sábado, 3 de outubro de 2009

Temperatura na cidade de Pau dos Ferros/RN, vai superar os 35 graus

Os norte-rio-grandenses já podem preparar as roupas mais frias que tiver para usá-las nos próximos meses. A estação da Primavera começou e a previsão é de que seja uma estação quente, seca e abafada.


As características mais expressivas dessa estação são a redução das chuvas e o aumento da temperatura. A Primavera é a estação mais seca do Estado, cujas chuvas médias acumuladas no período nas diversas regiões do Estado são as seguintes:

Oeste, 9,5mm; Central, 8,5mm; Agreste, 11,6mm; e Leste, 29,6mm, de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

A Emparn informou que, neste ano, a presença do fenômeno "El Nino" (Oceano Pacífico), associado ao aquecimento da água do oceano Atlântico, fará que a estação da Primavera apresente um comportamento diferente do normal não na questão pluviométrica, mas na temperatura e na umidade relativa do ar.

A influência do "El Nino" provoca a formação de um centro de alta pressão sobre o Nordeste ou uma massa de ar quente, dificultando a circulação natural do ar (vento).

Com as águas mais quentes ao longo do litoral nordestino, o oceano Atlântico vai liberar mais umidade devido à evaporação das suas águas, provocando aumento da umidade relativa do ar principalmente ao longo da faixa litorânea. Com a associação desses fatores, haverá uma Primavera mais quente e mais abafada do que o normal.

A temperatura para a capital apresentará valores máximos em torno de 30°C a 31°C (1°C a 2°C acima da média). A temperatura média que para a estação oscila entre 26°C e 27°C deverá oscilar entre 26°C e 28°C. A mínima oscilará entre 24°C e 25°C.

No interior, os efeitos do El Niño também surtirão efeitos na temperatura, que poderá apresentar valores em torno do 34°C a 35°C em cidades com Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, dentre outras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário.