sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Em carreata, Dr. Zé Júlio percorre o Médio e Alto Oeste com Fátima Bezerra.

Depois de passar quatro dias cumprindo extensa agenda em Mossoró e região e de subir no palanque da Coligação “Vitória do Povo”, durante realização de comício em Riacho de Santana, na noite da última quinta-feira, 26 de agosto, Dr. Júlio, candidato a deputado estadual pelo PT, se prepara para um fim de semana intensa movimentação política.

Neste sábado e domingo, 28 e 29 de agosto, Dr. Zé Júlio se junta a deputada federal e candidata a reeleição Fátima Bezerra (PT) em duas carreatas, pontilhadas de comícios relâmpagos, partindo do Médio para o Alto Oeste.

A primeira delas sai às 10h de Caraúbas com destino a Apodi, onde acontece um comício relâmpago às 11h. De lá seguem por Severiano Melo, Itaú e São Francisco do Oeste, chegando a Pau dos Ferros por volta das 14h40m.

Na cidade pólo do Alto Oeste, Dr. Zé Júlio e Fátima Bezerra fazem comício relâmpago e, em seguida partem por Rafael Fernandes, Marcelino Vieira e Alexandria, finalizando com comício em Antonio Martins, às 19h, sendo que às 21h eles têm um encontro com apoiadores em Martins. Nesse primeiro dia de movimentação, serão percorridos 180km.

No dia seguinte, a movimentação começa às 8h com concentração em Campo Grande. As 10h realizam comício relâmpago em Janduís. De 11h30m fazem outro em Messias Targino. E mais um em Patu, às 12h.

Depois partem em carreata por Rafael Godeiro, Almino Afonso e Frutuoso Gomes, onde Dr. Zé Júlio e Fátima Bezerra fazem comício relâmpago e seguem por Lucrécia, até chegarem à Umarizal às 17h30m, para participar de mobilização política da Coligação “Vitória do Povo”.

Ainda há uma programação paralela prevista para Serrinha dos Pintos e Martins. No segundo dia de carreata, os dois candidatos cruzaram cerca de 120km de rodovia, do Médio ao Alto Oeste.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tráfico era comandado de dentro do presídio de Pau dos Ferros/RN.



A “Operação Stone” deflagrada pela Delegacia Regional de Pau dos Ferros/RN, e que resultou na prisão de 35 traficantes na semana passada, revelou que o tráfico de drogas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte e divisa com o Ceará era comandando de dentro do Presídio de Pau dos Ferros. Os detentos tinham apoio de familiares, a quem eram incumbidas às tarefas de esconder a droga, venda, distribuição, cobrança e prestação de contas com os traficantes. A investigação desmantelou toda a cadeia do tráfico, prendendo os distribuidores e traficantes de pequeno e médio porte. Nesta terça-feira, dia 24, a polícia apreendeu 11 celulares e 15 chips usados pelos acusados no presídio.

Sob o comando do delegado Inácio Rodrigues, a equipe da DP de Pau dos Ferros, investigou a organização de traficantes interestaduais de drogas por dois meses e meio. Nesse período, verificou-se que detentos dos regimes semi-aberto e fechado do presídio local comandavam uma rede de distribuição de drogas na Região. O grupo recebia crack e maconha da organização comandada pelo cearense Olívio Bezerra de Queiroz, o “Barão” do tráfico da região do Jaguaribe. Detectou-se nas vigilâncias, que o “Barão” recebia a droga de caminhoneiros vindos de São Paulo e, depois, fazia a distribuição no Ceará e RN.

Em terras potiguares, a droga era destinada principalmente ao presidiário Joseílson Malvino da Silveira, o “Bebé do Lanche”. O detento, segundo as investigações, articula de dentro do Complexo Penal de Pau dos Ferros a compra e venda de drogas, sendo ajudado pela esposa, irmã e amigos. Quem estava preso contava com a colaboração de parentes. Os familiares acabam se envolvendo no comércio ilegal de drogas em decorrência da prisão do “dono da boca”. “Normalmente o chefe da família é preso e continua vendendo drogas com a colaboração da mulher. Isso envolve a família inteira. Temos um caso em que o traficante está preso, mas envolveu os pais, a mulher e um sobrinho”, disse um dos investigadores.

Com a prisão de todos os integrantes do bando, na semana passada, a polícia deu início na manhã da terça-feira, com apoio do Grupo de Intervenção Penitenciário, uma revista no Presídio de Pau dos Ferros. O resultado foi à apreensão de 11 aparelhos de celulares e 15 chips. Por se tratar de uma revista específica da operação, os agentes foram orientados a recolher qualquer tipo de documentos que pudessem ser usados como prova no inquérito que apura o tráfico de drogas praticado pela organização criminosa. Os resultados da busca foram além do esperado, uma vez que a polícia conseguiu localizar aparelhos de celulares, o caderno de contabilidade da droga e agenda telefônica do acusado “Bebé do lanche”. Todo o material já está sendo periciado pelo Itep. Chama a atenção aos altos valores anotados na contabilidade do tráfico.

