sábado, 10 de abril de 2010

Lula critica fala de Aécio Neves em defesa das privatizações


Em evento em São Paulo com Lula, Dilma tira foto com simpatizante

Ao lado da pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado o discurso do PSDB durante o pré-lançamento do nome do ex-governador de São Paulo José Serra para a corrida presidencial deste ano, realizado em Brasília. Lula e Dilma participaram de um encontro de centrais sindicais promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP).

Estrategicamente, o presidente chegou ao evento por volta das 13h30, depois de ter acompanhado os discursos realizados pela oposição no evento na capital federal. "Sou um homem de boa índole, mas em um momento auspicioso, o ex-governador de Minas (Aécio Neves) disse que eles (oposição) reforçariam as privatizações e foi muito aplaudido. Foi o momento de maior aplauso na festa dele. Eu não quero esses aplausos", disse Lula.

O presidente ainda mandou um recado para os adversários. "Se não fosse o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, nós teríamos sucumbido à crise. Quem fala isso pensa que tem de entregar os dedos, porque os anéis entregaram há muito tempo", afirmou.

Apontado como possível candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, Aécio Neves defendeu em seu discurso em Brasília as privatizações realizadas nos oito anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso. As privatizações foram justificadas por Aécio como uma necessidade de modernização da economia brasileira. "Privatizamos, sim, setores que precisavam ser, como a telefonia (...), que negaram espaço à eficiência", disse o tucano.

Lula, que tentou deixar claro que sua presença no evento estava desconectada com as atividades à frente da Presidência da República - a assessoria do Planalto não se envolveu no cerimonial e no credenciamento de imprensa - mostrou-se sem receio de possíveis multas da Justiça Eleitoral e falou diretamente sobre o pleito deste ano e de sua candidata. "Quem aqui está convencido que vai votar na Dilma?", perguntou. Ao ver a plateia de cerca de 800 pessoas levantar os braços, afirmou: "Mesmo assim, eu vou reforçar".

Um minuto de silêncio

A ex-ministra Dilma, que começou seu discurso propondo um minuto de silêncio às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, traçou uma espécie de "cartilha" do que não faz "de jeito nenhum" nos próximos meses de campanha eleitoral. "Não fujo da situação, não tenho medo da luta, só mudei quando o Brasil mudou e nunca vou abandonar o barco", disse.

"Vou lutar até o fim pelo que acredito, não traio o povo brasileiro. Vocês não me verão pedindo por aí que esqueçam o que eu falei ou escrevi", afirmou, referindo-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria dito a frase ao comentar seu desempenho frente ao governo.

A ex-ministra finalizou sua participação no evento afirmando, estrategicamente, que "respeita os movimentos sociais esteja onde estiver". A frase arrancou aplausos da plateia, composta por integrantes das centrais CUT, Força Sindical , UGT, CGTB, CTB e NCST.



Rússia: avião polonês ignorou ordens de controladores aéreos


Os pilotos do avião polonês que caiu neste sábado em Smolensk ignoraram as instruções dos controladores aéreos russos, informou neste sábado o subcomandante do Estado-Maior das Forças Aéreas russas, Alexandre Aliochine, citado pelas agências de notícias locais. Com a queda, além do presidente polonês, Lech Kaczynski, outras 95 pessoas morreram.

"A uma distância de 1,5 Km, o grupo de controle aéreo detectou que os pilotos haviam acelerado a descida estando abaixo do nível de aproximação" determinado para a pista, disse o general Alexander Alyoshin. O chefe dos controladores "ordenou, então, à tripulação que retornasse a um voo horizontal nivelado e, ao verificar que as instruções não estavam sendo obedecidas, determinou várias vezes que pousassem em outro aeroporto", continuou. "Lamentavelmente, prosseguiram a descida que terminou em tragédia", afirmou o general Alyoshin.

