sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Começou ontem a Festa de Santa Luzia 2010



Começou ontem, dia 09 de Dezembro a Tradicional Festa da Padroeira de Rafael Fernandes Santa Luzia, a Festa que se extenderá até segunda dia 13/12 dia de Santa Luzia, teve sua abertura oficial ontem à noite, as 18:30h com a Concentração LUZ SANTA - Caminhada até a Capela as 19: h - Acolhida das Comunidades, Hasteamento das Bandeiras, Celebração Eucarística Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana às 21:00h, logo em seguida aconteceu a apresentção do Coral " Vida em Canto" / UERN - CAMEAM. A festa continua, venha participar deste momento de fé em que as familias Rafaelenses celebram a devoção a nossa querida Padroeira Santa Luzia.

ÚLTIMOS AULÕES AMANHÃ!!!


Se encerra amanhã os aulões promovidos pelo mandato da vereadora LíviaSonalle( PT), em parceria com a Escola Estadual "José Ferreira da Costa" e a ONG Art & Vida em preparação ao PSV 2011. Amanhã teremos pela manhã aula de Redação, com a professora especialista da UERN/CAMEAM, Aldacéia Chagas e na parte da tarde teremos aula de Física, com o professor mestre Uilton. Não percam!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CONVITE


Os voluntários da leitura, grupo formado por professores da Escola Municipal Manoel Raimundo, convida toda comunidade de Água Nova e circuvizinhas para prestigiar um encontro com a literatura potiguar que terá a presença do poeta Antonio Francisco e ainda o lançamento do livro "A flor e a Borboleta" da escritora mirim Sofia Castro. Será amanhã(10/12/2010)às 18h na praça da matriz, Água Nova.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Confirmado !! Garibaldi aceita convite de Dilma para Previdência


BRASÍLIA - O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse nesta quarta-feira, 8, que aceitou convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Previdência Social, mas admitiu que não sabe o tamanho do rombo previdenciário que vai encontrar. Os dois se encontraram por uma hora na Granja do Torto na tarde de hoje. 'Ela me disse que esperava que eu continuasse um trabalho que já está sendo realizado na Previdência, com relação à reforma da gestão da Previdência, no que toca ao fim das filas, pagamento dos benefícios de uma forma mais ágil e esperava que não apenas continuasse isso, mas pudesse melhorar', afirmou Garibaldi a jornalistas, após o encontro.
O senador afirmou que Dilma deve colocá-lo em contato com o atual ministro da pasta, Carlos Eduardo Gabas, para que ele possa 'conhecer melhor a situação'. 'Vai ser um desafio, eu acho que estou (preparado). Todos nós temos de um dia responder a um desafio maior, né', afirmou o peemedebista.
Segundo ele, não se conversou sobre outros ministérios do PMDB. Questionado se seria um ministro técnico ou político, respondeu: 'Olha, eu não tô aqui dizendo a vocês que o melhor é ter uma conduta política ou técnica, o importante é você saber se conduzir diante daquele desafio'. 'Mesmo que você não seja técnico, você chama os técnicos, chama uma boa equipe', continuou o senador. 'O importante é ter na Previdência uma boa equipe e ela (Dilma) me disse com o conhecimento que tem que a Previdência já tem hoje uma boa equipe que vai me ajudar bastante'.
Sobre a reforma da Previdência, o peemedebista disse ser favorável a uma reforma de gestão. 'A reforma da legislação, isso aí temos de estudar melhor', disse. Questionado se a Previdência era o ministério que queria, respondeu: 'Olhe, como vou ter a pretensão de ter um ministério ideal só pra mim, não posso'. O futuro ministro admitiu que não sabe o tamanho do rombo da previdência. 'O rombo eu não sei'.

Projeto do Deputado Salismar Correia garantirá assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitações

Um projeto do Deputado Estadual Salismar Correia (PHS) garante assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda.

De acordo com o projeto fica assegurado o direito das famílias com renda mensal de até três salários mínimo a terem a assistência técnica publica e gratuita no processo de elaboração do projeto de construção, reforma, ampliação e regularização fundiária de habitações de interesse social.

Esse projeto além de assegurar o direito à moradia, aperfeiçoará e qualificará o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, bem como dos recurso humanos, técnicos e econômicos empregados no projeto e na construção da habitação.

O projeto visa ainda formalizar e regularizar o processo de edificação, reforma e ampliação da habitação junto ao poder público municipal e ainda busca evitar a ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental. O cumprimento dos objetivos do Projeto de Lei se dará mediante a oferta dos serviços pelo estado, custeados por recursos na união, estado, municípios e da iniciativa privada.

