sábado, 5 de março de 2011

Programa MOVA Brasil


O Programa é inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobrás, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.

Metodologia

Fundamenta-se nos princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os Temas Geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos.

Objetivos

  • Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos;

  • Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos;

  • Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo;

  • Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.

Coordenação Estadual do Mova-Brasil realizou seleção no Alto Oeste

Eliane Bandeira( coordenadora estadual do programa)


A coordenadora estadual do MOVA- Brasil, Eliane Bandeira e a coordenação pedagógica do programa estiveram em Rafael Fernandes para realizar a seleção para coordenador(a) e monitor(as) que atuaram na região do Alto Oeste. Participaram do encontro, candidatos (as) a monitores(as) da cidade de Água Nova, Rafael Fernandes, Pau dos Ferros, Itaú e Severiano Melo, estes formarão o núcleo do Alto Oeste, que será sediado na Associação dos Moradores de Água Nova, no referido muncípio. O programa funcionará no nosso município pelo terceiro ano consecutivo, dando oportunidade aos nossos jovens e adultos que não puderam se alfabetizar, contribuído assim para redução do analfabetismo.

Aniversariante do dia!!


O blog parabeniza a linda Maria Eduarda, que hoje está de idade nova e comemora com muita festa seu aniversário.Parabéns !!! que Deus continue te abençoando hoje e sempre!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Estão abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA e para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS.


A coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Departamento de Letras – DL/CAMEAM/UERN faz saber que estarão abertas as inscrições ao Exame de Seleção para admissão aos Cursos:
a) Especialização em Linguística Aplicada; e b) Especialização em Literatura e Estudos Culturais, conforme datas abaixo:
INSCRIÇÕES
• Seleção interna: de 10 de março de 2011 a 22 de março de 2011.
• Seleção externa: de 10 de março de 2011 a 25 de março de 2011.

1. O Departamento de Letras está oferecendo um total de 46 (quarenta e seis) vagas, 26 para Linguística Aplicada e 20 para Literatura e Estudos Culturais, vinculadas às seguintes linhas de pesquisa: 1) Descrição, ensino e aprendizagem de línguas; 2) Gêneros textuais, discurso e ensino; 3) Literatura, cultura e ensino.
2. Para efetuar a inscrição, além do comprovante de pagamento da taxa de R$ 10,00 (dez reais) a ser depositada nominalmente, ou por transferência, na conta corrente: 49.375-9, agência: 0036-1, do Banco do Brasil (não serão aceitos depósitos em envelopes no auto-atendimento), o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: 1) formulário de inscrição, fornecido pela secretaria do Departamento de Letras e pela secretaria dos cursos de Especialização, devidamente preenchido, acompanhado de 2 (duas) fotografias 3x4 recentes; 2) cópia do diploma ou certidão de graduação nos cursos de Letras ou áreas afins (considere-se como áreas afins: Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais, História, Antropologia e Filosofia), ou, no caso de não ser graduado em uma destas áreas, o candidato deverá apresentar, além do comprovante de graduação, o comprovante de experiência profissional de no mínimo 2 anos na área de ensino de Língua e/ou Literatura. O candidato poderá apresentar, condicionalmente, uma declaração da instituição, caso tenha concluído todos os créditos e esteja aguardando a colação de grau; 3) cópia do Histórico da Graduação; 4) Curriculum Lattes comprovado; 5) cópia da Identidade e do CPF.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mineiro participa de audiência pública sobre chuvas no RN

O deputado Fernando Mineiro participou, na manhã desta quarta-feira, da Audiência Pública sobre a prevenção contra as enchentes no Estado. Com o tema “Medidas de Mitigação e Prevenção de danos provocados pelas chuvas no período de Inverno nos Municípios do Estado”, o evento ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa.

A atividade contou com a participação de representantes da Defesa Civil do Governo do Estado, Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Emparn, Secretaria de Justiça e Cidadania, Dnocs, DER e das Prefeituras dos municípios pertencentes às regiões mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Norte.

Segundo Mineiro, na audiência houve o anúncio de que o Rio Grande do Norte poderá ter chuvas acima da média. "Como os reservatórios estão hoje com capacidade próximo a 80%, preocupa a perspectiva de chuvas acima da média em março/abril", ressaltou o parlamentar.

Para ele, os diagnósticos sobre a perspectivas dos impactos das chuvas são fundamentais, mas é preciso ir além, com ações concretas de prevenção. Os impactos negativos das chuvas são decorrentes não da quantidade das águas mas da ocupação irracional e irregular dos solos. No caso do RN, os desastres relacionados às chuvas tem muito a ver com a falta de gestão permanente e integrada dos reservatórios. "É preciso redefinir o papel da Defesa Civil e garantir (re)estruturação do setor", disse o deputado.
Fonte: Assessoria do Mandato

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CONVITE MISSA DE UM ANO DO INESQUECÍVEL CLEONIO OTAVIANO



Familiares de Cleonio Otaviano Almeida Souza (Cigano),  convida a todos os amigos e comunidade em geral a participarem da missa de um ano de seu falecimento.

