terça-feira, 3 de maio de 2011

O BLOG RN POLÍTICA EM DIA 2012 INICIOU EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO RN A OITIVA DE LIDERANÇAS POLÍTICAS QUE PLEITEIAM E/OU DISPÕEM DE CONDIÇÕES PARA ENFRENTAR A CAMPANHA VINDOURA. EM RAFAEL FERNANDES, O BLOG OUVIU OS VEREADORES LÍVIA SONALLE DO PT E JÓRIO DO PMDB, TENDO EM VISTA A ASCENÇÃO DE LÍVIA E A IMPORTÂNCIA DE JÓRIO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. APÓS A PUBLICAÇÃO DA ENTREVISTA DO VEREADOR JÓRIO, RECEBEMOS INÚMEROS E-MAILS E COMENTÁRIOS (QUE POR SEREM ANÔNIMOS, NÃO PUBLICAMOS), SOLICITANDO A PARTICIPAÇÃO DO EX-PREFEITO E ATUAL LÍDER DA OPOSIÇÃO MÁRIO OLIVEIRA. SALIENTAR VALE QUE É A PRIMEIRA E EXCLUSIVA ENTREVISTA DO EX-PREFEITO, QUE DESTA FORMA SAI DO SILÊNCIO.

COMO VOCÊ AVALIA SUA ADMINISTRAÇÃO, ENTRE O PERÍODO 2001/2008?
 
