sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PT do Rio Grande do Norte faz balanço positivo de 2009


* Assessoria de comunicação de Fátima Bezerra

Durante o ano de 2009, o PT do Rio Grande do Norte manteve diálogos com todos os pré-candidatos ao Governo do Estado que fazem parte da base aliada do governo Lula: Carlos Eduardo (PDT), João Maia (PR), Iberê Ferreira (PSB) e Robinson Faria (PMN). A todos eles o partido reafirmou que o seu posicionamento em relação ao pleito de 2010 estaria vinculado à continuidade do projeto nacional, representado pela candidatura da ministra Dilma Roussef, e a um projeto de governo para o RN.

O PT também explicitou que levará em consideração a tática eleitoral, que crie as condições reais de preservação ou ampliação de seus espaços no Legislativo, onde mantém hoje uma representação na Câmara Federal e outra na Assembléia Legislativa. Foram conversas iniciais que deixaram o quadro em aberto, significando que o PT dialoga com todas essas pré-candidaturas mas que ainda não tem candidato definido, apesar de uma resolução partidária por uma “aliança preferencial”, mas não automática, com o PSB.

O partido defende que a aliança para vencer as eleições no Rio Grande do Norte deve ser ampliada englobando partidos que atualmente não fazem parte do governo Wilma, caso do PDT e PMDB, e com partidos que não fizeram parte da aliança que disputou a Prefeitura de Natal em 2008, como PR, PMN e PTB. “Esperamos que unidos, se não todos, a maioria representativa dos partidos que compõem a base dos governos de Lula e de Wilma, cheguemos a um consenso de qual a melhor candidatura irá representar o nosso projeto para o Rio Grande do Norte”, afirma a deputada Fátima Bezerra.

O PT encerra o ano comemorando os números da economia, com crescimento do emprego, redução das desigualdades sociais, além de todos os prêmios e homenagens internacionais que o presidente Lula recebeu nesse final de ano. Para completar os números das pesquisas eleitorais que apresentam o PT como o partido melhor avaliado pela população e a consolidação do nome de Dilma e a redução da diferença com relação ao candidato demo-tucano, José Serra.

O PT que no próximo dia 10 de fevereiro completa 30 anos, começa 2010 com a posse das novas direções eleitas pelo voto direto dos filiados em novembro de 2009. Em fevereiro, realizará o IV Encontro Nacional, com cerca de 1300 delegados também eleitos pelo voto direto, aproveitando o evento para o lançamento oficial da pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República.

Os petistas do Rio Grande do Norte comemoram também os investimentos feitos pelo governo federal em 2009. Foram 10 novas unidades do IFRN (antigo CEFET), investimentos nos portos de Natal e Areia Branca, para onde já estão assegurados mais de R$ 170 milhões , a refinaria Clara Camarão, além de investimentos em energia, no Programa Minha Casa Minha Vida, na agricultura familiar, através dos Territórios da Cidadania, entre outros.

Ainda no RN, o novo Diretório Regional que tomará posse representará pela primeira vez um equilíbrio na correlação de forças internas. Nenhum grupo isoladamente terá maioria no Diretório. Portanto é com essa nova Direção do PT que os partidos e pré-candidatos da base aliada deverão conversar sobre as eleições 2010, a partir desse início de ano. É salutar que esses outros agentes políticos, possam agora também procurar o PT, para uma segunda rodada de conversações.

Na chapa majoritária o PT, seguindo orientação da Direção Nacional de ampliar ao máximo o palanque da ministra Dilma, decidiu que não lançará candidatura ao Governo, sem, no entanto, abrir mão de discutir e ter participação na chapa majoritária. O que pode acontecer com uma das vagas em disputa pelo Senado onde, mantida a posição do senador Garibaldi Filho de formar palanque com o DEM, o PT deverá apresentar um nome para a disputa da segunda vaga. O PT é detentor do segundo maior tempo do horário gratuito de TV, alem de ser o partido com maior inserção nos movimentos sociais e ser o partido do Lula, presidente com maior popularidade da história desse país e com o governo melhor avaliado na s pesquisas de opinião pública.