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição  - Pau dos Ferros/RN
Dia: 06/03/2011 às 08h

Local: Capela de São Pedro - Perímetro Irrigado - Pau dos Ferros/RN
Dia: 12/03/2011 às 16h30min.


"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." 
(FERNANDO PESSOA) 


LOCAVEL RECOLHE VIATURAS E CIDADES DO INTERIOR FICAM SEM POLICIAMENTO OSTENSIVO

 
 
Existem pelo menos duas cidades do interior do Rio Grande do Norte que não possuem sequer uma viatura para atender às ocorrências. Os policiais de Passagem, a 80 quilômetros da capital, e Ielmo Marinho, a 50 quilômetros, não dispõem de veículos para trabalhar. Os carros foram enviados para manutenção, mas devido ao débito do Governo com a empresa Locação de Veículos e Serviços Ltda (Locavel) não retornaram.

Além dessas cidades, a Companhia de Turismo da PM em Natal também teve baixa de duas viaturas, em um total de oito. O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo, garantiu que o problema estará solucionado em breve.

Na tarde da última quinta-feira, a reportagem acompanhou a transferência dos carros do quartel da PM para o caminhão-cegonha. Os adesivos postos na lataria indicavam a cidade de origem da viatura. Além de Passagem e Ielmo Marinho, também embarcaram no caminhão, veículos de Fernando Pedroza e Assu. Outras estavam sem identificação.

A reportagem entrou em contato com o sargento Hugo do Nascimento, comandante do destacamento da PM em Passagem. À reportagem, ele revelou que está trabalhando sem viatura. “Só tinha uma. Aí mandei pra Natal para trocar o óleo e fui informado que não voltaria porque tinha uma dívida do Governo com a locadora. A saída que encontrei foi pedir uma emprestada de Goianinha para ficar aqui nos finais de semana”, esclareceu.

Se a situação está difícil em Passagem, onde existem 3 mil habitantes, pior ainda está em Ielmo Marinho. Lá, a polícia que presta serviço aos 12.188 moradores também está sem viatura, mas não há os paliativos como em Passagem.

“Há 10 dias enviei para o quartel, pois o carro estava com um problema. Liguei hoje [ontem] e soube que não haverá liberação. O comando ainda não deu uma resposta para nós. Sem dúvida, o nosso trabalho fica mais difícil, tinha uma intimação para entregar e não fiz”, lamentou o sargento José Aparício, comandante do destacamento do município.

O comandante da PM garantiu agilidade na resolução do problema. “Viajo hoje [ontem] para Mossoró e este assunto será tratado. Temos viaturas próprias de reserva e faremos um esforço para completar onde está faltando”, disse o coronel Araújo.

A reportagem telefonou para os destacamentos da PM e para as delegacias da Polícia Civil das cidades de Fernando Pedroza e Francisco Dias, cujos veículos também foram recolhidos. No entanto, o contato não foi concretizado e as realidades desses municípios não puderam ser constatadas.

Frota será substituída após o pagamento

Representantes da Locavel, empresa responsável por contrato de aluguel de 300 viaturas para as polícias Militar e Civil no RN, estiveram na manhã de ontem em Natal para ouvir o Governo do Estado. A reunião com o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Airton Ferraz, serviu para informar oficialmente sobre a decisão de quitar a dívida que atinge os R$ 3,3 milhões. Apesar disso, um dos diretores da Locavel disse que a empresa permanece sem caixa para repor as viaturas quebradas até que realmente o dinheiro seja transferido.

“O secretário informou que até o dia 15 o pagamento será efetuado. Mas paramos de consertar e substituir as viaturas por falta de caixa devido à dívida e continuamos na mesma situação. Liberado o recurso, agiremos o mais rápido possível para colocar os carros nas ruas”, informou o diretor financeiro da Locavel, Danilo Ricardo Barreto. O diretor veio de Recife, onde fica a sede da empresa, para constatar a oficialização da quitação do débito do Governo.

Danilo esclareceu que o contrato previa que houvesse 10% da frota à disposição para substituição; no caso do RN, essa porcentagem representava 30 veículos. “Na Região Metropolitana, o tempo para substituição é de duas horas. Nas cidades do interior, 24 horas”, disse.

Apesar do aparente desgaste da empresa com o governo devido à dívida, o diretor financeiro negou que o contrato de locação fosse encerrado após o pagamento. “O dinheiro que será repassado pelo Governo do RN até o dia 15 nos dá um novo fôlego. Temos mais, no mínimo, um ano de contrato e iremos cumprir”, afirmou Danilo Barreto.

A reportagem voltou a conversar com Airton Ferraz. Para ele, “está tudo resolvido”. “Os recursos virão de um convênio com o Detran e a data que passei para vocês [15 de março] é o limite para se cumprir os trâmites burocráticos. Com o pagamento efetuado, os serviços, que já não foram muito abalados, voltarão ao normal”, informou o secretário adjunto, enquanto reiterava que não houve recolhimento das viaturas e sim retenção por falta de manutenção.

FONTE: Tribuna do Norte