Considerando a situação em que encontramos Rafael Fernandes quando assumimos a prefeitura em 01 de janeiro de 2001, com certeza fizemos uma grande administração. Uma administração de reconstrução, de recuperação do respeito e da credibilidade que o nosso município havia perdido. Eu quero nesta oportunidade citar algumas obras e ações da gestão que melhoraram e foram fundamentais para as mudanças que aconteceram em Rafael Fernandes.
Como por exemplo:
Na área de infra-estrutura, em parceria com os governos estadual e federal, outras com recursos próprios, construímos 116 (cento e dezesseis) casas distribuídas por praticamente todas as comunidades rurais como: Gangorra; Gangorrinha; Espaduado; Varzinha; Bezerro; Lanchinha; Torrões; Boi Morto; Batalhão e Barracos dos Pescadores. E outras em várias ruas da nossa cidade, sendo que no alto, construímos um bairro inteiro, na formação das ruas Jamildo Fernandes da Costa, Paulo Diógenes e Ivone Pinheiro de Carvalho, bairro hoje denominado de Raimundo Justino de Oliveira que cresce e desenvolve de forma acelerada à partir dessa nossa criação. Beneficiamos, portanto 116 famílias do nosso município. Fizemos 96 (noventa e seis) reformas de casas também distribuídas entre a zonas rural e urbana do município, beneficiando assim 96 famílias da nossa comunidade. Construímos 02 (duas) passagens molhadas: em Malhada Alta (onde a população à época do inverno ficava ilhada e tinha apenas um tronco de árvore para atravessar) e na comunidade de Varzinha, outra grande e importante obra. Construímos mais uma obra importante na zona rural, que foi o abastecimento d’água do Sítio Cacimbas (Barracos dos Pescadores) e fizemos a recuperação e a ampliação dos sistemas de abastecimento d’água de Gangorrinha; Lanchinha e Malhada Alta, sendo que neste último construímos praticamente um novo sistema. Naquela época, ainda não existia esse grande programa “Luz para todos”, mas mesmo assim nós fizemos a eletrificação do Sítio Boi Morto e a complementação da eletrificação do Sítio Maretas, beneficiando várias famílias residentes nessas comunidades. Recuperamos por completo e ampliamos na cidade o Mercado do Produtor (Açougue Público). Fizemos a pavimentação de um trecho que dá acesso ao Sítio Batalhão e de 02 (dois) altos que dificultavam em período de chuva o acesso às comunidades de Batalhão e Barracos dos Pescadores, sendo que nessa última comunidade construímos uma Unidade de Beneficiamento do Pescado. Pavimentamos às ruas José Silva de Oliveira; Adauto Maia da Costa; Antonio Justino de Oliveira; Adelino Rodrigues e a travessa que liga última artéria à rua Egídio Chagas do Nascimento. Fizemos a complementação da pavimentação da Rua 21 de Outubro e iniciamos a pavimentação para a urbanização da Rua Egídio Chagas do Nascimento, próximo à Pizzaria Tarantela.
Na saúde, a principal preocupação do nosso governo foi zelar pelo bem maior de um município, que é o seu povo, foi sem dúvida o carro-chefe da nossa gestão. Fizemos uma grande reforma na Maternidade Maria Firmino Maia de Castro, adquirimos 03 (três) ambulâncias sendo 01 (uma) usada e 02 (duas) 0 km. Criamos o sistema de plantão dessas ambulâncias na Maternidade Municipal, onde as pessoas que precisavam de socorro médico tinham acesso a qualquer hora do dia, da noite ou de madrugada, não importando que fosse para atendimento na cidade de Pau dos Ferros ou nos casos mais graves em Mossoró, Natal ou outras cidades. Em Natal, tínhamos uma casa de apoio “exclusiva para o povo de Rafael Fernandes”, garantindo assim a estadia de quem precisava ficar por mais tempo para tratamento de saúde e para acompanhantes. Implantamos a Farmácia Básica do Município, onde qualquer pessoa que passasse por atendimento médico, era só procurar a Secretaria Municipal de Saúde e pegar o seu medicamento, onde tínhamos todo o cuidado com o nosso povo e graças a Deus nunca deixamos faltar medicamentos durante toda a nossa gestão. Tínhamos convênios com todas as clínicas das mais variadas especialidades na cidade de Pau dos Ferros como: endoscopia; ultra-sonografia; otorrinolaringologia; cardiologia; fonoaudiologia; exames laboratoriais e outros. Em parceria com o Ministério da Saúde, implantamos o Programa de Saúde da Família (PSF), com médicos, enfermeiros e odontólogos, que prestavam relevantes serviços à nossa população, tendo pela primeira vez atendimento médico também na zona rural. Implantamos também programas de distribuição de medicamentos aos hipertensos; diabéticos; cardíacos, saúde bucal e outros. Foram tantas e tantas ações realizadas na área da saúde que seria impossível citá-las todas. Tudo isso sob o comando voluntário da minha irmã Maria Alzira e de Dr. Augusto, que tão bem cuidaram juntamente com toda a nossa equipe, da saúde do povo de Rafael Fernandes. E que hoje, tem o reconhecimento de toda a população, pois para nós o mais importante era prestar assistência a todos sem distinção, sem discriminação.
Na educação, que foi outra grande prioridade da nossa gestão, cumprimos rigorosamente o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos nossos professores, garantindo assim todos os seus direitos. Fizemos a recuperação e a ampliação da Escola Municipal “Antonio Carvalho de Oliveira” onde construímos mais uma sala de aula, como também a ampliação da Universidade Infantil “Pedro Maria da Costa” (Casulo) e da Escola Municipal “Santa Luzia” do Sítio Cacimbas. Durante toda a nossa administração também fizemos a recuperação/preservação de todos os outros estabelecimentos de ensino localizados nas outras comunidades rurais. A nossa administração fazia a distribuição de material escolar a todos os alunos da rede municipal, como também a distribuição do kit do professor durante todo o período letivo. Para o transporte de estudantes, adquirimos um grande patrimônio para o nosso município, que foi um automóvel tipo Fiat Ducato para a Secretaria Municipal de Educação. E contratamos vários outros veículos que fizeram durante todo o nosso mandato, o transporte de todos os estudantes que moravam na zona rural para a sede do município. Além de tantas outras que foram desenvolvidas ao longo do nosso mandato.
Nos transportes, a exemplo das 03 (três) ambulâncias e da Ducato Fiat adquiridas por nós, adquirimos também, outro patrimônio que servia muito ao nosso povo durante a nossa gestão, uma Caminhoneta tipo D-20, além do cuidado de preservar toda a nossa frota, de caçamba e tratores, para prestar relevantes serviços ao nosso povo.
Na área da Ação Social, além de darmos toda a atenção as pessoas carentes que nos procuravam em busca de qualquer tipo de apoio para atender as suas necessidades básicas, implantamos em parceria com o governo federal programas importantes como o PETI – (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o PROJOVEM e o CRÁS – (Centro de Referência da Assistência Social), onde eram desenvolvidos programas de geração de renda como: oficinas de artesanato; estética (manicure e cabeleireiro) com a doação de kit’s para a iniciação na sua profissão, dentre outros programas.
Nos esportes, como forma de incentivar à prática desportiva, construímos uma quadra poliesportiva coberta para a prática de futsal, vôlei e outras modalidades, localizada no alto, às margens da Rua Egídio Chagas do Nascimento. Construímos também um campo de futebol localizado também no alto, hoje bairro Raimundo Justino de Oliveira, com uma caixa d’água para o sistema de irrigação do gramado, servindo também para o abastecimento de residências. Como principal modalidade praticada no nosso município, investimos nas equipes de futebol local, distribuindo material esportivo e disponibilizando veículos para o transporte dos atletas e dos torcedores, quando naquela época participávamos das maiores competições amadoras, não só à nível de Rio Grande do Norte como em outros estados, como exemplo a copa difusora de Cajazeiras/PB. Na nossa gestão, com todo o nosso apoio, pela primeira vez uma equipe de Rafael Fernandes foi campeã do tradicional torneio do DNOCS em Pau dos Ferros, onde participam as melhores equipes da região.
Na área cultural, entregamos ao nosso povo um espaço de multiuso que Rafael Fernandes tanto precisava. Desta forma construímos o Centro Cultural “Antonio Justino de Oliveira”. Foi, e é hoje, palco dos mais diversos eventos que ocorrem no nosso município. É o ícone cultural de Rafael Fernandes. A nossa administração deu total apoio a um grande patrimônio cultural do nosso município: a quadrilha junina “Arraiá do Seu Raimundo”, conhecida hoje nos quatro cantos do nosso estado e em estados vizinhos. Idealizamos a SECARF (Semana Cultural e Artística de Rafael Fernandes). Um evento diversificado que atraía visitantes de todos os lugares, movimentando a nossa economia e gerando emprego e renda com o aquecimento do comércio local. Do dia 18 ao dia 21 de outubro, o nosso povo vivia quatro dias de grandes festas, com uma programação que tinha desde cantadores de viola; danças folclóricas; apresentações culturais e dos artistas da terra, até grandes nomes de sucesso da nossa música nacional, quando trouxemos à Rafael Fernandes a cantora Cláudia Leite; as bandas Limão com Mel; Cavaleiros do Forró; Ferro na Boneca; Vicente Nery e Cheiro de Menina e outras. Transformamos a SECARF na segunda maior festa da nossa região, ficando atrás apenas da FINECAP de Pau dos Ferros. O término dessa grande festa era com a celebração da Emancipação Política do município de Rafael Fernandes.
Na agricultura, em parceria com o governo estadual, fazíamos a distribuição de sementes, e com recursos próprios executávamos os cortes de terra para todos os agricultores do nosso município, durante toda a nossa administração. Sem discriminação.
No tocante ao funcionalismo municipal, pagamos rigorosamente em dia durante toda a nossa gestão, cujo pagamento que era feito na sede da prefeitura, permitia que o dinheiro circulasse dentro do nosso município, impulsionando a economia local, fazendo com que os pequenos comerciantes se tornassem grandes empreendedores, surgiram nesse período, muitas pequenas empresas. Como também muitos profissionais liberais abriram seus negócios, como cabeleireiros, mecânicos, dentre outros, fruto deste equilíbrio financeiro da nossa administração, fazendo com que o nosso município tivesse um grande avanço nessa área. Se for feita uma análise imparcial, de forma fria, veremos o quanto Rafael Fernandes cresceu e se desenvolveu durante a nossa administração. Uma gestão democrática, sem discriminação, sem perseguição, sem autoritarismo e para todos.