O acidente

Lech Kaczynski, presidente da Polônia, morreu no sábado (10) quando o avião que o transportava se acidentou próximo de um aeroporto na Rússia. O acidente aconteceu pouco antes das 11h de Moscou (4h em Brasília).A aeronave, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, a 420 km da capital Moscou, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos de um massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O chefe de Estado viajava com a primeira-dama, Maria, e altos oficiais do seu gabinete, incluindo o presidente do Banco Central. Uma das caixas-pretas do avião foi encontrada no local da tragédia, informou um funcionário do governo regional à agência Interfax.

A morte de Kaczysnki repercutiu entre outras personalidades da política mundial, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o rei Juan Carlos, da Espanha, e o papa Bento XVI.

Ministério da Integração Nacional libera 979 mil reais ao município de Santo Cristo/RS

Ministério da Integração Nacional libera 979 mil reais ao município de Santo Cristo

O Município de Santo Cristo recebeu do Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional, recursos na ordem de R$ 979.000,00, para recuperação de pontes e pontilhões nas localidades de Lajeado Vieira, Linha Bernardo, Linha Sírio Nordeste, Linha Vênus, Linha Orion, Linha Divisa, Linha Guaraipo, Linha Larga, Linha Jaçaroaba, Linha Saturno, Linha Rolador Baixo, Linha Central, Linha Rolador Alto, Linha Polux, Linha Torta, Linha Belinha Centro, Vila Sírio, Linha Bom Princípio Baixo, Linha Salto, Linha Jupter, Linha Dona Belinha, Linha Revolta, Linha Belinha Centro, Linha Doze de Maio, Linha Entrada, Linha Herval Novo, Linha Arnoldo, Linha Taquaruçu e Esquina Tewes.

Serão efetuadas ainda, recuperação de estradas vicinais através de encascalhamento e laminação nas localidades de Linha Vênus, Linha Sírio Nordeste, Vila Sírio, Vila Bom Princípio Baixo, Linha Taquaruçu, Linha Salto, Linha Divisa, Linha Revolta, Linha Bernardo, Linha Bom Fim, Linha Jaçaroaba, Linha Doze de Maio, Linha Guaraipo, Linha Orion e Lajeado Vieira. Serão recuperados calçadas em concreto (passeios públicos) na Avenida Dom Pedro II, Rua Padre Augusto, Rua Tenente Jung, Rua Bahia, Rua Marechal Deodoro, Rua Marechal Floriano e Rua Dom Hermeto.

Nos próximos dias, serão encaminhados ao Legislativo Municipal, projetos para abertura de crédito especial e posteriormente encaminhamento do processo licitatório para a contratação de empresas para a execução das referidas obras. Nesta semana a equipe de Engenharia, Secretaria do Planejamento e Secretaria Municipal de Obras, efetuou um levantamento das obras a serem executadas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dr. Zé Júlio é capa da revista Poder




A Capa da edição de abril da revista O PODER, o ex-prefeito de Antonio Martins e pré-candidato a deputado estadual pelo PT, Dr Zé Júlio falou sobre o sucesso de sua experiência como administrador público. O médico disse que o segredo está na democratização da gestão, inclusão da comunidade no processo da administração, planejamento, qualificação de pessoal e estabelecimento de parcerias. A revista O PODER já está nas bancas de todo o Estado. Vale a pena conferir a entrevista.

