segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O CENSO 2010 JÁ COMEÇOU!!

Começou neste domingo, 1º, em todo o País a coleta de dados para o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Bahia, mais de 14 mil recenseadores foram treinados para participar da pesquisa. Cerca de três mil destes percorrerão os domicílios de Salvador com o objetivo de obter informações que tracem o perfil da população.

A pesquisa conta com dois tipos de questionário. O básico, com 16 perguntas, trata de questões como emigração internacional, posse de registro de nascimento, etnia e língua indígena. O segundo tipo, por amostragem, tem 100 questões e apura dados mais específicos dos domicílios. A aplicação dos questionários deve durar de 30 a 50 minutos.

A coordenadora de divulgação do Censo Demográfico na Bahia, Ana Loureiro, ressalta que todos os domicílios serão visitados, mas que não é necessário que todos os moradores sejam entrevistados. “O questionário pode ser respondido por qualquer pessoa da residência que saiba informações da casa e de seus moradores”, explica.

Ana destaca ainda que, caso alguém não seja entrevistado pelo recenseador, uma nova visita será remarcada. “Neste caso, será deixado um telefone para que o morador agende um horário”, afirma, ressaltando que todos devem contribuir com a pesquisa.

O Censo deste ano traz como novidade a informatização da coleta dos dados, que será feita por meio de computadores de mão. “Depois das entrevistas, as informações serão descarregadas nos postos espalhados pela cidade e, após avaliação, encaminhadas para a sede no Rio de Janeiro”, explica Ana.

Como identificar o recenseador

O recenseador deve estar usando colete azul-escuro com a marca do IBGE e boné também azul-escuro com identidade Censo 2010, na frente, e a marca do IBGE, ao lado.

Computador de mão e crachá

O profissional também deve ter, no colete, crachá com a identidade do Censo 2010, nome, foto e número de matrícula. Deve ter ainda computador de mão com receptores GPS.

Primeiro contato deve ser presencial

O IBGE não envia e-mail solicitando informações. As entrevistas são presenciais e a autorização para responder à pesquisa pela internet só acontece após visita do recenseador.

Informações não são divulgadas

Todas as informações repassadas pelos entrevistados ao recenseador são sigilosas. Por conta disso, o IBGE não pode repassá-las para outras pessoas.

Fonte: A Tarde On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.