Segundo a investigação, a rede criminosa de “Bebé do lanche” funcionava da seguinte forma: A droga advinda do Ceará é guardada no interior da residência dos pais dele e nas moradias de dois amigos. A mulher dele é responsável por cobranças e depósitos bancários na conta do traficante cearense “Barão”. Outro comparsa seria “testa de ferro” responsável por guardar dinheiro do tráfico e pelo transporte. Ou seja, a organização era compartimentada em células, cada uma com uma função definida.

Diante da confirmação, a polícia solicitou e a Justiça autorizou o seqüestro de bens e imóveis de “Bebe do Lanche”. Foram seqüestrados um imóvel no bairro de Alto São Geraldo, em Pau dos Ferros, e uma motocicleta. Foram bloqueados ainda os valores de duas contas correntes do Banco do Brasil e uma do Bradesco, todas do “Barão” do tráfico. A investigação que resultou na Operação Stone contou com apoio do Serviço de Inteligência e de outras unidades da Polícia Civil do RN e da polícia do Ceará.

*dnonline

Aprovação a Lula bate recorde e chega a 79%, diz Datafolha.

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde e atingiu 79 por cento, afirmou o instituto Datafolha em pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

Segundo o levantamento do instituto, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, 79 por cento dos entrevistados avaliam Lula como ótimo ou bom, dois pontos percentuais a mais do que no último levantamento realizado no início do mês.

Dezessete por cento das pessoas ouvidas na sondagem consideraram Lula regular, 4 por cento o avaliaram como ruim ou péssimo, e o número de pessoas que afirmou não saber não chegou a 1 por cento.

Lula é o primeiro presidente a alcançar esse patamar de aprovação, segundo o Datafolha, que apura a avaliação de todos os presidente eleitos diretamente desde o fim do regime militar, que governou o país entre 1964 e 1985.

O Datafolha ouviu 10.948 pessoas nos dias 23 e 24 de agosto em 385 municípios. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Datafolha: com 49%, Dilma venceria no 1º turno; Serra tem 29%.

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 20 pontos de diferença para seu principal adversário, José Serra (PSDB), e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (26). A petista tem 49% das intenções de voto contra 29% de Serra.

De acordo com o levantamento, a candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 9%. Os outros candidatos não pontuaram. A margem de erro de é dois pontos percentuais. Os votos brancos e nulos somam 4%. Enquanto 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo , a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto, com 10.820 entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 20 de agosto de 2010, sob o número 25473/2010.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Deputados aprovam projeto que contempla Bombeiros do RN.

Em sessão ordinária nesta terça-feira, 24, na Assembléia Legislativa, os deputados aprovaram por unanimidade, a mensagem governamental que contempla a revalidação do concurso público para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Segundo a mensagem encaminhada à AL, não houve o preenchimento das 675 vagas previstas para o cargo de Soldado Bombeiro Militar. Apenas 400 vagas haviam sido preenchidas e o número era insuficiente para atender todo o território do estado.

No início da sessão, o deputado Fernando Mineiro solicitou a inversão de pauta e informou que baseado na emenda dos deputados Robinson Faria e Luiz Almir, que trata da prorrogação do concurso da Policia Militar (para que os suplentes possam ser chamados) os outros deputados fizeram um trabalho junto ao Executivo, que atendeu o apelo dos parlamentares e encaminhou o projeto de lei à Assembléia, para ser votado na sessão desta quarta-feira, 25. “Hoje iríamos votar tanto o projeto que contempla o Corpo de Bombeiros quanto o da PM, mas o governo se sensibilizou com a situação dos policiais e mandou o projeto que beneficia a categoria. O projeto foi lido hoje e será votado amanhã”, afirmou.

O deputado Luiz Almir falou da importância de defender o funcionalismo público. “Temos que prestigiar o Corpo de Bombeiros e a PM. Amanhã vamos aprovar o projeto que beneficia os policiais, para dar mais segurança à categoria. Os deputados já se comprometeram em estarem presentes”, ressaltou.

Em seguida, Ricardo Motta convocou a bancada do PMN, para comparecer à sessão desta quarta, para que o projeto possa ser votado em regime de urgência.

Os deputados Gilson Moura e Márcia Maia também manifestaram apoio na luta dos policiais. “Toda essa Casa está de parabéns. Todos os deputados colaboraram para que este sonho se concretizasse”, disse Gilson Moura.