O GOVERNO NICÓ JÚNIOR É VISTO DE QUE FORMA POR VOCÊ?

Uma administração que não valoriza a educação do seu município, negando por exemplo os direitos de seus professores conquistados através do Plano de Cargos, Carreira e Salários, permitindo que pela primeira vez tivéssemos uma greve no nosso município;
Uma administração que não investe no esporte, que não estimula o nosso jovem à prática desportiva, deixando o esporte num total abandono;
Uma administração que não valoriza a cultura, quando por exemplo deixa de apoiar hoje um dos maiores patrimônios culturais do nosso município que é a quadrilha junina “Arraiá de Seu Raimundo” que é tratada nos dias atuais, com discriminação;
Uma administração que transformou a nossa gigantesca SECARF, num evento comum;
Uma administração que permite que várias comunidades rurais fiquem sem seu abastecimento d’água por vários dias, voltando ao tempo das ancoretas, ocasionado pelo corte da energia por falta de pagamento;
Uma administração que não cuida da cidade, nem na sua limpeza e nem na preservação dos esgotos que estão a céu aberto em grande parte;
Uma administração onde a “saúde está doente”, pois falta praticamente tudo e a população quase toda só tem reclamado da falta de assistência;
Uma administração que não avançou; que tinha um Plano de Governo que prometia transformar Rafael Fernandes num “paraíso” e hoje todas as mudanças ocorridas foram negativas para o povo;
Uma administração que perde por falta de coerência, aliados importantes, como o vereador Arimatéia, hoje Presidente da Câmara e o PT (Partido dos Trabalhadores) da Presidenta Dilma, que aqui é tão bem representado pela sua líder a vereadora Lívia Sonalle, que poderia ter o seu potencial aproveitado, pela grande influência da deputada federal Fátima Bezerra, sua aliada política;
Uma administração que as poucas ações que são desenvolvidas, são discriminatórias, pois não são para todos;
Uma administração que entra no seu penúltimo ano e ao invés de mostrar os resultados dela à comunidade, fica se desculpando de forma absurda, atribuindo a culpa pelo seu fracasso a gestores anteriores.
Uma administração assim, só pode ser vista como uma grande decepção. Uma grande decepção.

AS DUAS PILASTRAS POLÍTICAS DO MUNICÍPIO SÃO VERDADEIRAMENTE NICODEMOS FERREIRA E MÁRIO OLIVEIRA?

Sei que na política rafaelense existem vários valores de expressão. Todos esses valores com ideias e ideologias. Mas a política vai além disso. É necessário se entregar de corpo e alma na luta pelas causas do povo. É um trabalho permanente. E pelos anos de vida pública que temos e pelos espaços conseguidos por nós dois, em sistemas diferentes, com histórias diferentes, nos levaram a algumas disputas nas últimas eleições. Acredito que seja por esse motivo que algumas pessoas defendam esse pensamento.

A CÂMARA DE VEREADORES. APARENTEMENTE, VIVE UM MOMENTO DE INSTABILIDADE, DIANTE DO PRONUNCIAMENTO NA IMPRENSA DO VEREADOR JÓRIO CÉSAR. COMO LÍDER DA OPOSIÇÃO NA POLÍTICA DE RAFAEL FERNANDES, QUAL SUA ANÁLISE DESTA SUPOSTA INSTABILIDADE DO LEGISLATIVO?

