domingo, 20 de junho de 2010

Fátima e o Compromisso com a Educação


A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) lança na próxima terça-feira, 22, a revista ‘Compromisso com a Educação’. O periódico é um balanço da atuação do mandato de Fátima e do governo do presidente Lula na área da Educação. O evento acontecerá a partir das 10h, no Hotel Maine, em Natal.

A revista trará em suas páginas as ações desenvolvidas pela deputada Fátima em parceria com o governo Lula. Em destaque estarão as instalações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRNs), da transformação da Esam em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da luta pela implementação do piso salarial dos professores, onde foi escolhida coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, dentre outras conquistas que a parlamentar, em conjunto com o governo federal, trouxe para o RN.

Histórico

O nome de Fátima Bezerra se confunde com a história recente da educação potiguar. É na Educação, que ela tem a sua principal área de atuação. Desde a época de estudante, quando saiu da cidade de Nova Palmeira, no sertão paraibano, e veio para Natal dar continuidade aos estudos.

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lecionou em escolas da rede municipal e estadual. Foi uma das fundadoras, vice-presidente e presidente, da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores, fundadora e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). É uma das fundadoras do Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

A experiência no sindicalismo a credenciou para ingressar na política. Eleita duas vezes deputada estadual (1994-1998/1998-2002), a Educação foi sempre a sua base de atuação. Em 2002, juntamente com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república, Fátima foi a deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte. Levou toda a sua experiência de oito anos como deputada estadual para a Câmara Federal, em Brasília.

Na câmara dos deputados tornou-se membro titular da Comissão de Educação e Cultura, onde em 2006 chegou a ocupar a vice presidência. Foi relatora da Medida Provisória 339/06 que deu origem à Lei 11494/2007 que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação. Também foi relatora da Medida Provisória na Câmara dos Deputados que criou o Fundeb.

Viabilizou recursos no Orçamento da União para garantir a reestruturação da UFRN: ampliação da estrutura física; reativação dos campi de Caicó, Currais Novos e Nova Cruz, além da reabertura do campus de Santa Cruz, desativado há 12 anos.

Fátima é autora da emenda ao Plano Plurianual (PPA) 2003/2007, que criou e expandiu novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTs) para o RN. Atualmente o estado conta com 11 unidades e novas serão instaladas brevemente. A deputada também tem atuado junto ao Fundo Nacional de Educação (FNDE) para a efetivação de programas como o Proinfância, Água na Escola e Caminho da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.