quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fátima abre no RN ciclo de seminários sobre reforma política

Neste sábado (9/4), a deputada Fátima Bezerra deu início no RN ao ciclo de seminários sobre a reforma política, que será realizado nos pólos regionais do PT. A abertura das discussões internas sobre a reforma ocorreu na região Oeste, em Apodi, reunindo dirigentes do partido, militantes, simpatizantes, vereadores e o prefeito de Janduis, Salomão Gurgel (PT).

O debate sobre o posicionamento do Partido dos Trabalhadores em relação à reforma política foi mediado pela professora da UFRN, Brasília Carlos Ferreira, que abordou o tema “Quais os motivos para se fazer uma reforma política no Brasil?”. O PT trabalha sua proposta de reforma política baseada em eixos como o financiamento púbico de campanha, a fidelidade partidária e o voto em lista pré-ordenada flexível.

O partido também defende o voto universal e é contra o voto distrital e distritão, com os quais cada seria subdivido em tantos distritos quantas forem as vagas a que tiver direito na Câmara, e cada distrito elege o candidato mais votado. Esse sistema tende a privar minorias significativas de representação parlamentar e cria condições para que minorias sociais se façam representar por maioria parlamentar.

“As distorções mais graves que vivemos hoje no Brasil em relação á legislação eleitoral advêm do não financiamento público de campanha e do abuso do poder econômico nas disputas eleitorais, que vem transformando a campanha cara, afastando o povo da política e incentivando a corrupção”, afirmou Fátima.
fonte: blog da deputada Fátima Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.