Não concordo com a afirmação generalizada do suposto descaso existente na Câmara Municipal. Em todas as categorias, podem existir bons e maus representantes. Pode ser que na Câmara Municipal de Rafael Fernandes tenha algum representante que não tenha correspondido com a confiança do povo que o elegeu. Mas a grande maioria dos vereadores que hoje integram o poder legislativo, representam de forma digna e honrada a missão que lhes foram confiada pelo povo. A prova disso, como exemplo, é que o vereador Dr. Airton tem 05 (cinco) mandatos; o vereador Geverton (Galego) tem 03 (três) mandatos; os vereadores Luizinho e Charles tem 02 (dois) mandatos, todos com relevantes serviços prestados ao povo de Rafael Fernandes, sendo verdadeiros exemplos de caráter e dignidade para toda a classe política do nosso município. O vereador Arimatéia está no seu primeiro mandato, mas pelo seu caráter e competência é hoje o Presidente da Câmara fazendo um grande trabalho. E a vereadora Lívia tem se destacado no seu primeiro mandato, pela sua coerência, postura e conduta inquestionável na defesa dos interesses da nossa comunidade.

A VEREADORA LÍVIA TEM ESPAÇO NA VERTENTE DA OPOSIÇÃO A QUAL VOCÊ INTEGRA?

Com certeza. Quando prefeito, tive a grata satisfação de dialogar com Lívia em várias oportunidades, quando naquele momento ela representava o SINDISERPRAN. Posso afirmar que a postura adotada por ela naquela ocasião em defesa dos servidores é a mesma de hoje. Teria muita honra em tê-la entre os aliados da oposição, marchando sempre com o mesmo ideal.

O ROMPIMENTO DA VEREADORA LÍVIA COM A BASE GOVERNISTA DO MUNICÍPIO TROUXE O PT JUNTO. NÃO SERIA “TRABALHOSO” O CONVÍVIO SEU COM MEMBROS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES?

De maneira nenhuma. Hoje somos oposição e como a própria vereadora Lívia disse:
“a ala oposicionista tem o dever de marchar unida. É o bom senso que nos obriga.”
Além do mais, apesar de nunca termos tido uma parceria política, a minha relação com todos os membros do PT foi sempre respeitosa. Até porque todos são meus amigos.

QUAIS AS PARCERIAS EM VISTA ENTRE A GOVERNADORA E O POLÍTICO MÁRIO OLIVEIRA?

Estou bastante otimista com relação ao governo Rosalba. Entendo que é necessário que a governadora inicialmente tome as rédeas da administração, de como está a situação do estado, para em seguida estabelecer as parcerias que esperamos. Até porque, temos uma convivência política de 17 anos com o Deputado Federal Betinho Rosado (cunhado da governadora) e hoje também, Secretário de Estado da Agricultura, fazendo parte efetivamente do governo.

EM ENTREVISTAS ANTERIORES, ANÔNIMOS FIZERAM COMENTÁRIOS APARENTEMENTE CONTRÁRIOS A UMA SUPOSTA APROXIMAÇÃO MÁRIO/LÍVIA/ANTONIO FILHO. COMO VOCÊ VÊ ESTA SITUAÇÃO ?

Graças a Deus, vivemos em um país democrático. E a democracia que permite qualquer pessoa, defender os interesses de político “A” ou “B” ou seus próprios interesses, postando comentários escondidos atrás do anonimato, é a mesma democracia que permite que em um processo eleitoral a decisão seja tomada pela maioria do seu povo. A prova disso, é que as duas eleições que disputei, a maioria do povo me elegeu. E quero deixar bem claro, que sempre existiu um grande respeito entre Mário e Lívia; Mário e Antonio Filho. E por tudo o que vem acontecendo hoje em Rafael Fernandes, o cenário político atual é propício não apenas para a união em torno de nomes para candidato a prefeito ou vice, mas acima de tudo para a união em torno de uma causa, que é de todos. É isso que a maioria do povo quer. E não serão comentários anônimos que irão desarticular a união que ora está se formando na oposição de Rafael Fernandes.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA A POPULAÇÃO DE RAFAEL FERNANDES?

De muito otimismo. Pois a cada ano que passa, renova-se a esperança de que dias melhores virão para todos. E 2012 será a oportunidade para que o eleitor exerça de forma livre e plena a sua cidadania e possa colocar novamente Rafael Fernandes no rumo do desenvolvimento.

50 comentários:

  1. MARIO VOCÊ É TUDO DE BOM PARA RAFAEL FERNANDES... VOCÊ É O PREFEITO 2012 ....

    ResponderExcluir
  2. eita bichinho mentiroso! não sem que o ex-prefeito tenta enganar? pois todo o povo de rafael ferandes sabe como foi sua administração. um descaso de indiferença para toda a nossa cidade.
    o mandato do ex-prefeito, assim como o do atual, só servem aos seus interesses escusos e de suas famílias que busca unicamente enrriquecer as custas do povo de rafael fernandes.
    vamos acabar com estas panelinhas.

    ResponderExcluir
  3. caro ex prefeito sobre os professores o senhor nao pode nen abrir a boca ..prq desde o seu primeiro ano de mandato q e negado (ex prefeito amrio oliveira)infelizmente caiu agora n mandato de nico junior...livia bem sabe disso...se eu fose vc teria era vergonha de fala esas barbaridades...ate prq no seu tempo faltava gas na escola municipal;;;e muitas outras coisas....vc nao pode fala nada da atuao gestao.....