CORONEL TENTA BARRAR LEI QUE PERDOA PMs GREVISTAS.


Projeto aprovado no Congresso reintegra policiais expulsos por participar de mobilizações trabalhistas

Sob a coordenação do coronel gaúcho João Carlos Trindade, comandantes das polícias militares de todo o país entraram em combate contra um projeto que perdoa cerca de 3 mil policiais punidos por participar de movimentos reivindicatórios. A orientação é pressionar o governo federal para que a proposta, já aprovada pelo Congresso, não seja sancionada.

Se entrar em vigor, a medida defendida por representantes de cabos e soldados resultaria na reintegração de pelo menos 300 PMs e bombeiros expulsos de suas corporações desde 1997, além de riscar das fichas funcionais dos envolvidos eventuais prisões e punições administrativas. Também eliminaria a condenação por crimes previstos no Código Penal Militar, como insubordinação e agressão, cometidos durante as mobilizações trabalhistas.

O projeto de lei beneficia policiais do Distrito Federal e de oito Estados: Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará e Santa Catarina. O Rio Grande do Sul não faz parte da lista porque os poucos castigos aplicados devido a uma mobilização ocorrida em 1997 foram solucionados ainda na época.

O militar gaúcho coordena a frente antianistia por ser o presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares e se dizer preocupado com o impacto nacional da medida. Trindade argumenta que a concessão da anistia aos policiais que participaram de paralisações ou manifestações por melhores salários e condições de trabalho compromete os princípios de “hierarquia e disciplina” de todas as instituições estaduais do país e abre um precedente temeroso.

– Esse projeto é um coice no ordenamento jurídico. Se alguém se sentiu injustiçado, tinha uma série de recursos à disposição. O que não dá é para passar uma régua geral, valendo para todo mundo – critica o comandante.

Líder de soldados e cabos diz que projeto repara injustiças

Trindade encaminhou ofícios ao Ministério da Justiça e à Presidência da República defendendo o veto ao projeto de lei 3.777/08. Também enviou um documento para os comandantes militares dos demais Estados, pedindo que os colegas pressionem o governo federal. No texto, o coronel diz que a aprovação da lei “pode incentivar movimentos de anarquia e de sublevação da ordem dentro das corporações militares”:

– São 27 comandantes de polícia, e 23 de bombeiros. Todos estão se mobilizando. Se o projeto for sancionado, vamos entrar com uma ação de inconstitucionalidade – anuncia.

O presidente da Associação Nacional das Entidades de Classe de Cabos e Soldados das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil, o também gaúcho Leonel Lucas, sustenta que a anistia é uma bandeira dos praças há vários anos e visa a reparar o que consideram injustiças:

– Estes policiais estavam na luta para melhorar salários e o bem-estar de suas famílias. Não foram punidos por furto ou por roubo, mas por participarem de manifestações.

Os efeitos práticos da medida
- Elimina o registro de punições, como prisões, aplicadas a cerca de 3 mil policiais militares de oito Estados e do Distrito Federal desde 1997
- Outros castigos aplicados à época também deixam de constar das fichas funcionais, e condenações por crimes previstos pelo Código Penal Militar são anuladas
- Permite o reingresso de mais de 300 policiais, expulsos por participarem de movimentos reivindicatórios
- Permite ações, por parte dos policiais castigados, pedindo reparação por eventuais prejuízos decorrentes da punição, como salários que deixaram de receber e promoções não recebidas

FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

LULA, ENTRA NA LISTA DOS LÍDERES DA DÉCADA


Depois de eleito a personalidade do ano 2009 pelo Le Monde da França, agora foi a vez do Jornal Britânico Financial Times incluir o Presidente Lula na lista dos 50 mais importantes do mundo na última década. Dentre as qualidades do Governante Brasileiro, são citadas a imensa capacidade política e o charme. Segundo o jornal, o país sob o comando de Lula finalmente demonstrou seu enorme potencial a ponto do FMI indicar que o Brasil estará dentro das 5 maiores economias do mundo até 2020.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vereadora do PT da cidade de Rafael Fernandes é exemplo



A Vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Lívia Sonalle, se pronunciou hoje na rádio Nativa FM. Inicialmente, Lívia fez considerações sobre a pouca produtividade dos trabalhos na Câmara Municipal, devido a falta de entendimento entre a maioria dos  Vereadores, “  foi um ano de muitas dificuldades  e  conflitos”, enfatizou  a Vereadora. Mesmo assim, ela citou todas as solicitações feitas através de requerimentos, desde pagamentos de direitos trabalhistas dos servidores públicos municipais, reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salários á pavimentação de ruas. Com o propósito de desenvolver um mandato participativo, democrático e popular, articulado aos diversos segmentos da sociedade, a Vereadora do PT, falou da sua disponibilidade em trabalhar junto as associações do município, se colocando a disposição das mesmas para buscar projetos e alternativas, mediante a necessidade de cada uma, assim como da sua  parceria junto ao SINDISERPRAN ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de R. Fdes. e Água Nova), na promoção de eventos como o 1º Seminário para as mulheres, que tratou da Lei Maria da Penha e  o Seminário sobre as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública. Representando o Legislativo, a Vereadora constitui o conselho do FUMAC, Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Conselho Municipal de Saúde e Comissão de Estudo e reformulação do Plano de Cargos dos Professores, comissão esta, resultante de uma audiência Pública solicitada por ela mesma. E paralelo aos trabalhos legislativos e ultrapassando os limites das paredes da Casa Legislativa, Lívia foi buscar junto ao Partido dos Trabalhadores do Estado, melhorias para o seu município, e conseguiu  com a Deputada federal  Fátima Bezerra, através de Emendas Parlamentares uma Verba no valor de100.000,00( cem mil reais), para reforma e modernização da  única quadra de Esportes que está em estado de abandono, a implantação do PELC ( Programa de Esporte e Lazer da Cidade) e no final deste ano, conseguiu  um micro ônibus  escolar para o transporte de alunos do seu município. O Programa  de Alfabetização de Jovens e adultos  MOVA – Brasil,  tem todo  o apoio   e incentivo da vereadora,  assim como  a construção  e inscrição de  projetos  em editais para o desenvolvimento da cultura , que este ano teve dois projetos contemplados. Assim, a vereadora concluiu sua fala, fazendo boas projeções para o ano de 2010, prometendo continuar sua luta junto ao PT local, por  ações   que promovam  cada vez mais o desenvolvimento de sua querida Rafael Fernandes.

Concurso para Sargento Especialista PM/RN

Todos os soldados e cabos deverão se deslocar ao Quartel do Comando Geral da PMRN, com uma declaração do comandante da sua unidade, autorizando a participar do concurso, e o comprovante da conclusão do seu curso de formação (publicado em BG). È necessário está no Bom Comportamento e no mínimo 2 (dois) anos de rua. Todos esses requisitos deverão está no parecer do comandante de sua unidade.


Foi publicado o edital no BG 240, sendo que está disponível na internet até o BG 231.

Sargento – 6 vagas.

Cabo – 8 vagas.

Estava presente na Assembleia Legislativa quando foi informado ao Cabo Jeoás a situação, na mesma hora o Cabo Jeoás manteve contato com o CMT Geral, onde foi solicitado prorrogação da inscrição.

Entendo como um desrespeito ao policial que se encontra no interior do estado a realização deste concurso sem há mínima divulgação, pois neste momento em que você está lendo tem um policial que não está sabendo o que está acontecendo.


No meu ponto de vista, a Administração da polícia militar ao realizar inscrições para esse concurso interno, e não divulgou nos meios de comunicação existente, está descumprindo o princípio da publicidade.



BOLSA FORMAÇÃO SÓ SERÁ PAGA EM JANEIRO DE 2010.

O pagamento do Bolsa Formação aos trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública referente ao mês de dezembro de 2009, só estará disponível na primeira semana de janeiro, devido ao atraso na votação do crédito suplementar solicitado pelo Ministério da Justiça em agosto. A Câmara aprovou o orçamento para 2010, normalizando assim, o pagamento da bolsa formação durante o ano de 2010.

