sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estilo BBB: "normal" de se viver?


Em 11 edições até o momento, o BBB tornou-se a principal poupança da rede Globo, milhões de reais são investidos nesse programa a cada paredão, através de ligações feitas pelos telespectadores, durante as votações, o que representa um número altíssimo mesmo se eliminarmos os que não tem acesso a informação. Sem contar em tantos produtos que são inventados e consumidos pelo povo que engordam e sustentam ainda mais um dos maiores caixas da Globo. Começando dos que pagam para votar até os que compram ringtones, papéis de parede e outros produtos somam uma relevantíssima quantidade de milhões de reais.

O que mais tenho questionado é o seguinte: o que leva tantas pessoas a consumirem esse produto chamado Big Brother Brasil? Esse tipo de consumismo, referente ao gênero em questão, apresentam inúmeros sintomas que afetam as pessoas psicologicamente, socialmente e fisicamente. Muitos não se dão conta disso, pois são encobertos pelo “manto da normalidade”. E como esse manto é vasto e a mídia manipuladora ajuda a mantê-lo, os que não se enquadram na normalidade da sociedade é considerado doente. E essa ideologia da normalidade nos mostram que quem acompanha o BBB é um individuo que aprende a conviver com os outros na medida em que visualiza as vivencias daqueles participantes. Mas aprender exatamente o que? A competir? a naturalizar as diferenças sociais? A ter excessos de comportamentos descontrolados? A distorcer a própria imagem corporal? A fazer uso de fofocas e falatórios bobos que não levam a um crescimento intelectual, espiritual e social? a não a ser ao crescimento social segundo as normas da nova “normalidade”. Chegamos ao fundo do poço e as pessoas têm cavado a cada dia mais esse poço por causa de uma ideologia falsa e sem escrúpulos

Acrescentando uma pitada de Capitalismo podemos compreender a receita desse sucesso: o manejamento de seres humanos através do manejo dos objetos. Pior ainda é saber que os seres humanos são os próprios objetos que são expostos todos os dias em uma casa extraordinária que vende tudo. E esse "tudo" leva ao exagerado lucro, através da oferta de bem materiais e serviços para que o capitalismo imperante se fortaleça mais e os objetos (seres humanos) sejam mais e mais usados e destruídos de forma que seus sonhos se tornam ideologias baratas, sem lucro, por isto sem possibilidade de ser realizado, ou seja, inútil.

Quase todo o mundo se rende a esse estilo de normalidade, ainda bem. Porque esse “quase” significa a existência de milhares de pessoas revolucionárias e espirituais que aproveitam seu tempo, não em assistir o BBB, mas, em orar por essas e outras tantas vidas que estão sendo usadas e, outros, em construir sonhos e projetos para erradicar a cegueira dos que ainda se iludem...Tudo isso em prol de um mundo melhor. Fique de Olho e diga NÃO a toda essa normalidade sem sentido.

*Clayse-Anne Medeiros

Fonte: blog do caramurú


Gordo do frigorífico é assassinato.



No início da noite de ontem, o Sr. FABIANO ALVES BEZERRA, conhecido por : Gordo do frigorífico, 28 anos, residente à Rua José Florêncio, foi assassinato a tiros na calçada de sua residência; os disparos atingiram a cabeça, e o abdômena da vítima; e sua esposa FRANCISCA ELIECÍ PEREIRA DA SILVA, foi atingida por um dos disparos no abdômen e levada as preças ao Hospital Regional.  Até o momento a polícia não tem pistas do assassino. O corpo foi levado pelos perítos do ITEP da cidade Mossoró para necrópsia.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Partido dos Trabalhadores comemora 31 anos com quase 1,5 milhão de filiados


O Partido dos Trabalhadores ( PT), completa 31 anos de existência hoje, dia 10, o PT, conta hoje com 1.419.277 filiados e para comemorar a data, o partido realizará ato político nesta quinta-feira com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado. Também estarão no evento ministros, governadores, parlamentares, membros do diretório nacional, além de lideranças de todo o país. Durante a solenidade a direção nacional do PT restituirá ao ex-presidente Lula o cargo de presidente de honra do partido.

Organizado no início da década de 80 por sindicalistas, intelectuais, estudantes, líderes de movimentos sociais e de trabalhadores rurais, além de parlamentares de esquerda, o PT foi criado para dar voz às lutas reivindicatórias dos trabalhadores por melhores condições de vida e lutar pelo restabelecimento da democracia no Brasil.

Após 31 anos de vida, o PT está à frente do comando do país pela terceira vez - dois mandatos do ex-presidente Lula e, agora, com Dilma Rousseff. O partido governa cinco estados (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Rio Grande do Sul) e 560 municípios. No legislativo federal, o partido tem a maior bancada na Câmara, 89 deputados eleitos, e detém a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.166 vereadores.

Organizado em aproximadamente 4 mil diretórios municipais e com mil comissões executivas provisórias, o partido tem 60 mil dirigentes distribuídos por todo o país.


O evento de comemoração do aniversário do PT será realizado na quinta-feira (10), às 15h, no Teatro dos Bancários, Asa Sul, em Brasília.

Assessoria de Imprensa do PT Nacional

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Paralisados - Servidores do Itep de braços cruzados

A greve dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi iniciada na manhã de ontem, durante uma assembleia realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis da Segurança Pública (Sinpol/RN). Durante a assembleia, que foi iniciada por volta das 8h30 e contou com mais de 120 servidores, foi decidida a suspensão dos serviços por tempo indeterminado, como perícias, laudos, emissão de RG e atestado de antecedentes criminais. Uma das reivindicações da categoria é referente à regularização dos pagamentos da gratificação de plantão e do adicional noturno, referentes ao mês de janeiro. De acordo com o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, a situação estará regularizada até o final da semana.