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia atodos e todas! E aí para não ser mal intentendido para os anônimos também, mas gostaria de resaltar que não façam juizo de vlaor no anonimato.Dileto amigo Mário! Como é consenso dentro da oposição (não existe 2 oposições), acredito que conseguiremos sim! Unir pessoas como Antonio Filho e Lívia a um NOVO PROJETO DE ADMINISTRAÇÃO com a aprticipação efetiva de todos os partidos que hj fazem oposição. O grupo do prefeito tenta plantar a desunião na oposição, mas não conseguirá,Mário! Teremos sua candidatura mais fortalecida ainda com a presença de Antonio Filho e Lívia no novo projeto administrativo para Rafael Fernande. VAMOS A LUTA OPOSIÇÃO!Estamos ocostumados com as batalhas e tenho plena convicção de que RAFAEL FERNANDES SAIRÁ VITORIOSA.

    ResponderExcluir
  5. Mario como pode ser tão cara de pau dessa maneira..vc deixou a prefitura inadiplente...vc atrasaou energia vária vezes....vc com sua equipe da saúde deixou uma pessoa que tinha CA sem atendimento pois sempre que o procurava nunca existia vaga e eu consegui com o endreço de uma pessoa de minha familia em Natal..amigo vcomo vc diz que tinha saúde para todos...médico eu só conhecia Dr. Augusto..Dr. Valdir...dentista Dr. Airton...meu deus como a prefeitura é boa..pois amigo com o meu voto vc jamais chegará...

    ResponderExcluir
  6. para ser prefeito, vice-prefeito, vereador em rafafel fernandes o povo ja estar determinado, so votara em quem realmente tiver ficha limpa, e morar em rafael fernandes, requisito basico de um candidato ,entre outras coisas,caso que nao aconteceu com mario , nico junior e raniere, que residem fora e simplesmente passeiam em rafael fernandes, estes estao compromitidos com esta grande façanha, nao gostam de rafael , so querem o voto e usufruir das bonanças de outras terras, merecemos mais e melhor. votemos em quem realmente agente tenha certeza que residirar aqui.cuidados redobrados nessa neste quesito. nao supórtamos mais essa verdeira falta de respeito.em 2012 morar aqui e essencial e necessario, ou entao sejam candidatos onde voces estao residindo.

    ResponderExcluir
  7. MÁRIO VC FEZ TANTO POR RAFAEL FERNANDES QUE AGORA ESTÁ COM GRANDES PROBLEMAS...MAS AMIGO VC NUNCA MAIS ENTRA NA PREFEITURA....E A RESPEITO DO QUE DISSE COM NOSSA QUERIDA VERIADORA SABEMOS QUE É DA BOCA PRA FORA..VC NÃO GOSTA DELA E MUITO MENOS DO POVO DO PT...MAS LÍVIA SABE DE TODA REALIDADE E NÃO VAI SE ALIAR A NINGUÉM SE NÃO GANHAR EM 2012....TENTA NOVAMENTE..

    ResponderExcluir
  8. Não sei, mais tem gente preocupado com a vereadora, tô começando a pensar que o PT tá incomodando alguém. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Cara neide, os problemas são menores dos que os seus, e o de vcs. kkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Falando assim caro josivam até parece que vc tem opinião firme e decidida. todos sabem que vc não passe de um adulador de Mário pois viveu na panelinha dele, por isso vc quer que ele volte.
    que o povo de Rafael Fernandes tenha posição e não deixe esse homem voltar. vamos acreditar em algo novo, para o bem de nossa terra.

    ResponderExcluir
  11. Não sei porque Mário ainda inssiste que vai ser candidato, ainda mai prefeito de Rafael Fernandes, pois Ele, assim como anteriormente Nicodemo e até o ex de Pau dos ferros Nilton Figueredo estão inelegíveis por oito anos pela desaprovação das contas pelo Tribunal de contas. não tem o que fazer rafael fernandes já conhece esta história. todos sabem o que aconteceu com nicodemo, nem candidato pode ser.
    e sei que ele vai devolver o favor a Mário. e bem merecido. melhora rafael

    ResponderExcluir
  12. fora nicó fora máio, vcs já mostraram o que realmente são

    ResponderExcluir
  13. talvez o mesmo que defende os corruptos de hoje

    ResponderExcluir
  14. MÁRIO, concordo com tudo o que você disse na sua entrevista. Pela forma que você encontrou o município naquela época você foi um herói. Talvez os mais jovens na se lembrem, mas nós mais velhos sabemos e lembramos muito bem como foi. Não se preocupe com alguns comentários de quem: ou tem inveja de você ou tem medo da sua candidatura em 2012. Conhecemos você desde menino. Sabemos da sua história, do seu caráter e do bom coração que você tem. A sua vida política é vitoriosa e isso incomoda a muita gente. Mas quem vai decidir não são esses comentários como você mesmo disse, e sim a maioria do povo. Estamos com você!