Governadora convoca 837 novos professores para rede estadual de ensino


ACESSE AQUI A RELAÇÃO DOS CONVOCADOS:
www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/govrn/arquivos/pdf/nomeacao_de_professores.pdf

A governadora Wilma de Faria convoca mais 837 professores para 134 municípios do Estado. A nomeação que será publicada no Diário Oficial de amanhã (29) abrange a todas as 14 disciplinas do Ensino Médio. Os professores convocados foram aprovados em concurso, e chamados por ordem de classificação, realizado em novembro de 2005 e prorrogado por mais dois anos.

Com esses novos convocados, o Governo do Estado já terá incorporado mais de 3.500 novos professores do concurso de 2005, que tinha como meta inicial 2.000 vagas.

Esses 837 novos professores que passam a integrar o quadro de educadores do Estado servem para amenizar sensivelmente o déficit existente em algumas disciplinas do Ensino Médio. "Em Natal, esse déficit será zerado em termos de Ensino Médio", explica a Governadora Wilma de Faria

A convocação atende as mais diferentes regiões do Estado. São 310 novos professores para a Dired sediada em Natal 56 para a de Parnamirim 18 para a de São Paulo do Potengi 21 para a de Ceará-Mirim 08 para João Câmara 16 para Assu 16 para a de Macau 16 para Angicos 39 para a de Nova Cruz 20 para Santa Cruz 37 para a de Currais Novos 41 para Caicó 70 para a de Mossoró 82 para Pau dos Ferros 51 para Apodi e 34 para a Dired de Umarizal.

Os novos nomeados devem comparecer a sede de sua Dired entre os dias 7 de janeiro a 12 de fevereiro e a avaliação médica será feita pela Comissão Permanente localizada na sede da Emater.

Deste concurso, já haviam sido nomeados pela governadora mais 2.665 professores para todo o Rio Grande do Norte.

PROMOÇÕES VERTICAIS E HORIZONTAIS – A governadora Wilma de Faria também fez este ano, e pagou, a promoção de nível de 8.237 professores do Ensino Fundamental e de Nível Médio. Essa promoção vertical representou um incremento na folha de pagamento da ordem de R$ 891.671,41 por mês.

No próximo mês, Wilma de Faria fará a promoção horizontal – avançando uma letra para todos os professores ativos do quadro do Estado. Isso equivale a um aumento real de 5% no vencimento básico dos educadores – beneficiando a 17.226 educadores, e representando incremento de R$ 1.048.060,76 por mês na folha de pagamento.

A governadora garantiu também já em agosto deste ano, a antecipação de um terço do piso salarial profissional nacional do magistério, que estava previsto para janeiro de 2010. Essa antecipação representou um acréscimo de R$ 779.837,62 por mês na folha. Os outros dois terços já estavam sendo pagos desde janeiro de 2009.

VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR – A valorização do Educador tem sido uma política concreta de governo. Quando a governadora Wilma de Faria assumiu o governo em janeiro de 2003, a folha de pessoal da Educação era de R$ 19 milhões por mês, hoje essa soma chega a 55 milhões de reais – representando quase 200% de aumento.

"Temos feito um esforço muito grande para corrigir problemas de falta de estrutura e de pessoal, além de corrigir as distorções salariais dos professores – implantamos o Plano de Cargos, Carreira e Salário, que era uma reivindicação de mais de 20 anos. E tudo isso com um só objetivo: garantir uma educação pública de boa qualidade", frisou a Governadora.


domingo, 27 de dezembro de 2009

MENSAGEM DO MOVA- BRASIL




QUE NOSSAS LUTAS POR UM MUNDO MAIS JUSTO SE TORNEM CADA VEZ MAIS FORTES, A PARTIR DAS SEMENTES PLANTADAS NO CORAÇÃO DE CADA UM QUE FAZ O O MOVA-BRASIL, UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO, IGUALDADE E UNIÃO.

Bolsa Formação será paga a partir de amanhã

Após a aprovação da PL 91 no Congresso Nacional, a bolsa formação dos profissionais de segurança pública, finalmente começará a ser paga amanhã nas agências da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Parabéns a todos os profissionais da Segurança Pública por mais um passo para a grande conquista, que será a de serem reconhecidos como Trabalhadores e Trabalhadoras, e que são seres humanos.