“Em nome do PSB, já dispensamos a tramitação e firmamos o compromisso de que vamos estar presentes para votar”, afirmou Márcia Maia.

Logo após, os deputados aprovaram por unanimidade o projeto que trata da revalidação do concurso público para o provimento das vagas do Corpo de Bombeiros do estado e a presidência da Casa anunciou para esta quarta-feira, 25, a votação do provimento de vagas para o cargo de soldado da PM.

O deputado Getúlio Rêgo falou da necessidade de recompor os quadros da PM no RN. “É flagrante a falta de policiais em nosso estado. O governo até que enfim acordou. Antes tarde do que nunca. Vamos saudar a decisão do governo e aguardar somente 24 horas”, afirmou.

Também foram aprovados por unanimidade, os requerimentos da deputada Márcia Maia, solicitando sessão solene em homenagem aos 22 anos da Fundação Pró-idosos e o da deputada Larissa Rosado, em homenagem aos 80 anos do Colégio Marista.

Em seguida, Fernando Mineiro convidou a todos para acompanhar a abertura da Caravana Nacional da Anistia, que será realizada na próxima quinta-feira, na AL. Luiz Almir também aproveitou para parabenizar o ex- prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jarbas Cavalcante, pela passagem do aniversário e a todos os soldados, já que na última segunda-feira foi comemorado o dia destes profissionais.

Em pronunciamento, o deputado Salismar Corrêia discursou sobre o consumismo desenfreado dos dias atuais e o vazio interior que as pessoas sentem. “Todas as vezes que aumentamos nossa necessidade de consumo, aumenta o nosso vazio interior. Ainda dá tempo de investir no ser humano. Nossas ações precisam sair do papel. O interesse coletivo tem que se sobrepor aos interesses individuais”, finalizou.

Fátima Bezerra (PT) é a 4ª colocada em intenções de voto na pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa Start/Correio/Fiern, divulgada nesta segunda-feira trása deputada Fátima Bezerra(PT),  para a Câmara Federal, com 4,4% dos votos. A pesquisa foi realizada nos dias 14,15 e 16 em 37 municípios do Rio Grande do Norte.
 
A pesquisa ouviu de forma espontânea 1.530 eleitores e perguntou qual sua intenção de voto para deputado federal.Confira os 12 mais citados:
 
1º – João Maia (PR) – 5,4%
2º – Fábio Faria (PMN) – 5,1%
3º – Felipe Maia (DEM) – 5,1%
4º – Fátima Bezerra (PT) – 4,4%
5º – Henrique Alves (PMDB) – 3,75
6º – Paulo Vagner (PV) – 2%
7º – Betinho Rosado (DEM) – 1,8%
8º – Rogério Marinho (PSDB) – 1,4%
9º – Adenúbio Melo (PSB) – 0,7%
10º – Vober Júnior (PPS) – 0,6%
11º – Sandra Rosado (PSB) – 0,6%
12º – Rosy de Souza (PV) – 0,3
 

domingo, 22 de agosto de 2010

Polícia Civil prende 35 pessoas em operação contra o tráfico no RN e CE

Uma investigação promovida por policiais civis da Delegacia Regional de Pau dos Ferros resultou em três operações com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual de traficantes de drogas com atuação no Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.

A ação contou com participação das polícias Civil e Militar do Ceará e resultou na prisão de 35 pessoas e na apreensão de armas, drogas, dinheiro e veículos.

O fechamento da operação aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 20, nas cidades de Pau dos Ferros, São Miguel e Alexandria, onde foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e realizadas 14 prisões decorrentes de mandado judicial ou em situação de flagrante delito.

A investigação teve início há dois meses e meio e foi batizada com o codinome “Stone”, que significa pedra em inglês, numa alusão ao tráfico de pedras de crack na Região Oeste do RN e divisa com o CE. O delegado Inácio Rodrigues, da Delegacia Regional de Pau dos Ferros, explicou que a operação foi realizada em etapas com apoio do Serviço de Inteligência e outras unidades da Polícia Civil do RN e CE.

No último dia 10, a Polícia Civil do Ceará, através de informações da Polícia do RN, realizou em Fortaleza a apreensão de um adolescente, a prisão de cinco pessoas e a apreensão de armas, dois veículos e 25 quilos de maconha prensada distribuídas em 52 tabletes. O líder do bando, Olívio Bezerra de Queiroz, 36 anos, acabou preso em flagrante. Ele foi identificado na investigação potiguar como um grande distribuidor de drogas.

Os demais presos são Patrícia de Souza, 23 anos, natural de Fortaleza/CE; Ana Cristina Alencar, 19 anos, natural de Quixadá/CE; Manuel Pinto de Jesus, 29 anos, natural de Salgueiro/PE; e João Batista Maciel, 38 anos, de Tabuleiro do Norte/CE. Eles foram detidos depois da polícia do RN detectar a movimentação de drogas para o estado vizinho. Diante das evidências, a polícia potiguar acionou a polícia cearense. Todos os presos foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.