    ResponderExcluir
  15. valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. CARA DE PAU E MENTIROSO É QUEM NÃO QUER ACEITAR QUE O CENTRO CULTURAL TÁ FEITO LÁ NO CENTRO DA CIDADE. QUE A PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS JOSÉ SILVA; ANTONIO JUSTINO; ADELINO RODRIGUES; 21 DE OUTUBRO; ADAUTO MAIA,UMA PARTE DA EGÍDIO CHAGAS ESTÃO TUDO FEITA. QUE A QUADRA DE ESPORTE, O CAMPO DE FUTEBOL E AQUELE MONTE CASAS FEITAS NAS RUAS JAMILDO FERNANDES; PAULO DIÓGENES E IVONE PINHEIRO E OUTRO MONTE EM TUDO QUANTO É CANTO DO MUNICÍPIO. QUE AS PASSAGENS MOLHADA DE MALHADA ALTA E ENFIM, TUDO QUE FOI DITO E QUE FOI FEITO. SÓ QUEM TIVER CEGO E NÃO QUISER ENXERGAR. SÓ QUEM TIVER SURDO E NÃO QUISER OUVIR. NOS QUATRO CANTOS DESTE MUNICÍPIO SÓ TEM UM ASSUNTO: MÁRIO OLIVEIRA 2012 E LÍVIA SONALLE AO SEU LADO.

    ResponderExcluir
  17. Mário, quanto mais os invejosos que não tem serviços prestados tramam contra você e os que tem medo da sua candidatura ficam conversando bobagem dizendo que você não é candidato, mais a gente gosta de você. Continue trabalhando como você está e deixe eles conversando como estão. No final a gente sabe o resultado. UMA GRANDE VITÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  18. eita babada grande..........kkkkkkkkkkk
    esse daí merece o oscar...

    ResponderExcluir
  19. Graças a Deus o Mário que conhecemos está de volta, falar a verdade, e mostrar a realidade do nosso municío, parabéns até 2012.

    ResponderExcluir
  20. Que bom mário que vc está falando a verdade mostra o seu carater, ao contrário daqueles que hoje usurpam do poder executivo do nosso municipio

    ResponderExcluir
  21. Eita o futuro prefeito vem com força junto com lívia para ganhar esta eleição em 2012, parceria que vai dar certo por muitos anos, até lívia virar a sucessora de mário oliveira no poder executivo

    ResponderExcluir
  22. mario se deus quizer em 2012 vc vai ser prefeito de novo, agora escolha lívia para ser vice prefeita pra ganharmos com mais de 404 votos. parabéns pela sua entrevista

    ResponderExcluir
  23. Acho que hoje mostra realmente que vc Mário e o nosso candidato a prefeito, e que não vai deixar esses mentirosos, só mentindo pro povo, fazendo pinturas em pescolas e postos de saúde e inaugurando dizendo que fez. não fazem nada, só enganam, e acho que vice-prefeito perfeito e LIVIA

    ResponderExcluir
  24. TENHO CERTEZA QUE NICÓ ESTÁ MORRENDO DE MEDO DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, VIVE SEMPRE COM DIARRÉIA, SABE POR QUE? LÍVIA VAI SER A VICE PREFEITA DE MÁRIO TRAZENDO 80% DA SUA FAMÍLIA, COM O BLOCO FORTE DO PT, COM FÁTIMA BEZERRA, MINEIRO, JOSÉ JULHO E MUITO MAIS, EITA QUE BLOG BOM. PARABÉNS MÁRIO PELA SUA ENTREVISTA

    ResponderExcluir
  25. NICÓ JUNIOR DEPOIS QUE VC VIROU "EMO" JÁ ERA COM ESSA FRANGINHA NA TESTA... KKKKK KKKKK KKKK. SEU NX ZERO TRISTE. KKKK KKKK KKK, PODE CHORAR QUE VC NÃO VAI MAIS GANHAR KKKK KKKK KKK.

    ResponderExcluir
  26. É MÁÁÁÁRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO NA CABEÇA E LÍVIAAAAAAAAA NO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  27. para candidato a prefeito em 2012, temos varios pessoas que podem de fato dar conta do recado, apenas nao vistas pelo povo e pelos que se dizem donos do povo de rafael, entre tantas tem uma que merece ser candidata, porque alem de possuir responsabilidade e querida pelo povo de rafael, ja demonstrou isso em oportunidade recente,e sendo eleita o povo tem certeza que ela residira sim em nossa cidade , coisa que nao se ve a muito tempo um chefe executivo morar na cidade, a pessoa que lembro e maria alzira esposa de dr. augusto, ela dispensa comemtario e dr. augusto, medico de rafael a mais de vinte anos, tem serviços prestados de sobra nesta terra, duas coisas entre tantas temos certeza , eleita nao saira de rafael e uma familia independente financeiramente que nao precisa usar os parcos recursos de uma prefeitura,para beneficios proprios e sim devolver honenstamente os mesmos para o povo como assegura a constituiçao. rafael, pensemos nesta possibilidade, plantem essa opçao , este nome e inquestionavel, com possibilidade sim,ate , defato unir as discrepancias internas dentro do partido de oposiçao e congregar mais pessoas descontes com a situaçao, dessa forma e viotoria certa, de outra maneira pode custar caro o proximo pleito e rafael fernandes nao sair do desgoverno que a anos e existente por la. maria alzira e certeza de vitoria, nossa terra merece mais e melhor este e o caminho.

    ResponderExcluir
  28. este ultimo comentario de um anonimo sobre maria alzira, merece parabens, pensem numa pessoa de fibra, corajosa, dedicada, responsavel,digna de ser prefeita e so se candidatar e comemorar ,e de vez salvar rafael fernandes, da miseria e abandono que vive a muito tempo, estamos com ela, pessoa que unia e acabava de vez com com todos os problemas politicos, pois seu nome sera consenso, no eleitorado e entre os politicos de rafael.

