até inventá-lo no momento.
Se o poeta é uma caixa de surpresas,
Mais surpresa é o que vem do pensamento!

*

Se o poeta tem bom conhecimento,
Desse dom que Deus deu, usa pro bem.
E não perde o seu tempo arquitetando,
O ataque pra denegrir alguém.
Se o Orkut só tivesse Poetas,
Não sumia o Orkut de ninguém!

*

O verdadeiro poeta também
Tem seu brilho na hora de expressar
Sentimentos, que afloram da alma
E também todos têm seu linguajar.
No cordel, somos todos parecidos,
Diferentes, na forma de pensar!

*

Tem poeta que basta decorar
Sai mostrando e dizendo: esse é de graça.
Vai ao bar e recita pros pinguços,
Ganha em troca uma dose de cachaça.
Eu não sei ser metido ou convencido,
Vaidade pra mim é uma desgraça!

Ação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rafael Fernandes

O SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE RAFAEL FERNANDES EM PARCERIA COM O SENAR ESTARÁ PROMOVENDO NESTES DIAS 19 E 20, UMA CAPACITAÇÃO PARA 15 APICULTORES NA COMUNIDADE MALHADA ALTA, SENDO O PRIMEIRO CURSO: FORMAÇÃO DE PREÇO.

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE RAFAEL FERNANDES, NOSSO COMPANHEIRO PRA TODA A VIDA!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Água Nova sofre com precário abastecimento de água

É comum em nossa região Nordeste a população sofrer pela falta de água no periodo de estiagem, em virtude da ausência de chuvas e consequentemente da falta de planejamento políticos para sanar tal situação.

Que não é o caso de Água Nova. Existe muita água no resevatório que abastece nosso município. No entanto, há muitos anos que a população sofre com o abastecimento precário de água. E nos últimos dias, esta situação se agravou, o abastecimento está sendo feito de forma fracionada, quando é feito. Algumas ruas, são mais prejudicadas do que outras, como a Jose Bezerra e suas travessas. A comunidade está sendo muito prejudicada, o funcionamento da Escola Municipal Manoel Raimundo foi(está) comprometido, ocorreu de ter dias sem água para limpar salas, banheiros e os alunos beberem. Quando procuramos a responsável direta pelo caso que é a CAERN, explicam que a causa é uma deficiência nos equipamentos(canos e outros), devido ao tempo de existência, estes não atendem a demanda da população que aumentou.

Por que que a Prefeitura municipal de Água Nova junto a Caern sabendo qual a causa do problema não o resolvem?

É justo a população pagar por um serviço e não usufruir deste como deve?

Convenhamos, o que falta é vontade e ação política para resolução deste problema, tanto da prefeitura municipal quanto da Caern.

Professora Rosineide Nascimento

domingo, 17 de abril de 2011

ACUMULOU !!!

Nenhum bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.275 da Mega-Sena sorteadas na noite deste sábado e o prêmio acumulou.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso pode pagar R$ 70 milhões.

Os números sorteados nesta noite em BARRA DO BUGRES (MT) foram:



02 - 14 - 48 - 55 - 58 - 60