Em poder do bando foram apreendidas duas pistolas calibres 380 e .40 e os automóveis da marca VW, modelo Gol, cor preta, e placas NQW-5564/CE e HYP-0656/CE. Como a droga estava escondida no porta-malas dos dois carros, ambos foram apreendidos e encontram-se a disposição da Justiça. O bando, segundo a investigação, recebia a droga de fornecedores de São Paulo. A maconha e o crack seguiam para o Ceará e depois eram distribuídos no Alto Oeste do RN. O grupo, no entanto, se preparava para comercializar a droga com maior intensidade na capital do CE. A droga tem origem paraguaia.

A segunda etapa da operação teve início na quinta-feira, dia 19, nos municípios cearenses de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Iracema e Ererê. Quatro pessoas foram presas em cumprimento a mandados de busca e de prisão expedidos pela Justiça do RN. A Polícia Civil potiguar deu cumprimento aos mandados de busca e de prisão em parceria com a polícia Militar e Civil do CE. Na ação foram apreendidos um fuzil, um revólver, cocaína e cerca de R$ 10 mil.

A operação, segundo o subsecretário da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Ben-Hur de Medeiros, confirma que as forças policiais do RN e CE estão irmanadas no combate ao crime. “Contamos com a colaboração da Secretaria da Segurança do Ceará”, disse. O secretário da Segurança do RN, desembargador Cristóvam Praxedes, citou que no início do mês a polícia potiguar realizou em conjunto com a polícia da PB uma operação que resultou na prisão de membros de quadrilhas que agiam nos dois estados. “Isso demonstra o comprometimento das polícias no combate ao crime”, disse.

A terceira etapa da “Operação Stone” teve início ao raiar da sexta-feira, dia 20. Após a prisão do distribuidor de drogas Olívio Bezerra, cerca de 150 policiais civis deram início à prisão dos traficantes menores e donos de “bocas de fumo” em Alexandria, São Miguel e principalmente em Pau dos Ferros. A ação culminou com a prisão de 14 acusados e na apreensão de drogas, dinheiro e armas. O ponto alto da operação contou com o apoio do helicóptero Potiguar I da Sesed. O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou que a polícia intensificou as ações no interior do estado no combate, principalmente, do tráfico de drogas.

A droga que abastecia a região do Jaguaribe, no Ceará, e o Alto Oeste do RN vinha, segundo o delegado Inácio Rodrigues, de São Paulo através de caminhoneiros. O grupo abastecia traficantes menores em Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró. No Ceará as cidades abastecidas pelo bando eram Fortaleza, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Nova Jaguaribe, Iracema e Irerê. O delegado acredita que a investigação desmantelou as duas pontas do tráfico: “dos distribuidores aos traficantes menores”. Outros acusados foram presos no curso da investigação.

Resultado da operação Stone

• 35 presos;

• 34 mandados de busca e apreensão cumpridos no RN e CE;

• 25 quilos de maconha apreendidos, pedras de crack e papelotes de cocaína;

• Munições, um fuzil calibre 762, dois revólveres 38 e duas pistolas (calibres 380 e .40) apreendidas;

• Dois automóveis Gol apreendidos e duas motos;

• Cerca de R$ 10 mil apreendidos;

• Duas residências e uma motocicleta com o seqüestro de bens decretados pela Justiça por terem sido obtidos com dinheiro do tráfico;

• Quatro contas bancárias bloqueadas.

Rota do Tráfico

Paraguai » São Paulo » Ceará (Região do Jaguaribe)» Rio Grande do Norte (Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró).








 


Fotos e texto: DN online.

Carreata de Dr Zé Julio consolida seu nome para deputado estadual




A região Oeste assistiu na noite de ontem,uma grande carreata do médico e candidato a deputado estadual Dr. Zé Júlio, que conseguiu definitivamente dirimir qualquer dúvida com relação a sua vitória nas eleições do dia 3 de outubro próximo. A caravana chegou a Pau dos Ferros por volta das 23horas, com uma grande quantidade de carros e muita gente acompanhando o percurso da carreata que teve o encerramento na rua Hemetério Fernandes em Pau dos Ferros. Dr. Zé Julio Chegou acompanhado do Candidato a Vice- governador de Iberê, Wagner Araújo, e ambos fizeram uma fala rápida em virtude do tempo permitido pela legislação eleitoral, já estava quase se esgotando. Uma grande multidão logo se formou em frente ao trio-palanque, para aplaudir o mais novo líder político da região oeste.