    ResponderExcluir
  29. Como não poderia deixar de ser, entrevista muito agradável de se ler, pelo conhecimento da pessoa em questão. Ao Senhor, meus sinceros reconhecimentos. Pois bem, vejo pelo desenrolar dos comentários e não menos diferente, diversos que demonstram suas respectivas posturas, porém gostaria de lembrá-los que política não se constrói por A,B,C... se constrói com atitudes dignas de funcionários do povo ,para o povo e com o povo; isso se chama senso coletivo, responsabilidade, valorização pelos sujeitos. Não é o que temos observado, e não é de hoje. Sim, atitudes concretas são até vistas, porém algumas isoladas e outras não fazem tanto diferença, não fizeram mais que a obrigação, onde isso é repassado pro povo como se fossem OS FEITOS que ninguém jamais fez. O poder sobe a cabeça, somo humanos e estamos vulneráveis a situações como essas. Os nomes pelo que vejo parcialmente já se definem, isso é democracia. Não deixemo-nos levar pelo instinto de raiva que cultivamos por alguns, manifestem apenas o senso crítico que não denigra ou fira o caráter de alguém, de baixaria já basta o que vivemos. Particularizar as questões não chega a lugar nenhum. Que possamos construir a diferença, apenas. Está mais que na hora, avante meu povo!

    ResponderExcluir
  30. RAFAEL FERNANDES VIVE UM MOMENTO DE CRISE TÃO GRANDE QUE A CRECHE QUE O PRESIDENTE LULA MANDOU PRA RAFAEL, PARA NOSSAS CRIANÇAS, ESTÁ LITERALMENTE NO TOTAL ABANDONO, NÃO TEM MAIS NINGUÉM TRABALHANDO MAIS NELA, CADE OS VEREADORES QUE NÃO TOMAM PROVIDÊNCIAS SOBRE ISSO...

    ResponderExcluir
  31. acho que vai ser a única cidade no país que o DEM e o PT vão se unir para resgatar a dignidade e a credibilidade do nosso município, MÁRIO como Prefeito e LÍVIA como vice, a dupla que vai dar certo.

    ResponderExcluir
  32. ah !! coitados, mário (nunca mais), sérgio (um porre), isso que dizer que: A oposição não tem candidatos. kkkkkkkk teria o PT, mais alguém do PT deseja em carar 2012? acho que não. resumindo . olha nós de novooooo.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Quero ver as músicas dos candidatos no próximo pleito eleitoral, aquela eu acredito em rafael eu acredito kkkk, acreditar em quem meu deus, será que nicó ou mário vão passar essa confiança para a população, sei não mas se tiver só eles como candidatos, vou apostar em mário, ele é mais humano, correto, verdadeiro, lembrando bem se lívia for a vice. parabéns pela sua entrevista.

    ResponderExcluir
  34. no meu ponto de vista, as eleições de rafael fernandes ainda não está totalmente fechado questão, pois ainda não sabemos se realmente mário vai poder ser candidato, é o que a situação governista quer, sabe que mário é um grande articulador e forte na palavra, nicó junior também, os descasos que administração passa é uma verdadeira corrupção, o tribunal de contas veio aqui na nossa querida varzinha e deus sabe lá o que vai aparecer na sua fiscalização, sei que tem muita irregularidade, até a luz da prefeitura foi cortada, é minha gente temos que esperar este desfecho que vem lá tribunal de contas.; tribunal x nicó e tribunal x mário... salvação é MARIA ALZIRA a nossa futura padroeira.

    ResponderExcluir
  35. MÁRIO ESTAMOS ESPERANDO E CONTANDO COM A SUA VITÓRIA POR QUE É A NOSSA VITÓRIA, O POVO DE RAFAEL FERNANDES TE AMA.

    ResponderExcluir
  36. Jozivan Nascimento9 de maio de 2011 22:03

    Boa noite amigos! com o feriado consegui ir a minha terrinha visitar meus pais.Porém fiquei triste com o descaso da ADM., meus amigos o maior cabo eleitoral de Mário em 2012 é o ADM atual. Daqui espero que o ADM. atual mande maquiar nossa cidade para o Arraiá do povo. Meus amigos não podemos nos precipitar em escolher quem é candidato vice-prefeito na chapa encabeçada por Mário, isso é detailhe! Temos que concentrar nossas forças no fortalecimento da candidatura da oposição MÁRIO, 2012.Também percebi que os larapos do R$ do nosso povo estão enriquecendo rapidamente.

    ResponderExcluir
  37. meu caro josivan está contando os dias para voltar para a panelinha...será...será...naum vai ser fácill.....

    ResponderExcluir
  38. se vocês não têm o que escrever, aqui vai um ótimo conselho. pegue um bom livro e comece a ler, para que suas mentes tenham condições de construir sabedoria, pois todos os comentários demonstram um alto nível de analfabetismo de todos estes autores e olha que no meio tem comentários de "doutores". E aqui fico mim perguntando, meu Deus para onde estamos indo? até que ponto as nossas escolas estão de fato preparando os nossos brasileirinhos para que no futuro não nos decepcionamos com uma sociedade totalmente despreparada para construir novos rumos e maneiras de pensar. Pois infelizmente e com muita tristeza, é esta a conclusão que chego diante de todas estas aberrações, que por sinal, é uma forma de avaliarmos como anda nossa "EDUCAÇÃO". Pensem nisso e um abraço.