Jern's comemoram 40 anos e tem calendário definido

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern’s) são reconhecidos por revelar talentos para o esporte potiguar e chegam aos 40 anos com energia renovada. Em 2010, serão 12 etapas regionais. A fase final, que sempre acontece em Natal, está marcada para o período de 15 a 25 de outubro. O evento é promovido pelo Governo do Estado, sendo realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura, através da Coordenadoria do Desporto (Codesp).
Nesta 40ª edição, serão disputadas 28 modalidades: natação, nado sincronizado, pólo aquático, basquete, pesca, futebol de areia, futebol society, judô, badminton, karatê, capoeira, taekwondo, xadrez, voleibol, voleibol de areia, ginástica olímpica, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, handebol, handebol de areia, ciclismo, mountain bike, atletismo, surf, bodyboarding, futebol de campo e futsal.
Mais de 30 mil estudantes das redes privada e pública participarão dos Jogos, que também se caracterizam pela inclusão social através do esporte. O montante investido pelo governo em 2010 ultrapassa R$ 1 milhão.
Os Jern’s já revelaram vários atletas de destaque no cenário nacional, tais como os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson e Virna, o jogador de futebol Matuzalém, o surfista Danilo Costa, a jogadora de vôlei de praia Juliana e a fundista Magnólia Figueiredo.
Calendário das fases regionais
1ª etapa – Santa Cruz (4 a 14 de junho)
2ª etapa – Umarizal (3 a 12 de julho)
3ª etapa – Apodi (10 a 19 de julho)
4ª etapa – João Câmara (10 a 19 de julho)
5ª etapa – Pau dos Ferros (21 a 31 de julho)
6ª etapa – Macau (21 a 31 de julho)
7ª etapa – Currais Novos (6 a 16 de agosto)
8ª etapa – Parnamirim (6 a 16 de agosto)
9ª etapa – Caicó (13 a 23 de agosto)
10ª etapa – Assú (12 a 22 de agosto)
11ª etapa – Mossoró (18 a 29 de agosto)
12ª etapa – Nova Cruz (20 a 30 de agosto)
Fase final – Natal (15 a 25 de outubro)
* com informações da Agência RN

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pesquisa Vox Populi mostra empate técnico entre José Serra e Dilma Rousseff

O Vox Populi divulgou neste sábado uma nova pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2010. A pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes, mostra o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, com 34% das intenções de voto contra 31% da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, pré-candidata do PT.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa identificou, pela primeira vez, empate técnico entre os dois candidatos.
Ciro Gomes, do PSB, aparece em terceiro lugar, com 10%. Marina Silva, do PV, está em quarto lugar com 5% das intenções de voto. Não quiseram ou não souberam responder somam 13%, enquanto votos nulos e brancos contabilizam 7%.
Dilma subiu nas últimas três pesquisas divulgadas pelo Vox Populi. Em novembro do ano passado, Serra tinha 36% das intenções de voto e Dilma 19%. Em janeiro, Serra registrou 34% e Dilma atingiu 27%.
Em um cenário sem Ciro Gomes, Serra aparece na liderança com 38%. Dilma Rousseff registra com 33% das intenções de voto e é seguida por Marina Silva, com 7%. Brancos e nulos somam 7%, e 15% não quiseram ou não souberam responder.

Mais um Pré- candidato a Assembléia Legislativa

Na região do Alto Oeste a semana que passou foi marcada pela expectativa e por confirmações importantes. Diretor do Hospital Regional Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros, o ex-prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes se encontrava no centro das atenções.
Afinal de contas, Pio X deixaria ou não o comando do Hospital para enfim assumir a condição de pré-candidato a Deputado Estadual? Após meses de muito disse-me-disse e de declarações a favor e contra a candidatura, eis que começam a surgir sinais cada vez mais claros de que o projeto realmente será levado a frente.
Pio X deixou o cargo como exige a lei, e realmente deverá ser candidato a deputado estadual. O ex-prefeito já circulou com pose de candidato na noite do sábado na tradicional festa dos Caboclos na Malhação de Judas em Major Sales.
A candidatura de Pio X além de colocar um nome em potencial na disputa acaba gerando um grande problema para um conhecido nome da política estadual. Caso a candidatura de Pio X se confirme, o deputado estadual Raimundo Fernandes perderá bases importantes em Luis Gomes, Major Sales, Paraná e José da Penha , cidades onde Pio X deverá atuar como candidato prioritário.
Estas bases serão suficientes para garantir a eleição? Dificilmente. Caso queira garantir uma vaga em Natal, Pio terá que buscar fôlego extra. Mas sem maiores dúvidas, as mudanças nestas bases servirão para complicar e muito a vida de Raimundo Fernandes.
A disputa por espaços na eleição 2010 começa a esquentar.
Fonte: Giro Pelo Estado

domingo, 4 de abril de 2010