Para o Deputado, além de todos os benefícios sociais que a presente lei garantirá as famílias carentes, ficará institucionalizado no RN o conceito de arquitetura e engenharia pública e a garantia do pleno exercício social dos profissionais em arquitetura e engenharia.

O que é o MOVA Brasil?


Projeto MOVA-Brasil

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.

Metodologia

Fundamenta-se nos princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os Temas Geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos.

Objetivos

  • Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos;

  • Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos;

  • Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo;

  • Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.

Metas

  • Atender 120 mil alfabetizandos em 36 meses, distribuídos em 4.800 turmas, com dez meses de aula;

  • Formar 4.800 alfabetizadores e 350 coordenadores.

Abrangência

O Projeto encontra-se em desenvolvimento nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas.

Período

2008 a 2011

Parceria

Petro_desenvolvimento-7.jpg

Encerramos pelo 2º ano consecutivo mais uma etapa deste programa no nosso município, durante todo o ano de 2010, Rafael Fernandes funcionou como sede do núcleo do alto oeste, tendo como coordenadora Ana Cristina da cidade de água Nova e como parceiros o mandato popular da vereadora Lívia Sonalle ( PT), o SINDSERPRAN e a secretaria municipal de ação social, na pessoa de Ariklene.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Olha só quem está de idade nova hoje!!


Ao amigo, companheiro (esposo) , irmão e filho Cleoncio Otaviano, os nossos parabéns, que este dia seja marcado pela alegria, que é sua principal característica e que esta data não represente apenas o passar dos anos e sim a continuidade de uma forte existência!
Um grande abraço da equipe do blog!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PÓS-GRADUAÇÃO/UERN ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA DO NORDESTE ANUNCIA INSCRIÇÕES


Fonte Texto: Portal da UERN

O Departamento de Geografia da UERN divulga a abertura de inscrições para preenchimento de vagas no II Curso de Especialização em Geografia do Nordeste - Gestão do Território. Serão oferecidas 20 vagas.

As inscrições podem ser feitas no período de 7 a 23 de dezembro de 2010, no horário de 8h às 11h. Para participar do processo seletivo o candidato terá que pagar uma taxa de R$ 30,00. O curso será gratuito, portanto, não haverá cobrança de mensalidade.

De acordo com o cronograma, o período de seleção será de 10 a 13 de janeiro de 2011, o resultado será divulgado no dia 17 de janeiro e as matrículas serão efetuadas no período de 20 e 21 de janeiro de 2011, das 8h às 11h e das 19h às 21h30, no Departamento de Geografia, localizado no Campus Central.

As aulas do curso de Especialização em Geografia do Nordeste - Gestão do Território estão previstas para iniciar em 11 de março de 2011.

Mais Infomações e Edital no link abaixo:

domingo, 5 de dezembro de 2010

Formatura dos educandos do Mova Brasil do Alto Oeste aconteceu em Rafael Fernandes

Vereadora Lívia parabenizando à todos os formandos
Formandos do MOVA Brasil


Monitores, parceiros e coordenadores

Cerimonial de abertura de formatura das turmas do MOVA Brasil


Aconteceu ontem a formatura das turmas do Mova Brasil dos municípios de Pau dos Ferros, Água Nova e Rafael Fernandes. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Rafael Fernandes e contou com as presenças da vereadora Lívia Sonalle( Parceira e articuladora social do programa), a Presidente do SINDISERPRAN, Rosineide Nascimento, Marília Gabriele, representando a coordenação estadual do Mova Brasil e Ariclenes, representante da Secretaria de Ação Social de Rafael Fernandes, que também foi um parceiro do programa nesta etapa. A coordenadora do núcleo Acauã Ana Cristina da cidade de água Nova, fez um discurso que emocionou a todos. Em seguida foi realizado a entrega dos diplomas e servido um coquetel para os presentes. O nosso Blog fez a cobertura de todo o evento e parabeniza à todos ( coordenadora, monitores, educandos e parceiros) por esse brilhante trabalho realizado. E que o Mova Brasil continue transformando as nossas vidas!!

Aulões para o PSV: Parte III

Rafaela Fortunato: Aula de Geografia
Sebastião Mesquista: Aula de Língua Espanhola


Conforme previsto, neste sábado aconteceu o terceiro dia de aulão, com as disciplinas de Língua Espanhola com o professor e aluno do curso de Letras/Espanhol-UERN, Sebastião Mesquista pela manhã e à tarde com a professora do departamento de Geografia/UERN, Rafaela Fortunato no período da tarde. No próximo sábado dia 11, será o último dia de aulões, com o professor mestre Gevildo Viana pela manhã, trabalhando redação e a tarde com o professor que também é mestre na área, Uilton, com a disciplina de Física. Façam suas inscrições e boa sorte!!