Grevistas querem regularização de pagamento de gratificações Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

A presidente do Sinpol, Vilma Marinho, relatou que entrou em contato com o governo para discutir a situação e foi informada que seria feito um acordo, onde o pagamento seria repassado através de uma folha suplementar. Vilma afirmou que devido ao não cumprimento do acordo até o momento, cerca de 500 servidores de todo estado aderiram a mobilização e deram início ao movimento grevista. Com apenas 30% do efetivo em atividade, os serviços que continuarão a serem realizados pelo Itep serão os procedimentos relativos a flagrantes e o recolhimento e a liberação de cadáveres entre às 8h e 18h. As demais atividades serão paralisadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso informou que o motivo da interrupção das gratificações ocorreu por haver distorções na folha de pagamento de alguns funcionários. Segundo ele, os valores referente aos adicionais noturnos de algumas pessoas estariam sendo pagas de forma indevida. Porém na tarde da última segunda-feira, 7 de janeiro, a folha de pagamento já havia sido encaminhada à administração. A previsão é que até o final da semana, o problema esteja resolvido.

Fonte: Diário de Natal

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Beira-Mar e mais cinco traficantes cariocas são transferidos para Mossoró


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, desembarcou neste sábado no Rio Grande do Norte. Beira-Mar, que é um dos traficantes mais perigosos do país, veio transferido do presídio federal de Catanduvas para o de Mossoró. Ele chegou a cidade potiguar em um avião da Polícia Federal, escoltado por um forte esquema de segurança.

De acordo com o blog O Câmera, o avião trazendo o megatraficante carioca desembarcou por volta das 18h37 no Aeroporto Dix-Sept Rosado. Cerca de 80 agentes federais faziam o esquema de segurança. Junto com Beira-Mar desembarcaram também mais cinco presos para a cidade oestana. Contudo, os nomes desses não foram revelados.

Segundo a assessoria do Presídio Federal,  ao desembarcar em Mossoró, Beira-Mar foi direto para a unidade prisional, onde passou por revista e foi encaminhado para o isolamento, onde deve permanecer por vinte dias. Após cumprir o prazo, ele passará a conviver com os outros presos. Beira-Mar é considerado um dos traficantes mais perigosos do país.

FONTE: DIÁRI DE NATAL

Contratações não zeram déficit

Secretaria de Educação convocou mais de mil professores temporários, mas medida não deve resolver carência
Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

Apesar da Secretaria de Educação do Estado (Seec) ter lançado mão de recursos emergenciais para contratação de 1.032 professores temporários para o início deste ano letivo, que começa em dez dias, a medida ainda está longe de sanar os problemas com a falta de profissionais em sala de aula. Em 2010, a ausência de professores em diversas disciplinas, principalmente nas de cálculo, prejudicou o rendimento escolar de milhares de alunos na maioria das escolas do Rio Grande do Norte. A carência de professor leva em conta também a quantidade de profissionais que estão em processo de aposentadoria e aqueles que ainda vão dar entrada na documentação este ano. Até o final do ano passado, o número chegava a cerca de 1.300, aumentando o déficit para cerca de 3 mil professores a menos nas salas de aula.

A realização do concurso público para contratação de 3.667 vagas, já anunciado pela Seec, mas ainda sem data para o lançamento do edital, é o que viria, realmente, resolver o problema. De acordo com Pedro Guedes, do setor de Recursos Humanos da Seec, um ofício foi enviado à secretaria de Estado de Administração e Recursos Humanos e o processo já está na fase de seleção de uma empresa organizadora.

Segundo ele, a carência maior de professores são os das disciplinas de Matemática, Física, Química, Inglês e Biologia. Ele também ressaltou a importância de incentivar a classe, criando um incentivo para os professores. "Isso cria um impacto financeiro que agora não se pode arcar, mas está nos planos premiar os bons professores e as escolas que obtiverem os melhores desempenhos".

Faltam profissionais

Para agravar o problema, faltam profissionais no mercado principalmente para disciplinas de cálculo como matemática, física e química. Em algumas escolas dos RN faltam professores para praticamente todas elas. Segundo relato de Pedro Guedes, o problema é evidente em boa parte dos municípios do estado, agravando-se mais nas regiões do Mato Grande e do Alto-Oeste, devido à falta de ensino superior para essas áreas.

No último concurso, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 122 não conseguiram aprovar nenhum professor para ministrar a disciplina de química. A disciplina de física também não aprovou ninguém em 82 municípios e, ainda, em 38 municípios não houve aprovações em matematica e biologia. Na opinião de Pedro Guedes, uma das razões do problema está nas próprias instituições de ensino superior que ainda não interiorizaram suas atividades e oferecem poucas vagas para as licenciaturas de cálculo. Numa turma de 30 alunos de química que entram numa universidade, por exemplo, menos da metade consegue terminar o curso.

NÚMEROS

Quadro do magistério: 21 mil

Convocação de temporáros: 1032

Déficit de professores: 1.500

Previsão de aposentadorias: 1.300

Concurso programado para este ano: 3.667 vagas

No último concurso:

122 municípios não aprovaram professores de química

82 municípios não aprovaram para física

38 não aprovaram para matemática

38 não aprovaram para biologia

FONTE: DIÁRI DE NATAL