    ResponderExcluir
  39. Meu caro "Dr Jozivam" pois em grupos de conversas e mesas de bares ainda tem um homem que ainda anda lhe defendendo e dizendo que é muito grato pelo que voçê fez um dia por ele como também por todos que de maneira idêntica fizeram ao lado dele, pois um dia defenderam o seu nome, este homem a quem mim refiro é Sérgio Sena. porque amigo os demais dessem a ripa em voçê sem pena nenhuma.

    ResponderExcluir
  40. a situaçao em rafael fernandes ainda e muito forte, com nico pai , nico filho e raniere, ainda vao fazer muita gente correr atraz do poder e suar a camisa para conseguir uma vitoria, pois enquanto a oposiçao nao tiver um nome de peso vai perdendo espaço, se quimando e com o tempo se perdendo no espaço como fumaça, se voçes oposiçao nao tiver humildade em torno de um nome vai ser peia de novo. se ´preparem ´porque com ambiçao, inveja e covardia nao leva ninguem a lugar nenhum. busquem um nome humilde mas que conheça rafael fernandes e tenha prazer de morar nela, so assim podera ver os problemas e tentar soluciona-los. abraços.

    ResponderExcluir
  41. Deixem de fofocas!
    vvocês sabem que Sérgio não tem clima de politico!
    o canidato é Mário!
    não tem pra onde ir!
    se conformem que é ele!
    xau...............

    ResponderExcluir
  42. Mário é humano, amigo, companheiro e solidário. Com certeza mais maduro e experiente. E pela sua humildade, pelo bom coração que tem, com certeza vai ter a capacidade de enxergar as falhas que por ventura tenham ocorrido e vai fazer a maior administração da história. EM MÁRIO COM CERTEZA PODEMOS CONFIAR.

    ResponderExcluir
  43. parece até que vai surgir um salvador da pátria
    em Rafael Fernandes, isso nunca existiu e nen vai existir. O ex prefeito Mário enumerou várias coisas que fez em nossa cidade em 8 anos como uma grande conquista,ele poderia ter poupado essas teclas do computador,pois foi tão pouquinha coisa que se fosse eu tinha ate vergonha de divulgar e ainda quer ser visto como um grande gestor.Já Lívia não tem voto nen prestigio pra ter seu nome colocado como alternativa para nossa cidade, assim como Antonio filho e Sérgio. Então para resumir só o caos é o que esperamos para nossa cidade com ou sem nicó junior. ou Rafael Fernandes amaldiçoada desde o tempo de claúdio e Emergada.

    ResponderExcluir
  44. outra mentira grande.

    ResponderExcluir
  45. refiro-me a este ultimo anonimo das qualidades de mario e de tantas pessoas que ja administraram rafael fernandes, sera amigo que nao e chegado o momento de termos pessoas novas, diferentes que pensam melhor,que tambem tem caraçao, e amigo, solidario,companheiro, deste povo tao sofrido... chega de anastacio, oliveira, rafael tambem tem outros homens e mulheres capazes de administrar esta terra, basta que se de oportunidade , como livia, sergio e seus aliados e tantos outros, amigo pense grande, diferente estes ja tiveram sua vez o povo precisa urgentimente de avanços,crescimento, fazer uma rafael diferente, como tantas cidades de nossa regiao que sairam das familias tradicionais e estao se dando muito bem obrigado ...

    ResponderExcluir
  46. Valeu, muito bem companheiro, seu modo de pensar, pelo visto voçe é de fato alguém que pensa grande porque já conhecemos qual é a de Mário e do sistema de Nicodemos,os dois nós já conhecemos e eu diria de sobra, chega. e tem mais, se por acaso qualquer um dos dois seja eleito, fiquem sabendo que não reclamen, votaram para continuarmos sem administrador, e portanto nossa pequena e carente cidadezinha continua sem "dono". um abraço, e seu comentário e de gente inteligente.

    ResponderExcluir
  47. Acho que já está mais do que na hora de Rafael Fernandes dá um salto para o seu desenvolvimento. Já são décadas de estagnação e nossa cidade ainda não acertou o rumo, ainda não achou o fio da meada. É uma lástima. Más é hora de elegermos alguém que tenha um perfil distinto desta politicagem toda, porque é hora de mudar, é hora de dar um basta! Sérgio Sena é o único que terá capacidade de mudar a história de Rafael Fernandes.

    ResponderExcluir
  48. Ou mentira!
    este é que não serve!
    não dá um pão seco a ninguém!

    ResponderExcluir
  49. verdade, este ultimo anonimo disse com sergio sena, quando ele vier dar um pao na verdade nao sera seco nao e sim com condiçoes de comer. obrigado , voçe falou a verdade sergio so dar o que presta e em condiçoes de uso ...deixe o rapaz de mao voçe esta com inveja , pois ele e quem tem ainda condiçoes de se pensar em mudança, esperança ... porque e serio e competente os outros ja conhecemos, sao proximo de zero...

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário.